Dispositivos MQTT perderam conexão

Todos os meus dispositivos MQTT perderam conexão. Aparentemente sem nenhum motivo e sem reinicialização do Hassio. Eles simplesmente deixaram de funcionar e o log dos interruptores é este:

19:47:28 MQT: Attempting connection...
19:47:35 MQT: Connect failed to 192.168.0.175:1883, rc -2. Retry in 10 sec
19:47:45 MQT: Attempting connection...
19:48:06 MQT: Connect failed to 192.168.0.175:1883, rc -4. Retry in 10 sec
19:48:17 MQT: Attempting connection...

Não tenho ideia, pois não mexi em nada e a instalação do Hassio é nova (formatei ontem) e estava tudo funcionando.

Já reiniciei os routers (TP Link Deco) e os Sonoffs e nada. Desinstalei o Mosquitto e reinstalei e não voltou. Nenhum dispositivo com MQTT está funcionando.

Minha última opção é formatar novamente amanhã.

Abraços,

provavelmente será um problema de autenticação (user e pass) - qual a configuração do broker? e os logs dele?

{
  "logins": [
    {
      "username": "XXX",
      "password": "XXX"
    }
  ],
  "anonymous": false,
  "quiet_logs": true,
  "customize": {
    "active": false,
    "folder": "mosquitto"
  },
  "certfile": "fullchain.pem",
  "keyfile": "privkey.pem"
}
di1558567581: New client connected from 192.168.0.139 as office_lamp (c1, k15, u'guga').
[INFO] found guga on local database
1558567585: Client office_light already connected, closing old connection.
1558567585: Socket error on client office_light, disconnecting.
1558567585: New client connected from 192.168.0.138 as office_light (c1, k15, u'guga').
[INFO] found guga on local database
1558567589: Client RF_Bridge already connected, closing old connection.
1558567589: Socket error on client RF_Bridge, disconnecting.
1558567589: New client connected from 192.168.0.127 as RF_Bridge (c1, k15, u'guga').
[INFO] found guga on local database
1558567594: Client living_room already connected, closing old connection.
1558567594: Socket error on client living_room, disconnecting.
1558567594: New client connected from 192.168.0.125 as living_room (c1, k10, u'guga')

Eu actualmente sinto algo parecido, os meus equipamentos MQTT deixam de responder aos comandos, mas indo ao equipamento actualizando as informações MQTT voltam a funcionar (não é preciso alterar nada, basta guardar) estranho que isso acontece, do nada, ou depois de um reboot ao sistema, ou qualquer panca que lhe da… :frowning: Como estou em um processo de transição de sistema, não estou muito preocupado, deixo o meu feedback porque também me acontece algo parecido

@guga_carvalho @zozito
Qual é a versão do core do Tasmota que estão a usar?

Uso Onofre de momento tem o update na última versão disponível no Git do Bruno. Fiz o update a todos a pensar que poderia ser por estar desatualizado

Algum motivo para ser o Onofre e não o Tasmota?

@j_assuncao, eu estou utilizando a última versão de firmware do Tasmota. Mas o que me assusta é que eu não havia mexido em nada.

Mas tomei uma decisão radical. Formatei novamente o HA, apesar de ter feito isso anteontem.

Depois de instalado, somente fiz o upload dos arquivos yaml que eu tinha salvo, pastas www e packages, e depois copiei e colei o lovelace dentro do editor do HA. Voilà… Tudo voltou a funcionar perfeitamente!!! :grinning::grinning::grinning:

Até as minhas câmeras que não estavam funcionando, simplesmente voltaram a funcionar. Sem eu ter mexido em uma vírgula da programação original.

Vai entender isso!!! Anteontem eu havia formato e as câmeras não funcionavam. Ontem formatei e voltou!!! Tem coisas que esse HA deixa a gente maluco e sem entender nada!!!

O importante é que está tudo funcionando novamente!

Abraços.

1 Curtiu

Nenhum motivo especial, apenas tem funcionado bem com a excepção de umas semanas para cá

Qual é o equipamento onde tens instalado o HA?

@Luis_Andrade está em um Raspberry PI 3+.

Pois… temos tido vários relatos de comportamentos “anormais” com o rasperry, principalmente com cartões sd e até com SSDs. Aparentemente, podes ter ficado com algum ficheiro corrompido, o que é muito comum no raspberry e cartões sd.

O que o parte do pessoal está a fazer é mudar para um NUC económico (até 10w consumo) e instalar o Proxmox para ter o HA virtualizado. A velocidade e segurança é substancialmente superior em proporção ao investimento. No caso de alguma avaria no equipamento podes levantar o HA em outro hardware, simplesmente importando a VM. Muito simples e prático… principalmente os snapshots e rollback que demoram poucos segundos, caso algo corra mal.

@Luis_Andrade realmente esta parece ser uma ótima idéia.

Só vejo alguns problemas para nós que estamos no Brasil. Estamos sofrendo com um câmbio extremamente desvalorizado, o que se torna um pouco desagradável para comprar um NUC que com uma configuração mediana (i3, 4gb RAM e SSD de 120gb) acaba saindo uns US$ 400,00 ou R$ 1.700,00.

Outro ponto seria o Sistema operacional. Não seria interessante colocar um Windows mesmo? Pelo menos podemos usar para Media Server entre outras coisas. Aí já se vão mais uns US$ 150,00 ou R$ 700,00 de uma licença.

A solução do Raspberry PI 3+ com um cartão custa uns US$ 80,00 ou R$ 320,00.

OBS: Eu realmente não consegui compreender o que houve com o meu HA. Ele simplesmente deixou de funcionar, e tive que reinstalar tudo. Até comprei uma case com cooler e dissaoadores para evitar aquecimento e ter uma melhora na performance.

Tudo isso realmente não seriam problemas impeditivos, somente desagradáveis pelo desencaixe financeiro para aquisição de todos os equipamentos.

Por final, eu vi poucos tutoriais explicando como realmente funciona em VM. Só vi que é bem mais rápido e muito mais fácil de recuperar caso de algum erro na programação.

Abraços,

O ideal seria comprar um com celeron, uma vez que consome muito menos, e é uma máquina que funciona 24/7… Aí seria mais barato…
Quanto ao SO, o proxmox é um sistema de virtualização, ou seja, depois podes instalar em VMs o que quiseres, incluindo Windows.
Quanto a Media Server… Windows para quê?! Tens OMV, por exemplo…

guga, invés do NUC podes usar um portátil velho que tenhas em casa. Vai consumir um pouco mais de energia, sim vai, mas pelo menos não tens uma escrita constante em um cartão de memória que me parece mais “frágil” que uma VM

Em Portugal tens um NUC novo com um celeron n4000 8-16G RAM e 120-250G disco (que é o suficiente, se não tiveres muitas câmeras a gravar) entre os 150-200€, havendo equipamentos idênticos no mercado dos usados por metade do valor. Contudo, como já foi dito podes utilizar um pc antigo (desde que o cpu tenha capacidade de virtualização). A vantagem do NUC é ser pequeno e com consumos energéticos muito baixos (~10w) que é o ideal para um equipamento a funcionar 24/7.

O sistema operativo é o proxmox que é gratuito e open source. Em licenças não gastas dinheiro :wink:

Voltando ao tópico, porém vou considerar seriamente migrar para um computador. Seja desktop, notebook ou NUC.

Inacreditável!!! Meu HA perdeu novamente todas as conexões de MQTT sozinho. Sem ninguém mexer em nada.

Percebi que ele começou a esquentar agora há uns 30 minutos atrás e já não estava funcionando as lâmpadas e switches. Desliguei ele da energia, esperei uns 3 ou 4 minutos e religuei.

Todas as entidades estão indisponíveis. Já não sei mais o que posso fazer e nem se posso confiar nesse PI.

O pior é que os interruptores de luz com Tasmota ficam estranhamente lentos quando não estão conectados, e isso é péssimo porque você encosta o dedo neles para ligar e não ligam. Você precisa tentar umas 2, 3 vezes até ele aceitar o comando.

Não sei o que eu faço agora. O que acham de trocar o cartão de memória? Será que pode ser algo relacionado à ele?

Abraços,

Os Interruptores com tasmota ficam lentos porque estão a tentar ligar-se ao broker mqtt… Podes resolver temporariamente desligando o mqtt pela consola do tasmota - setoption3 0

@Maddoctor estou pensando em colocar o meu HA em um notebook mais antigo que eu tenho, e que está rodando win 10. É um core 2 duo com 4gb de RAM e 512 de HD. Eventualmente estou pensando em trocar o HD por um SSD.

Porém não tenho idéia por onde começar. O que eu rodaria no win 10? O Virtual Box ou qual outro?

Estou com tudo parado aqui. É uma porcaria!!!

Abraços,

Primeiro deves confirmar se o cpu suporta virtualização e pode ser ativada na bios. Depois, podes instalar o proxmox (será o SO para correr VMs) com uma pen usb (com a ISO que está no site do proxmox para download) . Por fim, instalar o hass.io com um script… ou, uma vm com debian e o script do hass.io.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade