Controlo de bomba de calor para AQS

Boa tarde.

Estou a remodelar uma moradia e quero meter uma bomba de calor para AQS. Gostava de instalar um modelo que desse para integrar com o home assistant, de maneira a que a bomba só estivesse ligada enquanto houvesse produção elétrica dos painéis fotovoltaicos voltaicos. Ainda não comprei nenhum equipamento, estou agora a planear.

Por isso, duas perguntas:

  • como monitorizar no HA a produção dos painéis? Que painéis oferecem facilmente essa funcionalidade?
  • que bombas de calor podem ser controladas pelo HA?

Obrigado e cumprimentos, Luís Mota

2 Curtiram

Viva.

Para monitorização, utilizo um Shelly em… o meu inversor e um solax, e também tem uma íntegracao que me dá a produção…

Existem bombas de calor que são preparadas para apoio solar . Tem um contacto seco que, ao ser fechado, ela é “autorizada” a trabalhar…

Podes utilizar um Shelly 1 para essa função…

(Não sei se há sistemas próprios para fazer o que acabei de sugerir… Mas presumo que se existir, seria bem mais caro que o conjunto Shelly em + Shelly 1)

1 Curtiu

Parece-me que logica terá de ser um pouco mais complexa. Dependendo das dimensōes do tanque e dos paineis solares e tudo mais terá de ter em conta a temperatura da água, os habitos de consumo e a hora do dia.

Imagine que usa a uma grande parte da agua ao final do dia. Não terá água de manhã.
E se o solar não for suficiente para aquecer durante do dia?

Como pensa resolver estes problemas? Tenho que resolver o mesmo problema mas ainda não muito sobre o assunto.

Eu tenho um termosifao de 300litros e realmente tomamos banho a noite,logo a agua fica fria, agora de inverno durante a noite, pois tenho a resistência configurada para os trabalhar a partir da 15h. de manha não precisamos de agua quente… se não aquecer até as 15 h a resistência trabalha e aquece em 2 horas a 55cº

Se precisar agua de manha tem de complementar com esquentador elétrico gas ou bomba de calor , ou até usar a propria resistencia para manter sempre a agua 50 ~55cº sempre


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade