Dispositivo barato para controlar qualquer equipamento por Infra-Vermelhos

@Osmar_Tavares_Junior como o Jorge disse não vais conseguir controlar o som da tua tv com um slider.
Contudo um media_player como o kodi ai sim consegues.

Quanto ao estado real do portão consegues fazer isso facilmente com ajuda de um esp, ou derivado isto se quiseres com fios. sem fios podes usa um sensor rf, ou um sensor da xiaomi

J_assuncao, é aí que esta o problema! como criar esses botões?
existe alguma documentação para isso?

Rodolfo, já pensei em usar realmente um sensor da xiaomi.
acho que vai ser essa a solução!
esse aqui daria conta do recado?

https://pt.aliexpress.com/item/1pcs-New-Original-Xiaomi-Intelligent-Mini-Window-Door-Sensor-Pocket-Size-Smart-Home-Automatic-lights-for/32712851541.html?spm=a2g03.10010108.1000013.11.1cac482cKf7lsc&traffic_analysisId=recommend_2088_6_90158_iswistore&scm=1007.13339.90158.0&pvid=bf747792-3428-4221-bb93-816ebd848aab&tpp=1

Muito obrigado pela ajuda.

Sim dá conta do recado no entanto tens que usar o gateway tambem da xiaomi, vou fazer um video em breve a ajudar a configurar.

1 Curtiu

Bom dia malta,

Eu tenho um da xiaomi ainda que não seja suposto trabalhar à chuva e frio mas que até ver não tem falhado uma única vez…
Já apanhou carradas e carradas de água… Uns ‘‘bons frios’’ e não se negou até agora. Está aprovado.
Compra e testa se te serve no entanto tal como o Rodolfo te disse… gateway da xiaomi.

1 Curtiu

Esses sensores é obrigado o gateway da xiaomi? Nos com o HA ligamos-nos directamente ao gateway ou a cloud da xiaomi?

Obrigado.

Tenho conhecimento que já existe outro device que não é obrigatório o gateway da xiaomi mas também não é barato.

É MUITO barata :slight_smile:

https://www.ebay.com/p/Cc2531-Sniffer-Bare-Board-Protocol-Analyzer-Wireless-Module-USB-Interface-Dongle/733130551?iid=201883069876

(procurem outros vendedores)

depois usar: https://github.com/oskarn97/xiaomi-zb2mqtt

2 Curtiram

Excelente ideia, vou já encomendar :slight_smile:

Duas pequenas questões:

• Funciona sem qualquer HUB, correto?

• Há problemas ao colocar 2/3 na mesma rede?

Obrigado

Opa!
aí eu to vendo vantagem!

Já to encomendando o meu no aliexpress…o problema é a demora pra chegar!
muito obrigado pela dica!

Aproveitando o espaço para tirar mais algumas dúvidas.

Vou ter que flashear o Sniffer CC2531 com o novo firmware para fazer ele parear com os sensores da Xiaomi.
como faço isso a partir de um Mac? (ou posso usar o proprio HASSIO para isso?)

a outra dúvida, volta para os dispositivos broadlink
vi em alguns foruns, que as versões novas (2017) dos broadlink RM3 Mimi e RM3 Pro Plus não estão conectando com o homebridge alguém confirma isso? se positivo, tem como contornar?

Mais uma vez, muito obrigado pela ajuda de todos!

Esse sniffer tem que estar ligado a um pc? Liga-se com a nossa rede wireless ao sensores ou ele tem que estar a proximidade deles?

O gateway da xiaomi dá muito jeitinho, pelo menos para mim que uso em automações a iluminação rgb e os sons de origem… ainda nem me dediquei a ver como por mais sons e mais jeito dava se aceitasse tts, mas parece que não.

TTS não aceita. Contudo podes gravar vozes tuas.

Parece-me que li em algum lado que só podem ser sons (ficheiros pequenos) e não frases completas…mas tenho de ir pesquisar.

@Pedro_Amorim

• a dongle é o HUB

• só tenho uma… não sei como funcionará

@Osmar_Tavares_Junior

• tens que ter o programador/cabo (mais fácil é pedir a alguem que já o tenha - foi o que fiz)

@ricain

• este “sniffer” não é mais do que uma placa wifi (mas que não é Wifi, mas sim ZigBee) que junto com o software a correr no PC/RPi torna-se num “router” (que em ZigBee chama-se Hub)
1 Curtiu

@dgomes penso que sera melhor abrir um tópico so para falar desse equipamento. Visto que já tens um até podes ajudar a malta depois em caso de dúvidas.

Tens experiência com este CC2531? A questão do emparelhamento é necessária só uma vez? ou cada vez que falta a luz/restart do ha?
Não é muito claro no GIT. (se calhar porque não é um problema)

Sim uso com 2 sensores Aqara (Movimento + Temperatura)

O emparcelamento é só feito 1 vez, podem trocar pilhas, reiniciar tudo sem stress :slight_smile:

Se tiveres tempo, podias escrever um tutorial sobre como instalar e configurar o CC2531 e como emparelhar dispositivos.

Isso parece-me bem. A minha gateway nao liga 50% das vezes que faço reboot ao hassio. Vou mandar vir um desses para experimentar.

Copyright © 2017-. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt

FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade