Dispositivo barato para controlar qualquer equipamento por Infra-Vermelhos

Para tornar o broad link ainda mais util recomenda-se:

https://github.com/vpnmaster/homeassistant-custom-components

1 Curtiu

Obrigado @dgomes já me tinha lembrado mas entretanto esqueceu me de colocar o link :wink: contente de te ver por aqui.

Um duvida, é preciso esse aparelho estar de frente mesmo ao ar condicionado por exemplo?

Parece me poreiro para o meu caso que tenho 3 ar condicionado da samsung e queria pôr a funcionar no HA.

Outra duvida, funciona directamente no HA e não pela cloud da broadlink?

Este aparelho é para todos efeitos um controlo remoto por infra-vermelhos (como o controlo remote que vem com o AC)

Os infra-vermelhos reflectem nas paredes brancas, e como tal é possivel que funcione mesmo que não tenha linha de vista.

1 Curtiu

Aproveitando…o tópico.
tenho o Broadlink RM mini 3 funcionando perfeitamente.
consigo receber os códigos de IR e consigo reproduzir os mesmo via HA.

Mas eu não sei como configurar os botões.
por exemplo, o código referente ao volume, eu tenho como deixar como uma “barra slide” e não como um botão? todos os meus dispositivos, aparecem como um raio, um raio cortado para o dispositivo desligado e um raio normal para dispositivo ligado.

mais uma coisa…eu tenho como saber o real estado dos dispositivos?
por exemplo, se eu ligar a TV via controle remoto físico, o HA me mostrar o dispositivo como ligado e vice-versa?

Em relação às segunda parte da pergunta a resposta é não. Os infravermelhos são uma.tecnologia unidirecional e por isso só consegues enviar comandos mas não recebê-los.

1 Curtiu

@Osmar_Tavares_Junior

Que tipo de equipamento falas quando queres controlar o volume com um slider? é uma tv? é uma box?

Em relação ao saber se os dispositivos estão ou não ligados sim há forma de saber , alias há formas mais fáceis que outras, pergunto esses equipamentos são inteligentes aparecem-te no ha como media players?

Um slider pressupõe um valor entre 0 e 100% por exemplo e so consegues enviar 3 comandos para o som: mais alto, mais baixo ou tirar som. Se arrastares o slider para os 60% que comando o IR vai enviar?

J_assuncao
gostaria de controlar o volume da televisão, por exemplo.
onde, se eu arrastar o slider para a direita eu aumento o som, e indo para a esquerda eu diminuo o som.
100% da direita, volume máximo.
100% da esquerda mudo.

RodolfoVieira
Com relação os equipamentos, eu controlo poucos.
2 Tvs
1 ar-condicionado
1 portão automático (RF)

Como media player quero usar em breve o Kodi ou o Plex. Ainda não sei ao certo

a minha maior preocupação em relação ao estado real, é em relação ao portão automático. Sem saber o real estado dele, não sei se ele esta aberto ou fechado.

No HA, que eu saiba, isso é impossível. É preferível criar três botões para essas funções.

@Osmar_Tavares_Junior como o Jorge disse não vais conseguir controlar o som da tua tv com um slider.
Contudo um media_player como o kodi ai sim consegues.

Quanto ao estado real do portão consegues fazer isso facilmente com ajuda de um esp, ou derivado isto se quiseres com fios. sem fios podes usa um sensor rf, ou um sensor da xiaomi

J_assuncao, é aí que esta o problema! como criar esses botões?
existe alguma documentação para isso?

Rodolfo, já pensei em usar realmente um sensor da xiaomi.
acho que vai ser essa a solução!
esse aqui daria conta do recado?

https://pt.aliexpress.com/item/1pcs-New-Original-Xiaomi-Intelligent-Mini-Window-Door-Sensor-Pocket-Size-Smart-Home-Automatic-lights-for/32712851541.html?spm=a2g03.10010108.1000013.11.1cac482cKf7lsc&traffic_analysisId=recommend_2088_6_90158_iswistore&scm=1007.13339.90158.0&pvid=bf747792-3428-4221-bb93-816ebd848aab&tpp=1

Muito obrigado pela ajuda.

Sim dá conta do recado no entanto tens que usar o gateway tambem da xiaomi, vou fazer um video em breve a ajudar a configurar.

1 Curtiu

Bom dia malta,

Eu tenho um da xiaomi ainda que não seja suposto trabalhar à chuva e frio mas que até ver não tem falhado uma única vez…
Já apanhou carradas e carradas de água… Uns ‘‘bons frios’’ e não se negou até agora. Está aprovado.
Compra e testa se te serve no entanto tal como o Rodolfo te disse… gateway da xiaomi.

1 Curtiu

Esses sensores é obrigado o gateway da xiaomi? Nos com o HA ligamos-nos directamente ao gateway ou a cloud da xiaomi?

Obrigado.

Tenho conhecimento que já existe outro device que não é obrigatório o gateway da xiaomi mas também não é barato.

É MUITO barata :slight_smile:

https://www.ebay.com/p/Cc2531-Sniffer-Bare-Board-Protocol-Analyzer-Wireless-Module-USB-Interface-Dongle/733130551?iid=201883069876

(procurem outros vendedores)

depois usar: https://github.com/oskarn97/xiaomi-zb2mqtt

2 Curtiram

Excelente ideia, vou já encomendar :slight_smile:

Duas pequenas questões:

  • Funciona sem qualquer HUB, correto?

  • Há problemas ao colocar 2/3 na mesma rede?

Obrigado


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade