"Comutador de escada" e sensores

Olá a todos!

No corredor dos meus quartos em casa, tenho 3 interruptores, que ligam as luzes desse corredor.

Gostava de automatizar essas luzes que sao GU10, com sensores, que ao entrar no corredor eles ligam e dps ao ao entrar num dos quartos elas desligam.

Que sensores aconselham e o que devo instalar nos interruptores? Shelly ?

Obrigado!

Numa. Comutação de escada podes colocar um switch tipo shelly (pessoalmente não gosto dos shelly, mas serve como referência), montas o switch no interruptor que liga as lâmpadas, dos 3 apenas um vai “atacar” a lâmpada, é nesse que metes o switch.

Sensores de movimento sugiro pir zigbee, são rápidos e não consomem muito, existem muitos no mercado, a malta gosta dos xiaomi.

Viva,

Tenho a funcionar a solução apresentada pelo Jorge Teixeira e funciona 5*. Sensor de movimento zigbee aquara e shelly 1.

Exacto, o mesmo, eu pessoalmente coloco sempre os shelly, na caixa de comutação assim tens a certeza qual é o fio que vai alimentar aquela lâmpada/circuito)

Eu tenho switch zigbee (que aproveito e serve de router) e sensor de movimento também zigbee. Tudo controlado por node-red.
Atenção que os sensores de movimento tem sempre um delay até funcionarem outra vez.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade