Duvida: Controlador Aquecimento Central -

Bom dia,

Faz uns tempos que iniciei o meu projecto HA ca em casa, mas queria adicionar a Caldeira a Pelets ao HA.

A questão é, não sei que tipo de controlador lhe posso por, e gostava de saber se alguém tem um projecto similar.

Espero ter criado o tópico com a TAG certa.

Neste momento tenho apenas a resistência controlada por um TP-Link HS110.

Ideia futura era :

  • Sensores de temperatura nos 2 andares
  • Adicionar um novo sensor de temperatura no deposito da agua.
  • Controlador na caldeira a Pelets. [Domusa Bioclass HM 25]

A minha questão neste momento nem é de configuração, isso na altura la chegarei, mas sim a escolha de sensores e ou controladores.

Abraço .

Olá Ricardo,

Como controlas esse sistema neste momento? Tens algum comando à distância? Se for IR podes usar um IR blaster para emitir os comandos que queres. Como se estivesses a pressionar os botões.

Em relação à temperatura tens uns sensores zigbee da xiaomi sem fios mas precisas de um hub para isso. E pode não alcançar a todos os sensores. Podes também é colocar um ESP com um sensor de temperatura/humidade DHT22. Tens é de ter alimentação. Depois o ESP no futuro pode ser usado para outros sensores como presença por exemplo.

Neste momento e desde sempre, a maquina tem uma programação e mantém essa programação, tenho sensores em todos os radiadores que ao chegar a X temp fecham ou abrem o circuito.

Queria começar por controlar remotamente a caldeira.

Existe um produto deles que supostamente faz isso, mas nao consigo saber informações se da para extrair informação ou controlar via HA.

Sei que existem outros controladores, mas nao csg perceber quais nem que marcas.

Quando falo com instaladores sobre isto é como falar com uma parede, acho que sabem menos que nos.

Abraço

Podes tentar perceber que marcas existem e ver se alguma tem integração directa com o HA.

Senão terá de ser DIY se for possível. Mas não conheço essa marca.

No manual de instalação tem este diagrama:

Aqui fala em caldeiras analógicas e digitais. Se a tua for analógica o que esse receiver faz é controlar a caldeira on/off. Isso fazes também com um relé (shelly 1) por exemplo.

Se for digital é mais complicado.

Normalmente as caldeiras tem contactos secos para termostatos.
Tens de arranjar o esquema eléctrico da caldeira para vermos isso.
Eu tenho um shelly 1 na minha caldeira (gás) e nunca houve problema.

Boas, na minha caldeira também Domusa HM 25 queria por um shelly 1 e uma sonda de temperatura para poder controlar o on/off sempre que o AQS atingue ou não certa temperatura.
Posso ligar o shelly 1 ao contacto J7 - 20/19 RT, que segundo a domusa e um contacto seco, quando fechado a caldeira liga e quando aberto para.
E uso o L e N para alimentar o Shelly? Tenho de configurar alguma coisa no Shelly para contacto seco?
Obrigado

Esclarece uma coisa… Tu queres controlar remotamente o aquecimento da casa certo ??

Então pelos documentos da tua caldeira que encontrei, tens de usar o TA1 (J6), é nesses 2 bornes que ligas o contacto seco do shelly (ou outro device), esse contacto liga e desliga o aquecimento.

O meu conselho é, mete um shelly no TA1 (ou outro device que tenha contacto seco) e mete sensor de temperatura na casa, e crias um generic thermostat no HA, o termostato vai operar na caldeira para regular a temperatura da casa… Se quiseres podes até ter vários sensores de temperatura pela casa e criar um sensor que é a média deles todos, mas isso já depende do que queres.

Tbm tenho uma caldeira a pellets com 1 shelly 1 e funciona bem.
As ligações são como o Jorge disse, o shelly deve ser ligado na entrada para o thermostat…

Ok, obrigado. Não era bem isso que queria, mas já resolvi. O que queria era desligar a caldeira na totalidade, principalmente no verão, porque a minha caldeira também faz AQS e tenho Solar, então consoante o meu termoacumulador tiver agua quente ou não ligo a caldeira. Nesse TA já tenho um termostato com programação.
Mesmo assim muito obrigado pelo tempo despendido.
Abraço
Pedro

Eu passei por isso e consegui controlar a caldeira “simulando” os botões físicos da caldeira. No meu caso só me falta conseguir “ler” o que está no ecrã. Sei que essa informação é passada via RS232 e pela fita para o display de controlo, mas não tenho conhecimentos para fazer a eng. reversa e conseguir essa informação.

Partilhei o projecto completo no concurso. Dá uma vista de olhos, pode ser que ajude em algo…

Boas pessoal é um bocado fora de contexto mas estou mesmo desesperado.
Podem me dizer as ligações do alimentador externo ?

Estou a tentar ligar,
MAs falta o fio preto e estou com o erro 45 penso que esteja relacionado.

Neste
Momento estou a ter o erro 45 penso que esteja relacionado

Boa noite.

Espero que já tenhas resolvido o problema. Eu tenho uma caldeira igual e tenho um termoestato ambiente ligado ao ta1.

Também gostaria de conseguir desligar a caldeira por completo remotamente, mas pelo que já li em fóruns espanhóis, só mesmo ligando o acessório lago ot+ na respetiva porta, pelo que entendi funciona com uma linguagem própria OT… caso tenhas conseguido, se possível partilha.

Um pouco off tópic … ando um pouco “desesperado” com a minha caldeira e gostava de uma partilha de experiências . A minha casa tem cerca de 120m2, janelas e porta novas de boa classe energética, sótão isolado e paredes duplas com uma caixa de ar bem larga mas sem isolamento, resumindo está minimamente isolada… estou em bragança que é uma zona fria, mas mesmo em dias menos frios… de 5 a 15/17 graus, facilmente a caldeira me gasta 3 sacos de Pellets/dia o que me parece um absurdo… quem tem está caldeira ( Domusa bioclase ng ou hm 25) qual o vosso consumos? Aplicaram algum sistema de domotica para baixar consumos?

Obrigado

Boas,

Efetivamente eu não avancei com nada de automatização na caldeira, apenas tenho uma smartplug com horário e a maquina quando arranca trabalha em blocos de 5H. (0:00-5:00).

A mina casa tem uma area util de 180m2 e um deposito dá para 1 semana a passar, sendo que ao fim de semana a maquina está ligada o dobro do tempo ou até mais.

A única coisa que tenho é nos radiadores isto. https://www.sanitop.pt/kit-termorregulação-ivar-com-cabeça-termostática

Irei voltar a este tema, mas tenho outros temas mais urgentes para resolver antes deste.

Eu tenho uma Ecoforest de 29kw, para cerca de 240m2, 2 pisos (r/c bem isolado o 1º andar ainda não), sotão sem isolamento e telhado com estrutura de madeira, … Moro na Covilhã e nos dias mais frios (com temperaturas negativas durante a noite) e fim de semana com caldeira ligada desde as 6:00 até as 23h gasto no máximo 4 sacos. O normal em dias frios são 3 sacos e durante a semana em dias frios 2 sacos.

Tens que verificar as afinações da máquina. Não conheço o equipamento nem a instalação, mas para que temperatura da água está regulada, ela é atingida com facilidade, passando para um nível mínimo só para manter? Como é feita a gestão da temperatura ambiente dentro de casa? Sonda ligada à caldeira ou torneiras termostáticas? No caso da Ecoforest até há valores de referência para a depressão do ar na entrada, para regulação do extrator, para compensar a maior ou menor tiragem da chaminé, pois até isso interfere e muito no consumo.

1 Curtiu

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade