Configurando o Home Assistant no Node Red

Olá pessoal!

Dando sequência no uso do Home Assistant com o Node-Red vamos mostrar como instalar o node do Home Assistant e enviar um comando para o Home Assistant e também ler um valor.

Bem, a primeira coisa que temos que fazer é procurar o componente Aqui e instalar o componente do Home Assistant no Node-Red.

Na biblioteca de node existem dois componentes para Home Assistant:

  1. Este
  2. e Este

Pelos testes que fiz o primeiro node apresentou melhor interação para utilização.

Temos duas opção de instalar o componente:

  1. Pelo terminal
  2. Pela interface do Node-Red

Eu, particularmente prefiro diretamente pelo terminal mas fica a critério, mas vou mostrar os dois modos:

Pelo Terminal:

  1. Abre o terminal
  2. cd ~/.node-red
  3. npm install node-red-contrib-home-assistant
    image
    Com isso a instalação será feita.

Pela interface do Node-Red:

image
image

Ao instalar pelo terminal dá para acompanhar a evolução da instalação.
Pela interface percebe-se somente uma barra de indicação que está instalando e as vezes ela desaparece dando uma impressão que não instalou mas por fim o node aparece configurado.
Sempre que instalar um node novo é bom reiniciar o serviço do node-red:

sudo systemctl restart nodered.service

E atualizar o navegador.

Logo após isto o node ficará disponível para uso no menu localizado no lado esquerdo.
image

Obs.: Para qualquer node novo a ser instalado o passo é o mesmo.

Para ler um status do Home Assistant vamos usar o componente:
image esse componente le a mudança de uma identidade do Home Assistant:

Quando adicionamos o componente no NR ele pede a configuração do servidor:

image
image

Depois de configurado o servidor do Home Assistant, em entity id quando digitamos qualquer serviço ele já traz a lista:

image

Selecionando qualquer componente o mesmo já estará configurado no NR.

image

Obs.: Se a configuração do seu Home Assistant estiver correta irá aparecer na parte inferior no component o Status, que no meu caso está conectado ao Home Assistant.

Eu adicionei este componente Debug para poder acompanhar os valores recebidos pelo NR. Este componente é um dos mais importante que tem no NR pois ele que serve de base para testar os nodes e extrair os valores de cada componente quando não se sabe o que o determinado componente envia, se é String, Json, boolean.

No meu caso quando eu ligo ou desliga a iluminação da minha cozinha o status aparece na aba debug no lado direito:


image

Diante disso já da pra fazer automações com os status das entidades.

No próximo irei mostrar como lê o valor a cada intervalo de tempo.

Achei meio extenso o tutorial, o que acharam?

Deixem os comentários/sugestões para melhorar para os próximos.

Abraços!

3 Curtiram

Muito bom @dedynobre! Excelente trabalho…

Obrigado pela partilha, @dedynobre assim fica mais fácil quem se quiser iniciar com o nod red.

Este tópico foi automaticamente fechado 90 dias após a última resposta. Novas respostas não são permitidas.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade