Custom Component para integrar o Xiaomi Smart Space Heater(zhimi.heater.mc2 & zhimi.heater.zb1)

Boa noite malta.

Partilho convosco a minha primeira aventura com python :smiley:
Comprei o novo aquecedor Xiaomi Smart Space Heater S (zhimi.heater.mc2) e ainda não existe suporte oficial para integrar o mesmo, por isso peguei noutros codigos semlhantes e adaptei para funcionar com este aquecedor.

Está tudo funcional do meu lado, podem encontrar tudo o que precisam no meu branch:

EDIT
Componente editado para suportar também o Xiaomi Mi Smart Space Heater 1S (zhimi.heater.zb1)

Abraços!

8 Curtiram

Obrigado pela partilha @Sergio_Sa, já agora qual a tua experiência com esse aquecedor? Qual a tua opinião e quantos M2, ele está a aquecer?

Gosto bastante. Gosto de como ele gere a potência necessária para manter a temperatura (versus outros aquecedores que mantêm sempre a aquecer ou a desligar), isto validei pelo consumo.

Depois de antigir a temperatura fica pelos 400W de consumo.

Neste momento tenho na sala, com cerca de 30m2 e consigo uma temperatura agradavel, mas é mesmo para isso, não consigo que a temperatura da sala passe dos 25C (sem o aquecedor estaria nos 18).

Pelo preço, recomendo!

1 Curtiu

Parece me um produto interessante, não sei se faz valer o seu preço daí uma opinião de quem realmente tem um.
Espero mais feedbacks.

Tenho um igual vou usar o código para ver se consigo integrar, depois dou feedback. Quanto ao aquecedor é fantástico.

1 Curtiu

Como prometido cá estou eu já integrei o Aquecedor da Xiaomi no HA e funciona na perfeição. Obrigado por disponibilizares.

a s

2 Curtiram

Espectáculo, vou experimentar no meu 1S.

Na altura que fiz review não consegui integrar no HA.

2 Curtiram

Adicionei suporte para mais dois aquecedores Xiaomi, mas não tenho como testar. Pode ser que ajude mais alguém :slight_smile:

  • zhimi.heater.zb1 (not tested)
  • zhimi.heater.za2 (not tested)
2 Curtiram

Boas malta,

Acabei de receber confirmação que a nova versão do código também suporta o zhimi.heater.zb1.

Espero que ajude mais algumas pessoas :slight_smile:

Abraços.

2 Curtiram

Muito obrigado!
Funciona como esperado no zhimi.heater.za2

Só uma questão, é possível que a comunicação seja totalmente bidirecional?
Com o aquecedor ligado, ao desligar manualmente, ou alterar a temperatura do ecrã, as alterações não se verificam no HA.

Para uma primeira aventura em python estás dar-lhe bem :slight_smile:
continua com o bom trabalho

1 Curtiu

Boas,

A minha experiencia, é que o HA esta a receber updates assincronos. Demora uns segundos, mas do meu lado esta a acontecer.
Podes testar desligando ou ligando o aquecedor no ecra dele e ver se isso actualiza o estado no HA?

Tks!

Depois de mais um reboot ao aquecedor e ao HA, eles comunicam, mas demora uns 5 a 10 segundos a comunicação Aquecedor->HA.

Uma coisa que não funciona muito bem é a exposição ao HomeKit, mas isso não deve ter nada a ver com o teu código e sim com a Integração HomeKit.

Usar “hey Siri, turn on the heater”, não liga o aquecedor. É preciso dizer “set the heater to heat” que não é como “as pessoas” falam.

Mas muito obrigado pelo teu componente! Finalmente posso desligar o homebridge e ter tudo integrado no HA.

boa tarde,

estou a tentar adicionar mas tive aqui umas questões:

1- não consegui ligar o aquecedor a minha conta principal que está no servidor china mainland, o aquecedor é a versão europeia, e so consegui ligar com outra conta num servidor europeu.
Questão 1 - alguem conseguiu ligar a versão europeia ao servidor china mainland ( no meu caso não acha o equipamento)

2- na configuração refere o miio token. eu tenho os tokens do aspirador, e dos gateways que estão na china. mas como consigo o token do aquecedor? se funcionar ligo directamente ao HA e esqueço a questão 1.

Podem ajudar?

Boas,

Para o primeiro ponto: nao tive qualquer problema de registar o aquecedor na app que está registada na região de singapura.

Ponto dois: cada device tem o seu token. Vais ter de extrair para o aquecedor para usar na configuração.
Eu acho que a forma mais facil de os obter é usando o XIAOMI CLOUD TOKENS EXTRACTOR, podes ver como em: https://www.home-assistant.io/integrations/xiaomi_miio/
(para este método, tens de ter o aquecedor registado na tua conta)

Abraço.

para o ponto 2 já vi a app e funciona perfeito na minha conta na china. obrigado

em relação ao 1 no meu caso não o encontra de maneira nenhuma ao servidor chines, e tenho tanta coisa ligada ao chines ( 2 gateways, sensores, aspirador, cameras, luzes) que seria uma trabalheira mudar para singapura.

na verdade não uso a app da xiaomi, faço tudo pelo HA, por isso provavelmente vou meter o aquecedor na conta da minha mulher (europa) e ligar o aquecedor ao HA ( parece não ter limitação de user)

depois dou feedback.

em relaçao ao desempenho, top.

liguei o aquecedor com a sala a 16 graus e em 2 horas subiu para uns agradaveis 21 graus. maravilha.

Já solucionei o problema do HomeKit e a Siri, bastou adicionar HVAC_MODE_HEAT_COOL aos hvac_modes no ficheiro climate.py

Agora, nos iPhones cá de casa, já aparece “Off, Heat, Auto” e quando mando a siri ligar o aquecedor, ela liga em modo “auto” que por sua vez vai para hvac_mode_heat.

Perfeito!

So para confirmar que já bomba.

fazendo a ligação do aquecedor ao servidor DE com a conta da minha mulher, e depois usando o token extractor para sacar o token, foi so seguir as instruções e fez-se luz (ou calor).

agora é começar a brincar com as automações para ligar\desligar quando .

alguem já tem algumas automações criadas para o aquecimento para usar como ideias?

fica a imagem no ha:

Capture

Alguém conseguir por a funcionar com o zhimi.heater.za2?

Sim, funciona bem com HA. É só seguir as instruções.

1 Curtiu

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade