Criar um programador de caldeira

Boas colegas, gostava de criar um controlador para integrar com o home assistant ou até nao para programar a caldeira.
alguem tem algum projeto que possa indicar?

Olá Nuno tens andado desaparecido :slight_smile:mas quem é vivo sempre aparece.
Mas conta-nos o que queres fazer exactamente?

pois, tenho andado por terras longínquas.

o meu objetivo é substituir um termostato da caldeira que permite agendar e desligar/ligar a caldeira por um
esp configurado e ligado ao home assistant.

O que podes ter é tipo um timer, para ligares às horas que queres automaticamente ou então ligares manual, ou ambas.
Subsituir o termoestato para saberes qual a temperatura não sei se é possivel colocares uma sonda lá dentro.

sim eu quero ter um esp a enviar o comando de ligar e desligar,
o controlo temperatura e o HA que ira fazer.

Em vez de o esp podes ligar um sonoff pow, dependendo da potencia dessa caldeira.
O sononff pow tem depois outras caracteristicas interessantes, para além de fazeres o on off também consegues obter os consumos.

a caldeira tb faz as aguas sanitárias, nao posso simplesmente desligar a caldeira, tem de ser na parte do aquecimento central mesmo.

Ok, estava a imaginar um termoacumulador.
Sendo que assim , não tenho conhecimentos suficientes para te ajudar a encontrar a melhor solução, vamos ver o que diz o resto da malta.

A caldeira é a gás ou gasóleo? Tenta mostrar o termostato que tens na caldeira. Uma vez que só queres controlar o aquecimento, o aquecimento só é controlado pelo termostato ou também tem relogio?

gás, nao tenho o nenhum termostato, queria evitar comprar e contruir um, tipo nest.

so quero controlar relogio.

Vê lá se isto te ajuda em alguma ideia

deve ser quase isso Rodolfo, nunca investiguei bem os normais, msa parece-me que aquilo seja apenas um triger de abrir e fechar o circuito.
nao tive hipotese ainda de investigar a caldeira, mas se for como neste filme, deverá ser algo facil de atingir.

Não conseguias ligar aí um relê no relógio? Que por sua vez era comandado pelo nodemcu?

Tens que ver na tua caldeira onde é a ligação para o termostato.

Por exemplo, eu anulei o termostato da parede e junto à caldeira coloquei um nodemcu com relay para abrir ou fechar o circuito.

podes mostrar o teu setup sff? deve ser exactamente isso que preciso, eu não tenho o termostato de parede, quero evitar comprar isso e fazer um stepforward :slight_smile:

@Nuno_Figueiredo encontrei também isto talvez possas tirar mais algumas ideias.

penso que este já vai de encontro ao que pretendo, pena ser o exempo com um bridge rf

Mas isso depois adaptas.

Viva,

Aqui fica de uma forma simples :slight_smile:

Nodemcu com um relé.
Do relé vão ligar dois fios à caldeira. Basicamente o relé fecha o circuito. Tens que ver no manual da tua caldeira onde ligam os fios para atuar o aquecimento.
Junto à caldeira coloquei uma caixa de plástico de derivação para colcocar o nodemcu e o relé lá dentro.

O nodemcu recebe as messagens por mqtt. No homeassistant utilizo o Generic Thermostat.

caldeira

Espero que vá de encontro ao que pretendes.

alguem pode dar uma ajuda, o meu rele esta sempre a debitar 1.2/1.3v estando fechado ou aberto.
apesar do led funcionar bem, apaga com ele desligado e acende quando ligo no nodemcu o circuito nao passa dos debitos de 1.2v quando eu penso que deveria estar aberto e fechado.

alguma ideia? relé estragado?


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade