Controladores de Estores

Boa tarde pessoal,

Antes de mais peço desculpa, por estar talvez a questionar algo que provavelmente já foi debatido em vários tópicos, no entanto estive aqui às voltas e não encontrei uma resposta para as minhas duvidas, neste caso relativamente ao controlo de estores elétricos.

Cheguei a este mundo do HA à pouco mais de 2 semanas, depois de ver as potencialidades que este sistema permite fazer, fiquei convencido e sem pensar duas vezes já comprei uma box tanix, instei o HA e comprei uma conbee2, no entanto falta-me o resto, ou seja ter o que controlar. Claramente não pretendo agora controlar apenas só os estores mas fazer muitas outras coisas, só que o meu conhecimento deste novo mundo é muito pouco…
Mas voltando ao que me trouxe aqui, como disse no inicio, a minha ideia principal é colocar os estores inteligentes, e depois de ler vários tópicos o ecosistema que optei por usar é o zigbee pois dos vários tópicos e opiniões que li, este permite-me fazer muitas outras coisas sem ter de carregar a rede wifi da casa.
Agora do controladores dos estores, o que aconselham que possa usar? Alguma marca em especifico dá mais garantias que outra? Pretendia ter o controlo da % de estore aberto\fechado, todos os módulos zigbee fazem isso, ou pelo contrario nenhum faz isso?

Agradeço a Vossa ajuda, e espero no futuro próximo ser eu a estar desse lado a ajudar estes novatos chatos que andam por aqui.

Cumprimentos

Practicamente todos os módulos zigbee fazem isso. Quanto aos modelos, os da Moes parecem funcionar bem com o zigbee2mqtt. Com o Deconz não sei.

1 Curtiu

Estou a utilizar os módulos deste link e funcionam muito bem em zigbee2mqtt.
Fazem o que pretendes… Na altura custaram uns 15€.

Obrigado Filipe, já mandei vir por esse link, não foi €15, mas estava a €17,5.

Viva. Tenho um da Moes Zigbee + RF e tenho dois problemas:

  • a barra de percentagem funciona ao contrário do UP e DOWN do módulo (já troquei os cabos, mas isso colocar a percentagem certa mas troca a funçã9:
  • não sei como calibrar para o tamanho do estore. O Moes chega aos 100 e a persiana ainda não fechou (e ainda falta um bom bocado). Porém, o ZERO já está bem.

Alguma dica? Obrigado.
EDIT: estou a usar ZHA com Conbee2

Não sei se já resolveste, mas podes alterar isso nas características do módulo, provavelmente. Em z2m é possível. Em ZHA não sei.

Olá João, já conseguiste resolver o problema? Tenho exactamente o mesmo modulo com o mesmo problema de não conseguir calibrar o abrir / fechar do estore. Também estou a usar ZHA com Conbee2

Sim, consegui. Através de um quirk que permitiu expor uma variável que corresponde ao tempo de viagem do motor, deixar de ser os 10 segundos default para, no meu caso, passar a ser uns 18.

Eu coloquei a solução um post qq no github, acho que não será muito difícil encontrar.

Viva,
Estou a visitar este post em Setembro, portanto o seu link infelizmente já expirou. Pode referir qual a marca/modelo?
Obrigado desde já.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade