Consumir a minha energia gerada ou vendê-la

Muito obrigado pela resposta!

Boa tarde!
Através da integração https://www.home-assistant.io/integrations/pvpc_hourly_pricing/ é possível saber o preço horário. A minha pergunta é, e peço a vossa ajuda, como obter no HA um sensor com a média diária desse valor (descontando depois a percentagem do comercializador, que essa parte sei)? Já agora, contactei a empresa e já estão a cobrar 20% de comissão, não 10%… Tentei negociar, mas nada… De qualquer forma parece-me bem à mesma, para quem neste momento “oferece”.

Boas tardes! Vou optar por esta solução, com valor diário indexado, só me falta realmente fazer o sensor com o valor real por dia (que no post acima já expliquei não saber bem como fazer). Mas queria mais uma ajuda, e sei que é off-topic, mas não estou a ver bem as opções para abertura de actividade nas finanças. Sendo alguém já com experiência, será que me podia ajudar? @Moacir_Ferreira ? Muito obrigado desde já!
Pedro Roque

Eventualmente só tens de declarar

Em caso de desemprego nem se deve atingir o mínimo para fazer IRS

Com auto-faturação supostamente o iva já é retido

2 Curtiram

Alguém sabe como obter o valor real diário do preço de venda da eletricidade?
Uso a integração https://www.home-assistant.io/integrations/pvpc_hourly_pricing/ que me dá o preço horário, e que tem como atributos as últimas 24h, cada hora num atributo.

Experimentei a fazer um sensor para a média desses atributos todos:

- platform: template
  sensors:

    preco_electricidade_venda_kwh:
      friendly_name: 'Preço Venda Electricidade (24h)'
      value_template: >-
        {{
          ((state_attr('sensor.pvpc_portugal','price_00h')|float(default=0) +
          state_attr('sensor.pvpc_portugal','price_01h')|float(default=0) +
          state_attr('sensor.pvpc_portugal','price_02h')|float(default=0) +
          state_attr('sensor.pvpc_portugal','price_03h')|float(default=0) +
          state_attr('sensor.pvpc_portugal','price_04h')|float(default=0) +
          state_attr('sensor.pvpc_portugal','price_05h')|float(default=0) +
          state_attr('sensor.pvpc_portugal','price_06h')|float(default=0) +
          state_attr('sensor.pvpc_portugal','price_07h')|float(default=0) +
          state_attr('sensor.pvpc_portugal','price_08h')|float(default=0) +
          state_attr('sensor.pvpc_portugal','price_09h')|float(default=0) +
          state_attr('sensor.pvpc_portugal','price_10h')|float(default=0) +
          state_attr('sensor.pvpc_portugal','price_11h')|float(default=0) +
          state_attr('sensor.pvpc_portugal','price_12h')|float(default=0) +
          state_attr('sensor.pvpc_portugal','price_13h')|float(default=0) +
          state_attr('sensor.pvpc_portugal','price_14h')|float(default=0) +
          state_attr('sensor.pvpc_portugal','price_15h')|float(default=0) +
          state_attr('sensor.pvpc_portugal','price_16h')|float(default=0) +
          state_attr('sensor.pvpc_portugal','price_17h')|float(default=0) +
          state_attr('sensor.pvpc_portugal','price_18h')|float(default=0) +
          state_attr('sensor.pvpc_portugal','price_19h')|float(default=0) +
          state_attr('sensor.pvpc_portugal','price_20h')|float(default=0) +
          state_attr('sensor.pvpc_portugal','price_21h')|float(default=0) +
          state_attr('sensor.pvpc_portugal','price_22h')|float(default=0) +
          state_attr('sensor.pvpc_portugal','price_23h')|float(default=0)) / 24 ) | round(5)
        }}
      unit_of_measurement: '€/kWh'

no entanto o valor fica muito acima do que é indicado na página oficial da OMIE:
https://www.omie.es/pt/market-results/daily/daily-market/daily-hourly-price?

  • o valor que pretendo é o que está indicado no gráfico de “pie”, com os preços médios em Portugal.

Neste caso o que obtenho é:
Pelos meus cálculos, através do meu sensor, valor = 0,29847
Pelo valor indicado no site, está neste momento = 0,17814, que é o valor correcto
Desse valor ainda terei de tirar os 20% de comissão da empresa, e talvez também fazer cálculo ao IRS para ter o valor real de retorno, mas isso sei fazer.
O que não consigo é obter o valor certo de PVP (os 0,17814). Alguém sabe de alguma maneira de extrair / obter esse valor, seja através de scrape do site ou pela API? @Moacir_Ferreira? Alguém?

1 Curtiu

Bem, parece que a respostas já estava dada pelo @Moacir_Ferreira em Como fazer um scrape corretamente, as minhas desculpas pelo excesso de perguntas e obrigado mais uma vez ao autor. De qualquer forma fica a ligação neste tópico também, que me parece ter mais sentido e utilidade! Obrigado a todos!

2 Curtiram

Bom dia. Podes dizer-me quanto tempo durou esse processo burocrático com a LUZBOA? Já enviei os documentos há 15 dias e, se pergunto mais alguma coisa, só me dizem que o processo está no advogado para reconhecimento de assinaturas. Isto demora assim tanto tempo? Reconhecer 2 assinaturas? Podes dar-me uma noção do que aconteceu no teu caso @Moacir_Ferreira?
Já tenho os sensores todos a fazer continhas, e quando vejo o que poderia estar a poupar, por pouco se seja, fico “doente” :stuck_out_tongue_winking_eye:. Mesmo com a comissão de 20%, com o preço da electricidade a subir, o preço a que estaria, por exemplo ontem a vender o kWh seria quase o dobro do valor a que estou a comprar (0.29€/kWh). São cêntimos que me sobram por dia, mas por vezes poderá atingir uma compensação perto do valor que estou a gastar no dia todo… :star_struck: Estou um pouco “ansioso” por ver os resultados, e o processo não anda… Obrigado desde já!

Não é culpa da Luzrede… O problema é a imposição de burocracias para que eles possam te representar e emitir faturas em teu nome. Sim, levou quase 1 mês para estar tudo resolvido.

À cada compra (de 3 em 3 meses) eles emitirão um ficheiro que tens de fazer o upload dele nas finanças. Não é necessário mais nada.

1 Curtiu

Boas. Depois de configurar correctamente a minha produção, excedente e consumo em períodos de 15 min, acabei por chegar ao cerne do teu post inicial, com o qual também me deparo agora.
Por enquanto tenho a situação mais ou menos controlada, e estou a fazer dispositivo a dispositivo.

Exemplo:
Tenho a minha cave quase sempre bastante húmida, e é o sítio onde tenho o meu escritório.
Tinha antes 2 automações associadas:

  1. liga de dia quando o excedente para a rede está acima de 200W durante mais de 5 minutos, a humidade acima de 55%, funciona pelo menos 10 minutos e depois espera por ter consumo da rede durante 5 minutos para desligar.
  2. liga de noite quando a humidade está acima dos 70%, à 1:00 da manhã e durante 3 horas (quando começa a funcionar o meu apoio ao painel solara par aquecimento da água, quando necessário).

Agora, com o processo de venda do meu excedente a decorrer, tive de alterar um pouco a lógica da coisa (alterações a bold e underline):

  1. Liga de dia quando o excedente para a rede está acima de 200W (consumo médio do aparelho) durante mais de 5 minutos, a humidade acima de 60%, E o (preço de venda < preço de compra + 0,05€), OU quando a humidade está acima dos 75% liga e funciona pelo menos 10 minutos e depois espera por ter consumo da rede durante 5 minutos para desligar.
  2. Liga de noite quando a humidade está acima dos 75%, à 1:00 da manhã e durante 3 horas (quando começa a funcionar o meu apoio ao painel solara par aquecimento da água, quando necessário) OU Liga de noite quando a humidade está acima dos 65% E o (preço de venda < preço de compra + 0,05€) , à 1:00 da manhã e durante 3 horas.

Não foi grande a alteração, mas permite-me aproveitar um pouco mais o valor do preço a que vendo quando o valor de venda é superior ao de compra.

Já agora, comecei a venda dia 22 de março. O pagamento é mensal? A que dia e referente a que período (mês ou 21 a 20, como a electricidade)? Recebes algum relatório? Com que periodicidade? Desculpa as perguntas, mas estou realmente à nora.

Já agora, de 22/3 à presente hora de dia 8/4, o meu relatório mensal está no seguinte ponto:

image

Até agora tenho estimada uma poupança mensal de cerca de 14%, o que fica um pouco abaixo das minhas espactativas, mas pronto, melhor que nada, que era o que estava a acontecer e ainda dava a minha energia de graça para os outros venderem :slight_smile:

Ah pois é… Para ser honesto, eu acho que quem produz atualmente, com preço indexado ao OMIE, não tem de se preocupar com nada. Aliás, deveria se preocupar em exportar o máximo, ou seja, até mesmo desligar as baterias. Se as tarifas de compra não se alterarem muito, isto vai ser real por um bom tempo.

1 Curtiu

Boas a todos,

peço desculpa pelo “off-topic” e se acharem incorreto estejam à vontade para apagar, mas será que me podes indicar como fizeste para chegar a este relarório ?

Obg.

UI, isto já tem muita coisa acumulada. Eu comecei a fazer um tutorial completo, mas entretanto com as afinações daqui e dali a coisa, algumas coisas alteraram e acabou por ficar para trás. Tenho de arranjar tempo, que não tenho tido, para refazer tudo de novo. Estou à espera de completar 1 mês sem alterações para comparar os resultados com os dados da E-REDES e da minha fatura, quer de consumo, quer de produção, para ter mais certezas sobre os meus relatórios.

Eu (ainda) não estou a vender os excedentes mas optei por uma solução simples: contratei bi-horário e não estabeleci horários de funcionamento. Tenho uma habitação e não um ambiente industrial onde seria fácil cumprir horários de consumo.

Durante o dia mais de 70% do meu consumo é assegurado pelo painel solar e à noite tenho o KW mais barato. A factura mensal de inverno desceu de 130€ (sem painel) para 60€ (com painel).

Tenho 1.35 KW de potência nos painéis, alguém tem ideia de quanto faturaria anualmente se vendesse os excedentes ? Se é só os 50-70€ que me disse o instalador nem vale a pena o esforço…

Boas. Bem, não valer o esforço é relativo. É só mesmo submeter papelada, e vender. Para mim nao tem lógica é dar quando posso vender, seja 10€, seja 200€. No meu caso, com a ajuda do HA, mais os painéis, consigo conjugar muita coisa, alguns aparelhos uso consoante o preço de venda, que varia diariamente, de noite ou de dia. Estou nos primeiros meses de produção, e ainda não recebi, pois é só de 3 em 3, mas a minha estimativa, ao preço da electricidade hoje em dia ( estou a vender indexado ao valor médio, menos uma comissão para a empresa), é de cerca de 15 a 20€ por mês, isto no meu caso. Estou com um problema de produção e em vez de estar a produzir 1.7kWh estou só a produzir cerca de 1.1kWh (ando à briga, já com livros de reclamações e pedidos de compensação para virem reparar há 15 dias). Quando tiver a produção total, espero receber entre 20 a 25€ por mês, sem qualquer esforço. Em vez de dar. Se vale o esforço inicial? Submeter uns papéis para receber o que pelo que antes dava de graça, para mim vale sempre a pena, como disse, seja 10€ ou 200€. Agora, isso é com cada um :blush:

1 Curtiu

Boas pessoal,

estou em vias de enviar o meu contrato para a luzboa para começar a vender o meu excedente.

àqueles que já fizeram há mais tempo, como tem sido o processo de receber ?

As faturas que a empresa emite em vosso nome são sem IVA ? qual a justificação para a isenção que apareec na fatura ?

É que ando aqui “numa guerra” com eles porque na cláusula 6, alínea 4 têm lá escrito que “O produtor declara que está no regime normal de IVA…”, ora se declaramos que estamos no regime normal (e não no regime especial de isenção previso no artigo 53º do CIVA), então qual a justificação para se emitir a fatura sem IVA ?

Relativamente ao ficheiro SAF-T é a luzboa que envia para a AT ou temos de ser nós ?

Obrigado e até já,

RainMaker

Comecei a 22 de Março, supostamente as faturas são trimestrais. Devo estar “quase” a receber a primeira, deixo aqui informação assim que perceber o processo todo.

Boas,

Não sei se é off-topic, mas a deixo aqui um feedback mais informativo que outra coisa, dado que ainda não comecei a vender o excedente, mas tenciono fazê-lo. Enviei cerca de 25 emails para todos os comercializadores listados na ERSE há coisa de 2 meses, e essencialmente, consegui o feedback abaixo.
Deixo esta informação para que, quem estiver interessado, possa tentar ver que oferta lhe é mais interessante.

  • Compradores : LUZBOA, LUZIGAS e mais recentemente a Coopernico (há alguns dias)
  • Ainda em estudo, mas possivelmente interesse durante este ano : a Ezu, JAF Plus e Elergone
  • Compras acima de um patamar elevado para mim: Alfa Energia (10 kW), Info Muon (200 MW), Yes Energy (50 kW)
  • Sem interesse/resposta : as restantes (exemplo: Galp, EDP, Endesa, Goldenergy, Iberdrola, Cepsa)

Das que deram feedback positivo, há normalmente 2 ofertas:

  • fixa, com um valor (baixo) fixo por kW (entre 4 e 6 cêntimos)
  • indexado, seja ao valor diário ou horário da OMIE, com uma taxa/comissão de 10 ou 20%

Atenção que em todos os casos, é preciso abrir actividade nas finanças, a facturação e pagamentos são mensais ou trimestrais, e há mínimos de compra/facturação, isto é, não é todos os watts que excedem. Algumas pagam ao 1kWh, outras a 250 wH ou 500 wH, portanto os arredondamentos feitos pela E-REDES podem ser importantes.

1 Curtiu

Na luzboa é auto faturação. Nao precisas de abrir atividade


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade