Olá a todos!
Venho novamente à carga sobre um assunto que já troquei umas ideias no Discord, mas a conselho do Jorge Assunção, venho colocar aqui, para que possa haver mais contributos e possa ficar em histórico.
O que vou demonstrar e questionar é sobre uma instalação num quartel de bombeiros, do qual sou o responsável pelos sistemas de informação.
No mês passado ao abrirmos um dos nossos quadros de um dos nossos parques de veiculos, deparamos com o seguinte cenário / imagem:
De referir que as luzes ligadas nestes contactores, foram em tempos 3 circuitos com 5 lampadas daquelas que trabalhavam com um gás qualquer (agora nao me lembro do nome correcto) e que davam uma luz amarela, muito usadas em parques de estacionamento.
Acontece que há uns anos para cá começamos a trocar tudo por lampadas LED, onde inclusive uma empresa que fez uma proposta toda XPTO quando ainda mal se falava lampadas led para trocar tudo por led, e assim foi.
Acontece que muitos desses circuitos depois de eles adaptarem os candeeiros / projetores para aceitarem as lâmpadas led, ficaram mtos deles com curto circuitos, pouco tempo depois e nunca ficou resolvido corretamente. especialmente nos 2 circuitos da esquerda.
Acontece que a informação que tínhamos é que os problemas eram nos candeeiros em si e que nada tinha sido danificado no quadro o que como se vê é mentira.
Acontece que iremos naturalmente proceder à correção desses circuitos e desse quadro e queriamos instalar algo que pudesse ser controlado gerido através do HA, à semelhança do que existe em N quarteis pelo mundo fora.
Neste momento cada circuito tem 5 lâmpadas de LED de 150w (sao 3 circuitos) e queríamos saber se visto que neste momento o consumo é “baixo” relativamente ao que foi projetado aquando da construção do nosso quartel, se é possivel tecnicamente substituir estes contactores por Shellys (por exemplo Shelly 4 Pro PM).
Já vi N opiniões inclusive em fóruns internacionais, que dizem que da para substituir diretamente visto que a carga atual é “baixa” outros dizem que podemos usar, mas substituindo esses contactores por novos e colocando os shelly a fazer o lugar dos comandos remotos (que estao na central de comunicações).
Gostava de poder chegar a alguma conclusão!
E não casquem muito em mim pelo estado em que isso está, porque qualquer leigo percebe isso, e eu sou só o “gajo da informática” ;).
Obrigado desde já!