Custom Component para integrar o Xiaomi Smart Space Heater(zhimi.heater.mc2 & zhimi.heater.zb1)

Ola Luis,

Que eu saiba não há forma de limitar a potência do aquecedor.

Obrigado Sérgio.

Assim suponho que não possa optar por este aquecedor. Ou será que haveria alguma outra forma de dar a volta a esta questão? Em particular, se se fosse mudando a temperatura escolhida gradualmente, será que se evitava atingir a potência máxima? P.ex. se a temperatura ambiente estivesse 16 e eu quisesse atingir 20º, ia metendo a temperatura primeiro a 17, depois 18, 19 e 20, conforme o quarto fosse aquecendo…

Há algum sítio onde eu possa ver que “comandos” podem ser enviados para o servidor da Xiaomi? Porque esta integração é do tipo “cloud polling” não é assim?

Um abraço do Luís Mota

Olá Luís,

Acho que mesmo com esse método não consegues garantir que ele não salta logo para potência máxima.

Este é um exemplo do meu a tentar manter 23C:

Relativamente aos comandos, eles são locais, comunicam directamente com o ip do aquecedor e não pela cloud.
Para além de controlar a temperatura desejada, há mais uns comandos que eu não implementei como timer, desligar luzes…

Obrigado pela imagem, realmente há um aumento súbito da potência. Seria porém interessante ver um gráfico em que também constassem a temperatura alvo do aquecedor e a temperatura real, em particular num caso em que a diferença entre estas duas fosse reduzida. Será que os picos eram semelhantes?

Mas, se vejo bem, o máximo que atinge ronda os 1100W. Não era suposto o aquecedor chegar aos 2200? Ou está a escapar-me algo e esta potência diz respeito a outra coisa?

Obrigado também pelo esclarecimento relativo à arquitetura local: pelo que tinha lido, sobre tokens e assim, estava a achar, erradamente, que haveria ligação à cloud.

Esses comandos que existem estão descritos em algum documento que eu pudesse consultar?

Obrigado e um abraço do Luís Mota

Para veres esses comandos tens de andar a esgravatar os confins da internet. Hahaha
Já nem sei onde os encontrei.

Neste caso ele não puxou tanto porque a diferença de temperatura era de apenas 2C.

Não querendo ser chato nem abusar do teu tempo, será que não te seria fácil fazer um gráfico nestes termos, só com 1º de diferença?

Bloco de Citação
Seria porém interessante ver um gráfico em que também constassem a temperatura alvo do aquecedor e a temperatura real, em particular num caso em que a diferença entre estas duas fosse reduzida. Será que os picos eram semelhantes?

É que se de facto nesta situação os picos fossem reduzidos, estava disposto a comprar o aquecedor e depois tentar desenvolver alguma coisa sobre o teu código que permitisse fazer o que pretendo.

Obrigado pelo tempo em todo o caso e um abraço.

Boas,

O máximo que tenho é isto:

A vermelho é a temperatura que tenho configurada.
A laranja é a temperatura que o aquecedor está a medir.
A cinzento é a potência que esta a consumir.

Como vês, ele funciona sempre por picos.

Na verdade, a mim o que me interessava era a potência máxima atingida e não o facto de haver picos ou não. Se bem percebo, não ultrapassa os 1200W.
Obrigado pela ajuda e um abraço.

Em pico o meu atinge os 2100W. Depois para manter fica nos 850W / 900W. Isto medido no Shelly 1PM.

O valores apresentados em cima são os KW/h e é a média por hora, daí os 1200W.

Obrigado pela resposta.
O que estava a tentar perceber era se, no caso de a diferença entre a temperatura atual e a configurada no aquecedor ser pequena (p.ex. 1ºC), a potência momentânea não ultrapassava um certo patamar, à volta de 1000W. Pelo testemunho do Sérgio, fico com ideia que sim, mas ainda não tenho a certeza.
Um abraço do Luís Mota

boas tardes,

estou a tentar adicionar o meu Smartmi Smart Convector Heater 1S - zhimi.heater.zb1, consegui instalar no hacs o miheater, reiniciei o ha so que nao me aparece nenhuma entidade. adicionei integração pelo xiaomi miio, so que o modelo zb1 nao me aparece na lista. qual devo escolher?

Boas,

Tens de escolher qual queres. Eu criei a integração miheater, mas não consigo fazer grandes validações porque nao tenho o teu aquecedor.
Mas adicionaste também a config que refere nas instruções para adicionar no confiuration.yaml?


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade