Controlar Box UMA da NOS RF

Tanto quanto sei não existe app para a box UMA, apenas para a box IRIS.

E pelo que sei ainda ninguém conseguiu decifrar a comunicação entre a app da box IRIS e a box em si. Se quiseres testar, partilha os resultados connosco :wink:

Tens alguma box UMA? Se testares alguma coisa vai partilhando :wink:

Não… Mas, vou ter atenção a esta tecnologia… Existe potencial para ser utilizada em outras vertentes do HA.

Não sei se ajuda, mas a app NOS Comando controla a box UMA… Ou seja, será possível controlar a box por wifi…

Será que se consegue ultrapassar esta barreira utilizando algo como o FLIRC (flirc.tv), que pudesse receber o sinal em Infravermelhos de um Harmony, por exemplo, e converte-lo para a box. Experimentei ligar um teclado normal para PC à porta usb da box e consegue-se controlar a mesma, pelo que, devidamente configurado, penso que o FLIRC poderia funcionar e permite integração no HA.
Outra hipótese, seria conectar por wifi, como faz a app NOS comando, que funciona perfeitamente com a minha box. Agora resta saber se seria possível conseguir que o Home Assistant comunique com a box por Wifi…

O @FSousa está a fazer um projecto… deverá estar pronto em breve.

Essa informação é muito interessante! Ligaste um teclado USB e conseguiste usar o teclado na box? O que conseguiste fazer? Mudar de canal? Controlar Volume? E com que teclas?

Se funciona com um teclado, em teoria o que disseste seria possível mas podes dar mais informação sobre o que conseguiste fazer?

Já agora liga um rato e vê o que acontece! :stuck_out_tongue:

Boa! Vai funcionar por rede simulando a app da nos? Há algum tópico sobre isso já?

Consegui mudar de canal com o page down e page up, se não me engano, utilizar o cursor como no comando original, F12 é on/off, F1 é o “i”… Não tive tempo para ver tudo, mas ver q isto funciona já me deixou com ânimo para experimentar umas hipóteses que talvez resultem. Também experimentei um rato mas não faz nada… :sweat_smile:
Se entretanto conseguir algo mais interessante, digo qq coisa.

Novidades fresquinhas!
Acabei por encomendar o Flirc que chegou ontem e depois de o configurar devidamente e emparelhar com o comando Harmony, já consigo controlar a minha UMA v2, com todas as funções do comando original, à excepção do botão de pesquisa direta.

It works!!! Pode não ser a solução mais económica, mas resulta e é super fácil de pôr a funcionar!..

Boa! São boas notícias para quem usar um comando universal e para quem quiser usar o ha com um broadlink por exemplo. Mas podes explicar melhor o processo q tiveste no teu caso? E que comando estás a usar?

Ora bem, a ver se consigo resumir a coisa:

Material utilizado: teclado USB (o meu é um Logitech k200), Flirc USB e Harmony Hub com Comando Companion, TV Sony e Box UMA v2.

Primeiro, como disse, liguei um teclado USB à box UMA v2 e mapeei as ações de cada tecla. A seguir, emparelhei o Flirc com o Harmony. Para isso, na aplicação do telemóvel, adicionei um novo device (Entertainment Device, Manufacturer: Flirc; Model: Windows Media Center) e criei logo uma “activity” onde liga a TV e a box da UMA. Depois configurei o Flirc num PC. O software do Flirc tem uma aplicação que permite emparelhar os botões do Harmony com as ações de comandos já predefinidos (ex: NVIDIA; PSA4, XBOX). Mas também tem um “Full keyboard” com que, basicamente, podemos emparelhar o sinal infravermelho de qualquer comando (no meu caso, funcionou quer com o Companion, quer com a app Harmony no telemovel) com a tecla que quisermos do dito “full keyboard”. O que fazemos é clicar numa tecla do teclado que está na aplicação e a seguir na tecla do comando que quisermos que fique com aquela função.

Assim, foi só ir associando as teclas do Harmony com as do teclado cujas ações já tinha mapeado com o teclado USB. Aqui encontrei um problema. Não sei porquê, o software insistia em atribuir a mesma função a teclas diferentes (no meu caso, não consegui que o cursor para baixo e o F1 ficassem cada um com a sua função). Ultrapassei isto usando o flirc_util.exe (que é instalado com o software do FLIRC) que permite a configuração em linha de comando. And that’s it!

Neste momento no Harmony Companion funcionam as seguintes teclas do comando original: números (quer para introduzir canais quer para escrever na pesquisa), cursor, “Ok”, “voltar”, “i”, “menu”, canal para cima e para baixo, play/pause, ff e rw. Fica a faltar a pesquisa direta que não encontrei nenhum botão do teclado que fizesse essa função, mas facilmente se chega à pesquisa pelo menu. Não experimentei as teclas de som, porque tenho o som a ser controlado pela TV.

Presumo que outros recetores de IV com USB e que sejam programáveis também possibilitem isto, mas desconheço. Não tenho qualquer experiência com o Broadlink, mas não vejo nenhuma razão para que não consiga interagir com o Flirc e pôr o HA a controlar a Box UMA…

1 Curtiu

Grande trabalho! Curiosamente tb tenho um Flirc guardado numa gaveta, tenho q o ir procurar :stuck_out_tongue:

Apenas uma última questão, considerando que as portas USB estão atrás, e o Flirc precisa de “visibilidade” para ser alcançado, tiveste algum problema com isso? Neste momento tenho a UMA guardada dentro do móvel sem traseira por isso para ter acesso via IR teria que usar um cabo extensor de USB.

Bem, eu tenho a box UMA e o Hub mesmo ao lado um do outro, num daqueles móveis de TV que tem uma abertura mesmo por baixo da TV, pelo que não tenho nenhum problema na comunicação entre o Companion e o Hub nem entre Hub e Flirc… Se tiveres Hub, penso que bastará usares um IR blaster que vem com o HUB (o meu vinha com um) para pores junto ao flirc.
Já agora, tinha algum receio que, por ser por IV, houvesse algum lag na resposta aos comandos, mas posso dizer que, na minha experiência, não se nota nenhuma diferença significativa em relação à utilização do comando original.

Boas
Vi o tópico e estou a tentar fazer o mesmo para controlar a box Uma. No entanto tentei ligar um teclado usb à box e nenhuma tecla dava (não sei se é do teclado, mas no pc funciona). O flirc ligasse á box UMA e fica lá sempre ligado? Consegues enviar o mapeamento do teclado e a correspondencia das funções?

Tenho um hub de IR que depois pretendo controlar as acçoes do comando.

Obrigado e grande abraço

Bom dia a todos,
houve novidades sobre este tema? conseguiram alguma configuração que permita controlar a box NOS UMA, através de IR?

Estava a pensar comprar um broadlink RM4PRO para esse efeito. Acham que resulta?

infelizmente com a box IRIS, conseguia ter tudo a funcionar apenas com o comando da minha TV Samsung incluindo o HDMI CEC. Com a NOS perdi funcionalidades :unamused:

Se puderem deem-me uma ajuda, antes de avançar com a compra do broadlink ou eventualmente de um FLIRC, ou se necessário dos dois.

obrigado desde já
João Martins

Viva João,

Ainda não testei com um Flirc mas podes experimentar ligar um teclado USB e fazer como foi indicado em cima. Se funcionar, um Flirc deve funcionar também.

Mas já agora, como conseguiste meter uma box Iris a funcionar com HDMI CEC? Na minha Sony e Panasonic não dá :frowning:

Sei que o post já é antigo, mas acabou por me ajudar.
Fiz praticamente o mesmo que o Pedro Bravo, mas utilizando outro IR HUB bem mais barato do que o Harmony.
Minha tv é uma LG.
Na app Smart Life, configurei um novo dispositivo ( Outros Produtos / Infravermelho Inteligente ). Conectei ao meu wifi 2.4ghz. Depois de parear o hub ao smart life, adicionei novo controle remoto escolhendo a opção DIY, e no passo seguinte, escolhi um TV LG. Depois testei os botões até achar uma configuração que funcionasse com minha tv, e encontrei. Se não tivesse encontrado, era só mapear os botões do comando com a opção copiar .
Na Usb Flirc eu escolhi um full keyboard, e mapei todos os números com o comando da TV.
Depois foi só colocar a usb na Box Uma e na app Smart Life criar cenas inteligentes que pressionam as teclas.
E como a smart life funciona com a Alexa, agora basta eu falar: Alexa, ligar a sic. E a box da Uma muda para a sic.
Fiz isso para todos os canais que mais assisto.
O ir hub que usei, custou 14 €, e vende na Amazon.es. Nome: OWSOO Control Remoto Inteligente IR, WiFi-IR Remoto IR Control Hub Wi-Fi(2.4Ghz), Control Remoto Universal para Aire Acondicionado TV DVD, App Tuya Smart Life, Compatible con Alexa Google Home IFTTT

@alexmbra Podes colocar aqui uma foto da tua box? Também tenho uma boa UMA 4K mas ligando um teclado na box não dá para controlar nada…
Pelo que tenho visto no site da NOS existem duas box UMA 4K. Coloca aí uma foto da que tens para ver se é igual à que tenho sff.

Bom, o teclado no meu caso foi meio que desnecessário. Usei o teclado para ver se a box iria reconhecer as teclas numéricas. Primeiro, usei um teclado bluethooth e também não funcionava praticamente tecla alguma. Depois, experimentei outro que tenho aqui em casa, que comprei para controlar a minha Mi Box S, e com este a box da Uma já reconheceu todas as teclas numéricas, pause, ok, etc. Este teclado vende também na Amazon.es, é o Rii Mini i8 e custa uns 11 €, se quiseres experimentar.
No entanto, como falei, só me serviu para ver se a Box da Uma iria reconhecer as teclas. Só serve para isso, portanto vc não precisa do teclado.
Na usb Flirc, fiz outro teste, e ao invés de escolher teclado, escolhi a opção “Channels” para controllers, e mapeei as teclas do comando que aparecia, com os botões do comando da TV LG e funciona perfeitamente.

Copyright © 2017-. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt

FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade