ConBee 2 - Zigbbe HUB - Vale a pena?

Olá Nuno, sabes de algum tutorial para fazer isso? A implementação depois no HA é fácil?

a que te referes? sonoff zigbee bridge?

Referes um DIY com solda envolvida, precisava de ver como se faz isso😊

Depois de alguma pesquisa encontrei o Sonoff ZBBridge, que me parece bastante interessante e fácil de implementar. Algum feedback?

Não, mas parece uma boa opção… Quanto à opção com solda, logo ao fim do dia vou tentar colocar aqui informações

Já olhaste para o cc2531 ? é o que eu uso, e funciona impecável. é literalmente só ligar via USB e está feito. Vem, com os circuitos expostos, o que dependendo do sitio onde o ligares, pode ser um problema, mas fica-te a 2 euros e tal no aliexpress e é plug and play. Podes sempre imprimir uma cover em 3D mais tarde.

No meu caso tenho-o ligado a mqtt usando zigbee2mqtt e o HA lê os sensores a partir dai.

Vou espreitar esse. Não precisas de soldas?

Não é preciso soldar nada, no entanto parcialmente induzi-te em erro que já flashei o meu há bastante tempo - é necessário comprar o hardware para flashar o chip, o guide certinho pode ser encontrado aqui:

Uma das vantagens de ires pelo caminho do CC2531 é que depois podes comprar multiplos chips , flashá-los como sendo repeaters, e espalhar pela casa para extender o sinal. No meu caso de um apartamento acabo por não precisar, mas é especialmente útil para casas maiores / vivendas / anexos.

1 Curtiu

Atenção que o cc2531 é MUITO limitado em termos de hardware, quer capacidade de processamento, quer alcance… Se o 1o não afecta uma rede com poucos devices, já o 2o será sempre relevante…

Podes tambem flashar o repeater que está no projeto Zigbee2mqtt, e usa-lo com o conbee.

Tenho a mesma dúvida que o @Nelson_Silva. Instalei o HA num Rpi com uma CC2531 apenas como laboratório de testes e para me familiarizar com os equipamentos e tecnologia. Tudo funcionou bem mas fiquei sempre com dúvida de seria uma solução (o CC2531) capaz de suportar vários sensores zigbee quando a colocasse em produção. Parece-me que o zigbee será a melhor tecnologia para os sensores. Qual a vossa opinião?
Alguém já tem experiência no conbee2 que a possa partilhar aqui? Como é um dongle USB, embora os relatos da cobertura sejam bons, fico reticente. Não vi nenhuma antena externa, apenas a recomendação de ser utilizada uma extensão USB para não ficar ligado junto ao HOST. De qualquer forma o valor, que parece exagerado se tivermos apenas em conta o hardware, não parece exagerado se o addon facilite a vida na adição dos sensores. Mas desconheço!
É quanto ao CC2591?
Obrigado desde já pelas opiniões e desculpem se coloquei demasiados temas neste tópico.

Fica aqui o meu caso. Uso só zigbee para sensores e alguns interruptores. Para estes casos o zigbee é o mais eficiente. Tomando por exemplo um sensor de porta, um modelo que suporte wifi usará um pilha AA ou AAA, já no caso de um modelo que comunique sobre zigbee usará uma pilha de litio tipo CR1625, bastante menor.
Quanto ao Hub uso o Conbee2. Tenho também um CC2531 flashado como router. Para mim o software usado com o conbee é o mais intuitivo, facilitando em muito a configuração. Mesmo sensores não oficialmente suportados, (como o detector de fumo da xiaomi) ficam perfeitamente integrados no Home Assistant. Na minha opinião só esta facilidade já justifica a diferença de preço.

O meu Conbee está a caminho ainda não tenho feedback dele. Mas pelas reviews que vi, e para quem não quer perder tempo com as soluções de flashar e não se importar por pagar um bocadinho mais caro, parece-me uma otima solução. Espero não me arrepender :slight_smile:

Quando falas em limitação, referes-te aos tempos de resposta? Pergunto isto porque uso o CC2531 há cerca de 1ano e meio ligado a cerca de 15 dispositivos zigbee e nunca me falhou, e tem tempos de resposta bastante aceitáveis - poucos milissegundos entre carregar num botão e aparecer-me o input já no MQTT.

Como é que o Conbee integra com o HA? tem alguma message queue pelo meio ou o HA interage directo com o dongle?

Acabei de encomendar o Sonoff ZBBridge pela ITEAD, com sensores e o botão deles, deve demorar algum tempo (alguém tem experiência de encomendar deles?). Depois do que li, parece-me mesmo a solução mais adequada em termos económicos e de compatibilidade. Resta ver no terreno como se comporta. Links:


https://www.youtube.com/watch?v=dC1AEyFhmnc

A principal limitação do 2531 é o alcance, que é péssimo… Mas a capacidade de processamento também não é grande coisa… Para sensores que apenas reportam esporadicamente como os que referes, ccomporta-se bem, mas para dim de lâmpadas e muita quantidade de dispositivos, já não serve… A melhor solução qualidade/preço é, na minha opinião, o cc2538+cc2592, no entanto, é relativamente complexo de implementar inicialmente…

Encomendei via loja Sonoff no aliexpress (https://sonoff.pt.aliexpress.com/store/3063001?spm=a2g03.12010612.pcShopHead_6328630.0) no dia 26Ago, chegou hoje, vou agora tentar tasmotizar para ver se consigo ligar o sensor de temperatura Sonoff que tb andei vir, vamos lá ver como corre.

Vou seguir este metodo:

Depois de tasmotizado vem o firm zigbee via ota:

1 Curtiu

Sonoff ZBBridge já está tasmotizado e a funcionar no HA com sensor temperatura/humidade da sonoff.

2 Curtiram

Estás a usar Z2M ou ZHA?

Não te sei responder, como é que vejo isso?
Para flashar usei este ncp-uart-sw_6.7.6_115200.ota


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade