Duvida: Controlador Aquecimento Central -

Bom dia,

Faz uns tempos que iniciei o meu projecto HA ca em casa, mas queria adicionar a Caldeira a Pelets ao HA.

A questão é, não sei que tipo de controlador lhe posso por, e gostava de saber se alguém tem um projecto similar.

Espero ter criado o tópico com a TAG certa.

Neste momento tenho apenas a resistência controlada por um TP-Link HS110.

Ideia futura era :

• Sensores de temperatura nos 2 andares
  • Adicionar um novo sensor de temperatura no deposito da agua.
  • Controlador na caldeira a Pelets. [Domusa Bioclass HM 25]

A minha questão neste momento nem é de configuração, isso na altura la chegarei, mas sim a escolha de sensores e ou controladores.

Abraço .

Olá Ricardo,

Como controlas esse sistema neste momento? Tens algum comando à distância? Se for IR podes usar um IR blaster para emitir os comandos que queres. Como se estivesses a pressionar os botões.

Em relação à temperatura tens uns sensores zigbee da xiaomi sem fios mas precisas de um hub para isso. E pode não alcançar a todos os sensores. Podes também é colocar um ESP com um sensor de temperatura/humidade DHT22. Tens é de ter alimentação. Depois o ESP no futuro pode ser usado para outros sensores como presença por exemplo.

Neste momento e desde sempre, a maquina tem uma programação e mantém essa programação, tenho sensores em todos os radiadores que ao chegar a X temp fecham ou abrem o circuito.

Queria começar por controlar remotamente a caldeira.

Existe um produto deles que supostamente faz isso, mas nao consigo saber informações se da para extrair informação ou controlar via HA.

Sei que existem outros controladores, mas nao csg perceber quais nem que marcas.

Quando falo com instaladores sobre isto é como falar com uma parede, acho que sabem menos que nos.

Abraço

Podes tentar perceber que marcas existem e ver se alguma tem integração directa com o HA.

Senão terá de ser DIY se for possível. Mas não conheço essa marca.

No manual de instalação tem este diagrama:

Aqui fala em caldeiras analógicas e digitais. Se a tua for analógica o que esse receiver faz é controlar a caldeira on/off. Isso fazes também com um relé (shelly 1) por exemplo.

Se for digital é mais complicado.

Normalmente as caldeiras tem contactos secos para termostatos.
Tens de arranjar o esquema eléctrico da caldeira para vermos isso.
Eu tenho um shelly 1 na minha caldeira (gás) e nunca houve problema.

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt

FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade