Peço aos organizadores do fórum que, se julgarem o assunto fora de tópico, movam esta publicação para outro tópico mais adequado. Dito isto:
Eu, a partir deste mês, compro energia elétrica por 130 euros o mega Watt via Endesa. Entretanto, vendo o meu excesso de produção solar pelo preço OMIE (https://www.omie.es/pt) que, se forem ver, amanhã compra minha energia por 201,34€ o mega Watt. Vendo o meu excesso de produção pelo preço OMIE do dia menos 10% de comissão cobrado pela empresa que compra, a Luzboa.
Logo, me é mais barato gastar eletricidade do GRID do que consumir aquela que eu gero pois, ao vender o que gero, ganho mais do que aquilo que pago pelo mesmo consumo. Isto põe uma “confusão” na forma que devemos configurar os nossos aquecimentos/refrigeração; máquinas de lavar/secar; carga de veículos; etc.
Estou tentando encontrar um meio de utilizar o HA, com Node Red, para tomar as decisões corretas de quando eu devo utilizar a minha produção ou gastar do GRID.
Isto leva-me a muitas questões de como automaticamente ligar:
- A máquina de lavar pratos em função do preço da energia?
- O mesmo acima mas para a máquina de lavar roupas;
- O mesmo acima mas para a máquina de secar roupas;
- O mesmo acima mas para o aquecimento de água;
- O mesmo acima para a carga da bateria do carro;
- Etc.
Alguém “louco por poupança” como eu no grupo que já pensou/enfrentou isto e que queira partilhar como podemos, via HA + Node Red, obter o melhor?
Obrigado!