Criar um programador de caldeira

COnsegues explicar isso melhor? QUe queres dizer com débito de 1,2v? Onde? no circuito controlado pelo relé? No próprio nodemcu? Como mediste e onde?

medi no output do relé

@Nuno_Figueiredo alimenta o relé no pino que diz VU ou seja nessa vista como está é o terceiro pino na fila de cima da direita para a esquerda.

não resultou e nao encontro nenhum pin a dizer VU

De facto a tua placa é diferente das que tenho.
Liga então onde diz 3.3v e testa

A minha placa é a da direita.

Por experiência, esse relés não são de confiança… de 5 que comprei só ficou um funcionar como deve ser em 220v. Com 5v no output, até vão funcionando.

Para essa tensão de 1.2v, já mediste se existe uma resistência entre os 2 pin de entrada e saida?

Não seria mais simples utilizar um sonoff basic em dry contact? Assim, evitavas ter transformador e caixa para arrumar os componentes.

desculpa a ignorância, mas o que queres dizer como dry contact? nao passar voltagem para o output? pelo que pesquisei é uma situação interessante mas precisava de saber como corto a voltagem para o output de um sonoff basic.

bem apos alguma pesquisa resolvi tentar, segui o exemplo de cortar o relay do resto do circuito mas qu ando o sonoff esta em estado off ele esta sempre a debitar alguma voltagem, quando esta em estado on ele fecha o circuito.
é normal ou acham que pode fritar o sensor da caldeira?

Não estou a entender as ligações e medição.

Aparentemente, o corte está bem feito (tenta separar mais ainda). A ponte parece estar um pouco fina (mete mais solda). Tenta também isolar esse circuito que vai ao relé com fita ou algo que garanta um maior isolamento.

As ligações devem ser feitas da seguinte forma:

  • Alimentar com 220v AC o sonoff basic.
  • No lado oposto, é onde será ligado as duas pontas que pretendes fazer contacto, quando o relé está ativado.

Não entendi as medições por não conseguir visualizar nas fotos onde estás a tirar a medição e em que cenário. Caso tenhas feito as ligações conforme referi e se estiveres a obter corrente nas pontas opostas sem os outros cabos ligados é melhor verificar se está tudo bem cortado e isolado.

Antes de ligar no destino final, deves fazer dois testes nos contactos opostos dos 220v AC:

  • Verificar se não existe corrente.
  • Testar a continuidade com o relé aberto e fechado.

Na minha opinião o corte é muito insuficiente! Devem ser separadas as pistas dos 2 lados do pcb e, do lado de cima, uma das pistas está practicamente intacta…

de facto prolonguei o corte e parece que ficou ok, iria jurar que o que estava chegava :smiley:
agora vou tentar encontrar o que alterar na caldeira.

Olá Nuno.
Na caldeira vais na caixa de ligações e em principio tens uma ponte (shunt) entre linha e o comando do aquecimento. Basta tirar o shunt e ligar os dois fios do relé do sonoff.

2 Curtiram

obrigado, mas já tinha ligado, tudo a trabalhar ok :slight_smile:
agora falta ter criatividade para criar triggers automáticos para ligar e desligar conforme temperaturas e afins.

@Nuno_Figueiredo

eu sugiro que configures um climate para controlar isso.

Depois podes utilizar o Thermostat Card do Lovelace e ter uma coisa deste género:

image

Neste caso é AC, no teu possivelmente terias só as opções on e off mas mas podes usar o termostato para definir a temperatura e o HA compara com a temperatura da casa e liga desliga consoante isso.

Estou a partir do princípio que isto é para aquecimento. Se for só para água quente não faz muito sentido :slight_smile:

sim é para aquecimento, mas tenho de investir tempo nessa tua sugestão, tipo eu quero basicamente ter um trigger on e off dependendo das temperaturas a comparar, mas também pretendo que seja apenas feito num intervalo de tempo e nao sempre.
por exemplo das 6 da manha as 9 ele avalia a temperatura e liga e desliga, mas resto do dia está sempre off.

Este tópico foi automaticamente fechado 90 dias após a última resposta. Novas respostas não são permitidas.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade