ConBee 2 - Zigbbe HUB - Vale a pena?

O Z2M ou o ZHA é o modo como estás a integrar isso no HA.

Qual é a importância ? Faz diferenças significativas?
Obrigado

Estás a falar de quê?

O Z2M ou o ZHA é o modo como estás a integrar isso no HA.

são duas integração diferentes mas ambas funcionam com zigbee. O ZHA é nativo do HA mas para já com menos qualidade e funções que o Z2M.

:warning: Malta vamos ter atenção ao tópico…são várias mensagens offtopic.

1 Curtiu

Esclarecido. Obrigado!

Há varias soluções para se ter zigbee…


se vale a pena, depende da utilização que cada um queira dar.
Optei por ter porque gosto de saber um pouco de tudo e a unica maneira de saber é ter e mexer.
No meu caso optei pelo Sonoff, por ser uma solução que não é preciso andar a soldar, fica tudo dentro de uma caixa pequena , tem boa apresentação, é barata e mesmo depois de tasmotizar … funciona :slight_smile:
Quanto ao alcançe, fiz um teste de ponta a ponta da casa (~15m), resultado não funciona, centralizando o “HUB” está a funcionar bem.
Quanto às integrações julgo que está em ZHA, segui o metodo que indiquei lá para trás e foi o que ficou, não faço ideia como se coloca em Z2M.
1 Curtiu

PS: A Sonoff ZBBridge, tem ainda a vantagem de ligar ao HA via wifi, portanto pode-se colocar onde der mais jeito.
Julgo que não há nenhum guia aqui no forum para flashar Sonoff ZBBridge e como a utilizar com os 3 metodos ZHA, Z2T e Z2M… podia ser util para quem quiser optar por esta Bridge

Estás a oferecer-te para para escrever um tutorial? :wink:

Não sou expert nestas coisas, nem sabia o que era ZHA, Z2M Z2T, ainda continuo sem ter testado outra coisa sem ser um sensor de temp/humi. com ZHA … por isso é capaz de ficar um tutorial coxo.

Mas podes fazer sobre como flashar o Sonoff ZigBee Bridge.

Vou tentar fazer isso :wink:

1 Curtiu

Tenho tido imensos problemas de conexão com os dispositivos, de vez em quando tenho de os procurar de novo. Gosto muito do aspeto desta bridge da sonoff, mas está a ser problemático. Tenho os sensores e os botões a menos de 10m. Tens tido algumas dificuldades?

nesta bridge, em princípio, os canais de zigbee e wifi escolhidos deverão ser extremamente importantes, uma vez que estão muito próximos…

Boa dica, sabes onde posso ver essa informação na bridge?

em princípio isso será um setting no zha. Quanto aos canais ideais do wifi/zigbee, existe aqui no fórum um tópico excelente sobre o assunto

bem, pelo que vi, tens de usar um método bastante “artesanal” para mudar o canal…
O mais fácil, se possível, é usares o canal 11 para o wifi…

ok, obrigado, vou ver isso.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade