ConBee 2 - Zigbbe HUB - Vale a pena?

Boa noite,
Tenho um Hub zigbee da Xiaomi que utilizo para controlar os meus dispositivos zigbee. Mas não me servem de praticamente nada porque não consigo integrar com o HA.

Estou a pensar comprar um hub zigbee universal. Li bastante sobre este ConBee:

https://www.amazon.es/Dresden-ConBee-Concentrador-electrónico-II/dp/B07PZ7ZHG5/ref=sr_1_6?__mk_es_ES=ÅMÅŽÕÑ&crid=7GE6MX4T83U3&dchild=1&keywords=conbee+ii&qid=1598482165&sprefix=conb%2Caps%2C207&sr=8-6

Qual a vossa opinião?

Obrigado,

Se pretendes uma solução pronta a usar, é uma boa opção…
Se tens jeito para DIY e um ferro de soldar, podes comprar um cc2538+cc2592 e ficas com hardware idêntico por 6 vezes menos €… (Este dá bastante mais trabalho a ter pronto a usar… São opções…)

Olá Nuno,
Obrigado pela tua resposta. Pois, eu sou mais software e menos hardware. Acho que pegava fogo à casa a fazer isso :slight_smile:

Solução chave na mão parece-me bem, apesar do preço. É um pouco caro para o que faz. Já agora, tenho o meu HA num mac que está sempre ligado…não vês problemas com isso pois não?

Muito obrigado

Com um Mac sempre ligado, vejo! :sweat_smile:
A conta da EDP deve meter medo…
De resto, para o HA serve perfeitamente.
Mas se puderes ter numa VM o hass.io (nome antigo do actual home assistant por oposição a home assistant core - uma confusão ridícula de nomes que os responsáveis do projecto criaram… :man_shrugging:), melhor

1 Curtiu

:slight_smile: Por acaso a conta da EDP está tranquila, lucky me :slight_smile:

Mas tocaste num tema que me faz alguma confusão, Home assistant Core e Hass.io tem algumas diferenças não? Pelo menos o hassio tem os add ons que não temos no core. Por exemplo, para o core uso o HACS. E instalar o duck dns no HA core foi mais complicado por ter que gerar um certificado manualmente. Com o hassio, o add on do duck dns facilita as coisas.

São só estas as diferenças entre eles?

Usa o Home Assistant Supervised (AKA Hassio) que é o melhor para quem não quer perder muito tempo a configurar o sistema.

Mas voltando ao tema deste tópico, a Conbee apesar de cara cumpre muito bem a sua função. Podes depois utilizar através do addon Deconz ou pelo Zigbee2MQTT (Z2M) porque o ZHA ainda não está maduro o suficiente para ser uma boa opção. E com a vantagem de não ficares limitado ao dispositivos da Xiaomi.

1 Curtiu

Oá Jorge,

Percebo, o Hassio já tem algumas coisas pré-configuradas, possibilidade de add-ons etc. Recentemente quis colocar o meu HA acessível pelo exterior com SSL e deu trabalho. Mas estou a usar também HACS para alguns componentes e estou a gostar bastante desta versão.

A minha dúvida é só se usar a Conbee em HA core vai ser um fim do mundo para configurar e vou mesmo ter que trocar para o Hassio. Isto porque acho que esses add ons não estão disponíveis via HACS.

@Nelson_Silva começaste com um ponto que está a criar alguma curiosidade da minha parte, e podes evitar de gastar dinheiro…é preciso saber mais detalhes.
Que hub tens da xiaomi? tira uma foto e coloca aqui a parte traseira do mesmo.
Se o mesmo já atendia às tuas necessidades fora do HA, se calhar com um pouco mais de informação pode ser possível a integração do mesmo, ficando assim com o teu problema resolvido… pois “cheira-me” que já estás frustrado com isso e já queres alternativas…e podem não ser de todo necessárias …

1 Curtiu

Eu tenho a pen zigbee, mas confesso que não gostei muito do desempenho em termos de alcance, e por isso comprei a conbee II.
Gostei de tudo da conbee. É facil de adicionar dispositivos e de integrar no HA.
É mais caro, mas tendo em conta a minha experiência, vale o dinheiro que gastei.

1 Curtiu

Viva @RodolfoVieira,

Na altura li sobre os gateways da Xiaomi e de que forma seria possível integra-los com o HA. Li que a primeira versão conseguia-se sacar o token e configurar mas nas seguintes não.

Na prática, neste momento, só tenho devices zigbee da xiaomi, se conseguisse integrar não precisaria do Conbee. Mas não consigo integrar porque precisava de integrar o gateway primeiro.

O gateway é a versão 2 se não estou em erro.

O que li na altura, implicava abrir, e fazer umas soldas. Não sei se existe outra solução?

Ok caso queiras tentar resolver este problema podes continuar a conversa em outro tópico, porque não é bem assunto para estarmos a comentar neste tópico conforme o título indica. Caso queiras dar continuidade após leres isto pesquisa no fórum por um tópico onde esse assunto já se tem vindo a debater.

1 Curtiu

Ok, obrigado @RodolfoVieira. Vou dar uma vista de olhos nessa documentação novamente.

1 Curtiu

O sonoff zigbee bridge com tasmota não é uma boa opção?

Sim, é, mas pode ser um bocado mais difícil de pôr a funcionar… No fundo está algures entre o cc2538 e o conbee em termos de preço/facilidade de implementar

1 Curtiu

Sim, é verdade. Aqui é mesmo por uma questão de facilidade. É já ter a chave na mão. Se bem que fica um bocado caro para o que é.

Achas 40€ caro para ter um hub Zigbee que funciona com quase tudo o que há no mercado? Então o que achas de:

  • 38€ (29€ temporariamente) pela gateway do IKEA que dá apenas para equipamentos do IKEA?
  • 50€ pela Hue Bridge que dá apenas para equipamentos Phillips?
  • 50€ pela gateway da Xiaomi que dá apenas para equipamentos Xiaomi?

E os outros gateways proprietários andam todos dentro destes preços…

Eu não acho caro a pensar em todos os outros gateways que existem no mercado. Se achasse isso não tinha encomendado na Amazon :joy:

Acho caro em relação a outras opções mais DIY como já falaram aqui.

Como solução chave na mão está um preço aceitável. Em termos de tecnologia não é tecnologia de ponta para custar 40€. Mas se queremos não ter trabalho é pagar o que pedem :stuck_out_tongue:

Não precisavas de ter comprado na Amazon, seja na Desden (fabricante da Conbee) ou na Mauser o preço é o mesmo porque é definido pelo fabricante. Se procurares outro gateway universal de zigbee não vais encontrar e isso terá a ver com o preço.

1 Curtiu

Não é bem assim… Mas tão facilmente acessível é que é difícil…

Sim, agora estou desejoso para experimentar. E fazer uma review no canal. Ultimamente o meu gateway da Xiaomi tem dado problemas :pensive:

1 Curtiu

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade