Desconexão sensores zigbee

Bom dia a todos,

Tenho aqui uma situação um pouco estranha e precisava da vossa ajuda. Eu tenho uma rede zigbee montada com um bridge sonoff com tasmota e depois tenho vários sensores sonoff, como os de temperatura, contacto, etc. tenho também o zigbee2mqtt no HA. Acontece que de x em x tempo um ou outro sensor vai perdendo a ligação e tenho de remover do HA, fazer repair e voltar a adicionar para ficar ok. Não é problema de bateria. Em termos de distancia ao bridge também não é tema, porque pode acontecer com um mais longe ou outro mais perto. Tem alguma ideia de como resolver isto?

Obrigado

1 Curtiu

Olá,
Em primeiro lugar se for um dongle de pen, deverá ter um chicote. Devido a interferências.
Depois acontece que só apenas os aparelhos zigbee ligado à corrente e que aumentam a tua rede, caso contrário podes comprovar pelo mapa apenas tem uma ligação ao Hub.

Boas,eu estou com o mesmo problema e pelo meio da distância tenho alguns ZigBee, fala no chicote isso é o que? Extensor?? obrigado

Experimenta por um cabo ativo no dongle, é do

De preferência que seja um cabo ativo usb

Caso não resulte, vais ter que fazer um flash ao teu dongle para ver se consegues mais alcance. O problema é que vais ter que configurar todos os zigbee

No meu caso não pode ser alcance, porque pode acontecer com uns mais perto ou outros mais longe. Eu tenho o Sonoff zigbee bridge.

1 Curtiu

No toggle qual o número que aparece??

Não percebi a questão.

No Ha tens o zigbee, dentro disso tens a tua lista de dispositivos como esta:

Tens esses números no teus toggle.
Naquele dispositivo que está com algumas falhas qual é o número?

Ok, mas infelizmente neste momento não consigo dizer porque 2 sensores desaparecem 1 ou 2 dias depois de os emparelhar. Como posso ver nos logs ou onde ver o que está a acontecer para eles desaparecerem?

Perderam comunicação, por isso é que não consegues. Tens que reconfigurar. Mas quanto mais alto esse número, melhor! Significa que tens uma boa rede zigbee

Podes sempre ver os logs, clicando no dispositivo que tencionas.

Olá,

Tenho o mesmo problema como o teu.
O meu setup é tb igual, com recurso a um sonoff.

Frequentemente quando me acontece um sensor ficar off-line, apenas abro a integração zigbee e faço procurar novo dispositivo.
De seguida pressiono no botão reset/pair do sensor por 5 seg para emparelhar, como se fosse novo, até conseguir com que o sistema o reconheça novamente.
Assim que este é encontrado, apenas fecho a integração sem que seja feita qualquer configuração, pois o sistema irá usar tudo o que já estava previamente configurado.

Torna-se chato ter que fazer este processo de vez em quando.

A questão é que o sensor desapareceu mesmo, o que queres dizer com clicando no dispositivo?

Pois é o que tenho feito…

Apesar de não ter conexão, tinhas o dispositivo configurado. Quando clicas nessa lista onde eles estão e se clicares no que pretendes consegues ver mais algumas informações

A questão é que ele desapereceu da lista.

Tens que reconfigurar

Isto é para por mais perto é isso? Onde arranjo isso? O meu dongle já está flachado…só consegui responder agora estive fora.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade