Viva,
Nos últimos dias tenho estado a ler muito, mas não sei se do que li, resultou uma correcta compreensão do funcionamento da domótica.
No meu caso, estou a projectar casa e pelo estudo que estive a fazer, por exemplo,
1 - Se comprar 10 interruptores mecânicos duplos, para controlar estores, da Efapel Apolo 5000 gastarei +/-55€, se mais tarde lhes quiser dar alguma inteligência, terei de comprar os shelly 2.5 que custam no mínimo s/portes 21€, ou seja pago 5,5€ por interruptor + 21€ por Selly o que significa que para 10 estores ficará em +/-265€ o processo todo.
2 - Se comprar os mesmo 10 interruptores mas sendo os Sonoff T0 2CH, que encontro no Aliexpress por packs de 3, a vir de França já com portes, fica cada a 15€. Ou seja por 150€ consigo ter logo desde inicio os estores a funcionar através de interruptor táctil na divisão ou remotamente.
3 - Se para os quartos, comprar Sonoff T0 3CH, para controlar a iluminação do tecto e os estores no mesmo interruptor, a poupança ainda será maior. Pois por 16€ compro este modelo de equipamento, enquanto se fosse para os mecânicos, teria que ter um kit Estore+Shelly 2.5 e outro kit Iluminação+Shelly 1, o que me ficaria muito mais caro.
Já tive confirmação de vários vendedores on-line, que claro está querem vender, que os Sonoff TX, funcionam mesmo que não haja wifi/lan, ou seja havendo problemas de rede terei na mesma iluminação em casa.
É verdade?
A nível do funcionamento em escada, que à partida será no corredor entre 3 interruptores, e a iluminação exterior que já serão mais circuitos e interruptores, mas pelo que li não há necessidade de passar mais cabos, pois havendo conectividade, é possível configurar na aplicação que quando carregar no botão X ele desliga a lâmpada que foi ligada pelo botão Y que está na outra ponta do corredor ligado à mesma lâmpada e vice-versa, ou seja, a lâmpada está ligada a 2 interruptores diferentes mas os interruptores não estão ligados entre si. Isto funciona mesmo assim? Ou tenho que ter os interruptores na mesma ligados entre si para fazer a comutação de escada?
Tirando esta situação do corredor e da iluminação exterior, o resto da iluminação será o simples liga e desliga, com mais ou menos botões, consoante a dona da obra me autorize .
A nível do portão da garagem e do exterior para acesso à entrada, pelo que tenho lido, será sempre melhor controlar por Shelly 2.5 por poder alimentar o Shelly directamente no motor a 220v ou a 24V conforme o motor. Se bem que dava-me jeito poder abrir ambos do interior da garagem recorrendo aos Sonoff TX.
Alguém me pode confirmar se estou a pensar bem a coisa e se isto efectivamente funcionará na prática, já que a instalação será feita a contar em mais cedo ou mais tarde ter algum grau de automação na casa pelo que haverá sempre o neutro extra necessário em cada circuito.
Como todos os euros contam, penso que com a solucção sonoff, poupo em material eléctrico da obra, quantidade de caixas de parede, espelhos, tempo de trabalho etc.
Depois de estar instalado na casa, a ideia será comprar um Raspberry, instalar o HA e ver o que consigo fazer, porque já não programo há décadas. No imediato a ideia seria não ter que sair da cama, para ir fechar estores, ver se as portas estão fechadas, etc. Actualmente tenho Aqara no apartamento.