@Luis_Andrade realmente esta parece ser uma ótima idéia.
Só vejo alguns problemas para nós que estamos no Brasil. Estamos sofrendo com um câmbio extremamente desvalorizado, o que se torna um pouco desagradável para comprar um NUC que com uma configuração mediana (i3, 4gb RAM e SSD de 120gb) acaba saindo uns US$ 400,00 ou R$ 1.700,00.
Outro ponto seria o Sistema operacional. Não seria interessante colocar um Windows mesmo? Pelo menos podemos usar para Media Server entre outras coisas. Aí já se vão mais uns US$ 150,00 ou R$ 700,00 de uma licença.
A solução do Raspberry PI 3+ com um cartão custa uns US$ 80,00 ou R$ 320,00.
OBS: Eu realmente não consegui compreender o que houve com o meu HA. Ele simplesmente deixou de funcionar, e tive que reinstalar tudo. Até comprei uma case com cooler e dissaoadores para evitar aquecimento e ter uma melhora na performance.
Tudo isso realmente não seriam problemas impeditivos, somente desagradáveis pelo desencaixe financeiro para aquisição de todos os equipamentos.
Por final, eu vi poucos tutoriais explicando como realmente funciona em VM. Só vi que é bem mais rápido e muito mais fácil de recuperar caso de algum erro na programação.
Abraços,