Configuração Conbee 2 @ hass.io & deConz

Boas,

Cheguei a uma fase do meu projeto que necessito de configurar os meus sensores Xiaomi no HA, pensei em configurar as minha Xiaomi gateways mas infelizmente não existe “hack” para as versões mais recentes que permita fazer a integração.

Assim sendo, avanvei na compra de 2 ConBee II Stick, na ideia de que requereria poucas configurações e bastaria ligá-los num transformador numa tomada qualquer :thinking:

Aqui reside a minha primeira dúvida face às pesquisas que fiz aqui no forúm e no tio Google, não me parece que seja possível fazê-lo e obriga que este esteja sempre ligado a Raspberry ou outra dispositivo com Phoscon / deConz para ficar efetivamente ativo. Esta minha presunção está correta?

Ou existe alguma forma de fazer o setup inicial do ConBee para posteriormente ligar numa tomada e automáticamente permitir o join dos devices zigbee.

Já testei o setup com o deConz Addon no hass-io e até num portátil Win10. Nem sempre é fácil detetar os devices, experiência não tem sido boa :unamused:

Vossa ajuda é imprescindível :+1:

Obrigado.

Eu não conheço o funcionamento do stick ConBee e a sua configuração… Mas quando falas que nem sempre é fácil de detectar falas exactamente do momento do emparelhamento?

Eu não conheço o funcionamento do stick ConBee e a sua configuração… Mas, já tenho uma pedia a título de empréstimo e nos próximos dias sou capaz de conseguir ajudar … efetivamente.

Sim, na fase do emparelhamento. Um verdadeiro terror, tanto que já considero devolver na 2f e tentar zigbee2mqtt.
Preciso dos sensores de porta para conjugar com os portões exteriores que têm todos sonoff.

desconfio que existirá algum problema também quando tentamos emparelhar devices que já tenham sido adicionados anteriormente e posteriomente removidos. talvez aceder à base de dados sql lite e removê-los.

Alguém tambem tem ideia se preciso de ter cada conbee ligado a um Raspberry , portátil e outro com o phoscon para funcionar ou após configurar basta ligar a um carregador USB?

Tens problemas ao emparelhar possivelmente porque não deves estar a fazer reset aos dispositivos antes de os emparelhar de novo.

Boa noite a todos
ConBee II está a funcionar com o deCONG 3.9, com a 5.0 não funciona, nem com a versão do HA 0.103.4 só consegui com a 102.3 .

Vou continuar a fazer alguns testes. Em Windows 10 está a funcionar mas o emparelhamento dos sensores Xiaomi é um pesadelo, principalmente com aqueles que já se encontravam no Xiaomi GW v3

@rockas faz um reset aos mesmos antes de emparelhares.

Já tentei fazê-lo várias vezes, é mesmo um desespero :frowning: incluido desligar o Xiaomi GW
Reset: pressionar com clip 10 segundos

ainda irei fazer o teste de abrir e fechar a porta.

O modo de fazer reset nem sempre é igual e varia em função da marca e modelo do dispositivo. Consulta a documentação dos dispositivos para teres a certeza sobre como fazer correctamente o reset.

@rockas

Conforme prometido:

Existem 2 formas de configuração: local (ligado diretamente ao hass.io) e remoto (ex:um raspberry a fazer de servidor/gateway com a ConBee II e o hasss.io aceder ao mesmo por rede ip).

O setup pode ser feito de diversas formas. Contudo, o ideal será fazer o mesmo no equipamento definitivo… por ser mais rápido e simples.

Dos vários devices que testei (lampadas e comandos do ikea, philips e osram), o processo foi simples e rápido. Contudo, deves ter atenção a alguns pormenores conforme já referido acima pelo @j_assuncao.
Existem pelo menos 2 formas de adicionar os devices: por vnc e pelo web ui… no caso de ser feito pelo vnc, os devices vão aparecer posteriormente no web ui de diversas formas (ex: quando pedido para adicionar uma light e a mesma já foi adicionada via vnc). A titulo de exemplo, a imagem abaixo mostra 3 devices (o primeiro foi pelo web ui e os outros 2 pelo vnc)

No que respeita às entidades aparecerem no HA, deves adicionar uma nova integração e escolher a deCONZ que irá passar os devices e criar automaticamente as correspondentes.

excelente descrição, valido inteiramente o setup que descreves, ao longo deste processo tentei várias alternativas.
Infelizmente, ConBee 2 requer que esteja sempre ligada a um GW, o que limita por si bastante a sua funcionalidade.

Cada vez mais acredito não ser melhor alternativa para mim, dado que apenas um USB stick não cobre toda a zona que pretendo, 1º Piso, R/C, Garagem, Portões e portas exteriores.

Sugeres alguma abordagem para o meu cenário?
Obrigado.

Não conheço um sistema zigbee que tenha o melhor de todos os mundos. Contudo, o conbee até ao momento (após vários testes realizados) aponta para ser o mais universal,completo e versátil, comparado com os HUBs da Philips, ikea, Xiaomi,… e com outros do tipo cc com z2m.

No que respeita a ser um interface por usb e ter de estar ligado a uma gateway… até é uma vantagem. Ou seja, será possível colocar o mesmo fisicamente no melhor local possível para cobertura de rede e utilizar a rede IP (wifi ou cabo) para ligar ao HA. Não obstante de o mesmo poder estar só ligado diretamente no HA.

No teu caso em concreto poderia considerar uma de duas abordagens:
1 - Ligar o conbee diretamente no HA e utilizar repetidores. Sendo a rede zibee do tipo mesh, os repetidores são, por norma, todos os devices que estão sempre com corrente elétrica (lâmpadas, tomadas,…) ou equipamentos exclusivos (ex: o ikea tem um repetidor e carregador usb).
2 - Ligar o conbee num raspberry e colocar em local central com alcance para os restantes devices. Desta forma, crias uma gateway fisicamente distante do HA mas com cobertura zigbee e dentro da rede IP para ligar ao HA.

Na minha opinião, ambas as soluções são válidas e devem ter sucesso, dependendo do local. Contudo, se tivesse de apostar em alguma, iria pela forma mais económica (a 1) e utilizava lâmpadas (em candeeiros de mesa ou pé ), tomadas e repetidor (ikea usb)… criando uma rede mesh com vários pontos de redundância para falhas.

Na minha opinião a primeira opção é de longe a melhor pois na segunda opção caso optes por wifi é introduzido mais um ponto de falha e caso fiques sem rede wifi os dispositivos vão deixar de comunicar com o HA e responder a automações.

Acredito que já arranjei uma alternativa, o meu principal problema consistia que os meus sensores da xiaomi não fazem Mesh dado que não são alimentados à corrente, daí não ser possível expandir a cobertura, ora com a instalação de vários Osram samrt plugs pela casa veio resolver esta dificuldade.

Estou a finalizar testes, mas para já parece-me que terei boas probabilidades de sucesso.

Como sempre a vossa ajuda foi 5 *

2 Curtiram

Ainda bem que o problema ficou resolvido… contudo, as OSRAM plug não são os melhores repetidores ( as lampadas da philips, ikea e tomadas e os carregadores usb tem mais força). Se conseguiste resolver com a OSRAM, perfeito, se tiveres dificuldades já sabes que tens alternativas com maior potência. :wink:

@Luis_Andrade

Estou com algumas dificuldades no sync das luzes GU10, E27 e E14 que comprei do IKEA. Como nunca fiz o processo devo estar a falhar alguma coisa.

Terei de levar todas as lampadas e sensores junto ao conbee stick para sync ou posso fazê-lo de outras zonas da casa que a OSRAM já cobre?

As lâmpadas terão de estar ligadas?

Eu vejo-as no VNC, mas não consigo fazer o sync.

Obrigado.

Costuma ser necessário fazer 2 coisas:

1 - Entrar em modo de emparelhar. Para tal deves desligar/ligar ~6 vezes rapidamente até ficarem a piscar ou em ciclo de dim.
2 - Na aplicação do frontend (tens o link onde está instalado o addon) ir a lights e clicar em adicionar.

Ambos os passos devem ser realizados paralelamente em curto espaço de tempo (~1 minuto) enquanto a lâmpada está em modo de emparelhar e a rede aberta e em descoberta.

Por norma não é necessário estar muito perto. Mas, caso não resulte da forma descrita acima, tenta novamente com alguma proximidade ( ~ 1 metro) do conbee.

Não sei porque, mas depois de ligar/desligar as luzes 5x não ficam a piscar para iniciar o emparelhamento. Esse é o processo para todas as lâmpadas Ikea?


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade