Tenho de comprar um desumidificador e queria aproveitar e comprar já um que tenha uma integração facil.
Que usam aí por casa?
Obrigado
sinceramente se precisas de climatizar e desumidificar o ideal é comprar um AC.
É essencialmente para secar roupa numa casa de banho e ocasionalmente usar nos quartos.
Tenho boa orientação solar e só climatizo a sala de estar.
Eu IOTizei o meu… Vi um exemplo na net e adaptei para os botões/luzes do meu (https://www.radiopopular.pt/produto/desumidificador-electronia-fgd-1055)
Um ESP, uma placa perfurada, uns optocopladores, umas resistências e feito.
Fica a ideia!
Eu não concordo com a ideia do ar condicionado, para baixar a humidade, nas nossas (ou minhas - imagino que nas ilhas, por exemplo, possa ser diferente) circunstância climatéricas; ou seja humidade alta com temperaturas baixas.
A opção de desumidificador - exclusiva - que alguns ar condicionados têm, parece-me que será mais aplicável em ambientes de temperaturas e humidade altas. Dita opção, aplicada em altura do Inverno, apenas vai introduzir uma baixa de temperatura em prol de diminuir a humidade e que me parece algo contra-intuitivo.
Agora, claro está, se for para estar sempre ligado um ar condicionado num divisão, para manter temperatura amena, imagino que isso também traga alguma redução de humidade; mas se a temperatura já estiver de alguma maneira regularizada e problema em si for só a humidade, o desumidificador é imprescindível. Já para não falar de que nem todas as divisões da casa têm a opção de ter um ar condicionado.
Comprei, recentemente, este: Midea
Já tenho um numa casa de banho, para baixar humidade e secar alguma roupa, em dias de chuva, e queria um novo. No inicio ia comprar a versão Cube, mas como não estava, na altura, disponível optei por esse modelo. E posso dizer que estou muito contente com a prestação. 5*
De notar que a minha casa está a 270m do nível do mar, num planalto; levando correntes do mar e da serra. Em dias normais de Outono e Inverno, o nível de humidade exterior varia entre os 80-100%.
Estou a usar a custom integração da Mídea-LAN.
Apresentação:
Data:
Prestação ON/OFF, em auto a 60%
Consumo diário
climatizar partes da casa é um erro enorme(aquecer só a sala)! desconforto total na casa! onde uma divisão está acolhedor e noutra está frio, isto gera correntes de ar internas e desconforto, alem de outros problemas(bolor, condensação, problemas de saude)
A humidade é relativa á temperatura por uma boa razão… e esses ditos desumidificadores têm limites que o AC consegue superar com grande facilidade(principio de funcionamento bomba de calor com dois permutadores, criando ponto de orvalho)… no final gastas mais nos equipamentos mas ganhas no conforto e possibilidades.
meter desumidificadores na casa de banho também é um erro… a casa de banho deve ser ventilada com ar seco e não desumidificada, no final estás a tirar agua dos sifões e o resto da casa continua por desumidificar, e advinha toda a casa precisa de desumidificação porque existe muitas fontes de humidade nas casas.
Em geral a ventilação/ desumidificação e climatização são um sistema único e deve ser sempre pensado assim, já lá vai os dias em que uma janela aberta resolve os problemas da humidade na casa dos portugueses, no maximo a ventilação resolve o problema do CO2 VOC e outros agentes nocivos do ar, coisa que nenhum desumidificador resolve.
Portugal em parte é litoral, e na opinião de quem vive a 15km da costa e tem sempre 80-100% de humidade em casa(provisória) seja verão ou inverno. pior quando no verão como aconteceu este ano, tens temperaturas amenas com humidade a 100%(chuva), a receita ideal para problemas… e garanto-te que nem é um desumidificador de 200€ que vai resolver isso.
Tudo depende da casa de cada um, eu não climatizo o resto porque as divisões não estão frias (e eu até sou uma pessoa friorenta).
Dando um exemplo hoje estavam 12º na rua e o escritório estava a 24º com 40% de humidade, a sala estava a 19º e 45% de humidade, o quarto que fica ao lado do escritório estava igual 24º com 40%.
Vivo a 7 min a pé da praia e o apartamento tem uns 30 anos e nunca tive bolor ou manchas de humidade
Durmo apenas com uma capa de édredon e não tenho frio, raramente sinto necessidade de ligar o aquecedor.
Na sala sim pois é grande e abre-se a porta muito mais vezes daí arrefecer mais rapido.
Esta casa de banho é usada como lavandaria, os ralos estão tapados e a tampa da sanita para baixo, o principal uso do desumificador é secagem de roupa, não vou enfiar um ar condicionada na casa de banho para secar roupa.
Concordo, em casa da minha sogra meti ar condicionado e no inverno é impensável usar a opção de desumidificar (vive perto de Bragança). Mas a nível de conforto térmico a casa está muito melhor.
Esse parece um modelo interessante dentro do valor que pretendo gastar, o uso que irá ter maioritariamente é secar roupa no inverno. Vivo perto do mar e ao pé de uma serra a a humidade no exterior também é alta mas dentro de casa não tenho problemas
então se queres secar roupa o ideal é a maquina de secar roupa com bomba de calor, alem de secar roupa eliminas grande parte das partículas soltas da roupa e reduzes alergias e o pó na casa (a roupa depois de lavada liberta sempre cotão, que será libertado pela casa). eu tenho uma e o custo energético dela é baixo se não mais baixo que o desumidificador, faço ciclos de secagem a menos de 1kW.
É outra hipótese mas para alem de ter muito pouco espaço para uma e da diferença de preço, o desumificador posso usar em outras divisões caso necessite.
Mas não está fora de questão a maquina de secar.
Obrigado
comprei a minha á 3 anos e não me arrependo. uso 3 a 5 vezes por dia para secar a roupa e toalhas. as toalhas ficam macias e fofas, alem de remover muito cotão da roupa que de outra forma vai andar a ser espalhado pela casa. também elimina e mata tudo o que é bichos, os meus filhos tem alergias a picadas de pulgas e não posso meter a roupa deles lá fora.
a mulher no final só dobra a roupa e fica praticamente pronta a usar, só algumas peças é que tem de ser passadas a ferro.
isto combinado com os paneis fotovoltaicos é praticamente custo zero em electricidade.
foi a primeira maquina que comprei na vida e neste momento posso dizer que já não abdico dela… faz falta.
Os desumificadores da Hisense com wifi funcionam com a integracao Connectlife do HACS.
E qual a sugestão para conseguir isto? O ar exterior muitas das vezes tem ainda mais humidade que o interior…
Eu tenho entradas de ar em todas as divisões ligadas ao exterior via sótão (com possibilidade de as canalizar todas para um local/equipamento) e nas casas de banho e cozinha, tenho extratores independentes, também via sótão.
Sei que se ligar os extratores, consigo baixar a humidade nos WCs, mas para baixar para valores mais aceitáveis, tenho que usar o desumidificador…
entendeste mal o que disse! tens de desumidificar para ter a casa nos valores aceitáveis! não podes é desumidificar zonas húmidas. precisas de criar um circuito de ar (caso tenhas VMC é mais fácil) em que o ar circula dos quartos, salas, escritórios, corredores para cozinha casas de banho, lavandaria. o ar deve ser desumidificado nas zonas dos quartos e salas, e depois a ventilação trata do resto, de levar o ar sem humidade para as zonas húmidas, e a física trata do resto, a humidade vai querer ir para zonas menos húmidas da mesma forma que o calor quer ir para zonas frias, a ventilação garante a recirculação do ar de forma a remover humidade e químicos no ar da casa como VOC, entre outros agentes…
se tens duvidas podes pesquisar sobre o assunto de ventilação e isolamento:
https://www.youtube.com/@ASIRIDesigns
https://www.youtube.com/@HomePerformance
dois youtubers com muito material sobre casas.
a nossa zona do litoral tem sempre muita humidade, as casas andam sempre a volta de 70% a 80% de humidade, a ventilação consegue sempre reduzir para 60 a 70% de humidade, mas o restante só mesmo com desumidificador, o melhor é mesmo do AC.
Obrigado pela explicação. Não tenho VMC, mas nas obras de requalificação que fiz no 1º andar já deixei meio preparado para tal. Por enquanto são só entradas de ar nas divisões e saída com extrator simples nos WCs.
Pena não ter conhecido o “Poço canadense” mais cedo e tinha passado logo um tubo para o sotão e aberto uma vala no exterior… Para quem mora junto à Serra da Estrela, sempre melhorava a temperatura do ar que entra na casa.
Mesmo sem a VMC, tenho que testar ligar os extratores e verificar a variação no humidade. o WC da suite está sempre com muito mais humidade que o resto da casa e tenho por lá um Desumidificador quase ligado o dia todo… pode estar longe de ser a opção ideal!
talvez tenhas uma infiltração no WC da suite, quando tomas banho a parede ou chão absorve a humidade e depois durante a noite ou dia liberta a humidade… é muito comum em casas portuguesas haver infiltrações nas casas de banho, a malta ainda acredita que o azulejo é impermeável e que não é preciso impermeabilizar a casa de banho antes de aplicar o azulejo
essa casa de banho está no lado norte da casa?
A casa de banho está virada a Sul, uma parede para o exterior e foi feita de raiz há 10 anos. Mas, as paredes não foram impermeabilizadas antes de levar os azulejos, no entanto nas paredes opostas não há marcas de humidade.
Posso um dia testar impermeabilizar as paredes da base de duche a ver se melhora. Pode ser pouco, mas as juntas reterem água nos banhos e irem libertando ao longo do dia.
Já uso um repelente de água nos vidros é também aplicar nas paredes!
um repelente de agua hidrofobico é uma solução permanente para a solução (com o tempo costuma sair), mas ajuda. daqui a uns 10 anos se fores renovar a casa de banho lembra te de impermeabilizar sempre a casa de banho e para melhor performance juntas de epoxy