Contactores, Relés e Shelly

Olá a todos!

Venho novamente à carga sobre um assunto que já troquei umas ideias no Discord, mas a conselho do Jorge Assunção, venho colocar aqui, para que possa haver mais contributos e possa ficar em histórico.

O que vou demonstrar e questionar é sobre uma instalação num quartel de bombeiros, do qual sou o responsável pelos sistemas de informação.

No mês passado ao abrirmos um dos nossos quadros de um dos nossos parques de veiculos, deparamos com o seguinte cenário / imagem:

De referir que as luzes ligadas nestes contactores, foram em tempos 3 circuitos com 5 lampadas daquelas que trabalhavam com um gás qualquer (agora nao me lembro do nome correcto) e que davam uma luz amarela, muito usadas em parques de estacionamento.

Acontece que há uns anos para cá começamos a trocar tudo por lampadas LED, onde inclusive uma empresa que fez uma proposta toda XPTO quando ainda mal se falava lampadas led para trocar tudo por led, e assim foi.

Acontece que muitos desses circuitos depois de eles adaptarem os candeeiros / projetores para aceitarem as lâmpadas led, ficaram mtos deles com curto circuitos, pouco tempo depois e nunca ficou resolvido corretamente. especialmente nos 2 circuitos da esquerda.

Acontece que a informação que tínhamos é que os problemas eram nos candeeiros em si e que nada tinha sido danificado no quadro o que como se vê é mentira.

Acontece que iremos naturalmente proceder à correção desses circuitos e desse quadro e queriamos instalar algo que pudesse ser controlado gerido através do HA, à semelhança do que existe em N quarteis pelo mundo fora.

Neste momento cada circuito tem 5 lâmpadas de LED de 150w (sao 3 circuitos) e queríamos saber se visto que neste momento o consumo é “baixo” relativamente ao que foi projetado aquando da construção do nosso quartel, se é possivel tecnicamente substituir estes contactores por Shellys (por exemplo Shelly 4 Pro PM).

Já vi N opiniões inclusive em fóruns internacionais, que dizem que da para substituir diretamente visto que a carga atual é “baixa” outros dizem que podemos usar, mas substituindo esses contactores por novos e colocando os shelly a fazer o lugar dos comandos remotos (que estao na central de comunicações).

Gostava de poder chegar a alguma conclusão!

E não casquem muito em mim pelo estado em que isso está, porque qualquer leigo percebe isso, e eu sou só o “gajo da informática” ;).

Obrigado desde já!

Bom dia Rui,

Pelo que intendi, os contactores são atualmente controlados comando remotos e ainda funcionais?
Se sim, eu não retiraria os contactores, colocaria sim os shelly ou outro qualquer “relé inteligente” a comandar paralelamente os contactores.

Tenho solução semelhante para controlar a bomba do filtro da piscina, onde tenho um contactor, com um botão manual com 3 posições para ligar a bomba, desligar ou colocar em modo automático via Home Assisntant. Paralelamente tenho também um relay via Home Assisntat para o controlo automático.

No teu caso, a carga (muita ou pouca) ficaria sempre nos contactores, conseguirias manter o controlo manual já existente e adicionavas a inteligência e automação com os shellys.

2 Curtiram

Caro Rui,

Obrigado pela resposta.

Os comandos atuais são estes:

Qual seria então a tua sugestão para onde e quais os shelly a integrar?

Obrigado!

Eu tb sou da opinião do Rui Peixeiro que o ideal é manter os contactores e se existir algum com problemas que o troques.

Sobre o Shelly a usar isso é muito relativo, pq depende da disponibilidade financeira do quartel.

Se queres ir para soluções baratas, podes usar o shelly 1 e pedes a alguém para imprimir numa impressora 3D os suportes para calha din e montas uns switch’s para ligar e desligar as luzes manualmente. Se podem gastar mais um bocadinho, então podem ir para as soluções pro da shelly que inclusivamente já tens alguns modelos com um interruptor incluído.

Viva…

A minha opiniao sobre o assunto… Chamar um eletricista e trocar esses contactores por novos…
Depois, criar um quadro de comando de iluminação em que tens, por circuito, uma botoneira rotativa de 3 posições, sendo elas: ON/OFF/Auto
A posição Auto estaria ligada a um shelly, por exemplo o pro 4 PM, e cada canal do shelly controla o respetivo canal em automatico… Se um dia tens uma avaria no shelly, podes controlar a iluminação na mesma!

1 Curtiu

Hummm, percebo a tua ideia, mas não consegues meter um interruptor rotativo com on/off e auto a controlar Shelly’s.

A configuração de auto é feita no próprio shelly mediante uma agenda ou um cenário e depois podes usar um botão para on /off para ligar ou desligar as luzes.

Correção ao que escrevi anteriormente.

Tens razão, já me tinha esquecido que tinha montado um shelly num quadro que controla o motor de uma piscina e que tinha um interruptor rotativo.

Claro que consigo por o botão rotativo…

O botão tem 2 blocos de contacto. O “ON” liga aos 230V, ligando o contactor. O off não liga a nada, e o auto liga na saída do shelly para o contactor!
A ideia é acrescentar fiabilidade… Se o shelly avariar (nem que seja daqui a 50 anos) vais estar umas horas com o problema em mãos…
Desta maneira, apenas tens de rodar o botão!

A ideia da botoneira ratativa de 3 posições é a ideal, também na minha perspetiva.

É o que eu já tinha descrito acima, que tenho como solução no controlo do filtro da piscina. O botão controla o sinal (230v) que vai para o contactor, não o shelly.

Quanto à solução a usar para automatizar, nos bombeiros é só para ter Shellys e controlar pela app deles, ou é com Home Assistant?
Eu como usei o mesmo “aparelho” para controlar filtro, iluminação e rega com vários setores, fiz uma solução caseira com o ESP32, placa de 8 relays e ainda tenho outros sensores lá ligados… Controlo mais equipamentos por uma pequena parte do preço dos shellys para os mesmo 8 canais.

Ainda outra sugestão ou alternativa…
Podes usar um contactor com comando manual! Assim, o shelly aciona a bobine, e depois no próprio contactor da para o ligar ou desativar… Esquece a botoeira!

Eu esqueci-me de dizer que eu termos de redundância atualmente, existe no quadro dos circuitos, as mesmas botoneiras que existem na central.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade