Na minha opinião a primeira opção é de longe a melhor pois na segunda opção caso optes por wifi é introduzido mais um ponto de falha e caso fiques sem rede wifi os dispositivos vão deixar de comunicar com o HA e responder a automações.
Acredito que já arranjei uma alternativa, o meu principal problema consistia que os meus sensores da xiaomi não fazem Mesh dado que não são alimentados à corrente, daí não ser possível expandir a cobertura, ora com a instalação de vários Osram samrt plugs pela casa veio resolver esta dificuldade.
Estou a finalizar testes, mas para já parece-me que terei boas probabilidades de sucesso.
Como sempre a vossa ajuda foi 5 *
Ainda bem que o problema ficou resolvido… contudo, as OSRAM plug não são os melhores repetidores ( as lampadas da philips, ikea e tomadas e os carregadores usb tem mais força). Se conseguiste resolver com a OSRAM, perfeito, se tiveres dificuldades já sabes que tens alternativas com maior potência.
Estou com algumas dificuldades no sync das luzes GU10, E27 e E14 que comprei do IKEA. Como nunca fiz o processo devo estar a falhar alguma coisa.
Terei de levar todas as lampadas e sensores junto ao conbee stick para sync ou posso fazê-lo de outras zonas da casa que a OSRAM já cobre?
As lâmpadas terão de estar ligadas?
Eu vejo-as no VNC, mas não consigo fazer o sync.
Obrigado.
Costuma ser necessário fazer 2 coisas:
1 - Entrar em modo de emparelhar. Para tal deves desligar/ligar ~6 vezes rapidamente até ficarem a piscar ou em ciclo de dim.
2 - Na aplicação do frontend (tens o link onde está instalado o addon) ir a lights e clicar em adicionar.
Ambos os passos devem ser realizados paralelamente em curto espaço de tempo (~1 minuto) enquanto a lâmpada está em modo de emparelhar e a rede aberta e em descoberta.
Por norma não é necessário estar muito perto. Mas, caso não resulte da forma descrita acima, tenta novamente com alguma proximidade ( ~ 1 metro) do conbee.
Não sei porque, mas depois de ligar/desligar as luzes 5x não ficam a piscar para iniciar o emparelhamento. Esse é o processo para todas as lâmpadas Ikea?
É o que está referenciado nas instruções e tem resultado com as que tenho.
Tentaste 6 vezes ligar/ desligar rápido? Perto do conbee?
NOTA: por vezes 5x chega… mas 6 vezes é o que está referenciado.
Algumas funciona, outras não são identificadas embora vejo-as no VNC.
Sensores da Xiaomi ainda não consegui emparelhar nenhum, preocupa-me ter de remover já os existentes para emparelhar, o que é deveras chato. Deveria ser possível com a rede mesh por perto.
Quais são as lâmpadas que não consegues? Tentaste via Phoscon? As mesmas estão na lista de compatibilidade?
Depende dos sensores… podes tentar com um perto de uma lâmpada que faz de repetidor, caso não consigas tentas emparelhar perto do conbee.
São todas lâmpadas do IKEA, processo idêntico, umas emparelham outras não, só já falta uma, agora perceber porque o phoscon não a reconhece.
Sensores de porta da xiaomi nem um consigo apanhar no phoscon, já tentei junto ao conbee.
Curioso é que parece-me vê-los no VNC, mas não sei ver fisicamente no device o ID para confirmar.
Apesar de serem todas lâmpadas do IKEA não significa que o modelo esteja já na lista de compatibilidades, daí ter perguntado quais as que não estavas a conseguir.
Relativamente aos sensores a questão é idêntica, quais são?
O motion sensores da Xiaomi são os MCCGQ01LM, aliás na fase de testes em Windows (antes de configurar finalmente o phoscon na Synology) eles eram reconhecidos, após esta transição é que não.
Relativamente às lampadas, tenho aqui duas que não as vejo na lista:
- TRADFRI E27 Color 8.6w 600lm (Phoscon emparelhou)
- TRADFRI E27 Normal 8.9w 806lm ( 2 de 3 emparelhadas, apenas 1 não consigo)
Esta consta na lista mas não emparelho nenhuma:
- TRADFRI E14 Normal 5w 400lm
Curioso é que parece-me vê-las no VNC Viewer mas aparentemente não captura toda a informação delas, provavelmente a razão para não finalizar o processo de emparelhamento.
- TRADFRI EE14 Normal 8.6w 600lm
Tenho quase a certeza que todos esses problemas que tens têm apenas uma origem: os equipamentos não estão perto do Conbee.
Vais a um chinês, gastas 2 euros e trazes um casquilho e uma extensão eléctrica com interruptor (isso até se tira de um candeeiro velho e custa 0€) e ficas com o problema resolvido para as lampadas sem andares a perder mais tempo.
Por algum motivo TODOS os fabricantes com hubs zigbee (e de outros protocolos) dizem para o emparelhamento dos dispositivos ser feito entre 5 a 15cm do hub…
Onde se pode comprar ConBee II a bom preço??