Compra de Moradia e inicio de projeto Smart Home

Estimados,

Esta é a minha primeira participação no forum, agradeço desde já a ajuda.

Estou em vias de comprar uma moradia e gostava de obter a vossa opinião sobre os primeiros itens a comprar.

No meu apartamento atual tenho um HA onde integro alguns equipamentos nomeadamente interruptores LIVOLO (RF) com a ajuda de um broadlink para interagir com eles via RF, algumas extensões inteligentes, um shelly a dar-me a energia gasta no quadro da eletricidade, integração com TV etc.

Ora neste momento a dita futura moradia tem interruptores e tomadas “not smart”. Imaginei começar por aí pois os estores são elétricos e como kick inicial parece-me mais interessante poder controlar luzes, standby de equipamentos (por via das tomadas) e estores.

A Livolo tem uma gama RF (que é uma chatice pois não temos status e tem algumas falhas), WIFI que desconheço mas parece-me não integrar com HA e zigbee que também desconheço mas constam alguns equipamentos no suporte do zigbee2mqtt.

A ideia seria transformar todas as tomadas e interruptores em em dispositivos inteligentes.

Qual seria a recomendação em termos de hardware?

Tudo isso pode ser feito com Shelly 1 e 2.5 mas os interruptores devem ser mudados para interruptores de mola por motivos estéticos.

Mas gostava de fazer uma pequena chamada de atenção pois este tema de iniciar a domótica a comprar equipamentos de controlo é já recorrente aqui no Fórum e na minha opinião não é totalmente certo.

Ainda à cerca de duas ou três semanas um dos nosso utilizadores (penso que foi o @lopitos) fez uma chamada de atenção para esta situação no nosso servidor de Discord e que veio totalmente ao encontro da minha opinião sobre este assunto. Entrar no mundo da domótica a comprar Shellys, Sonoffs e similares é começar a construir a casa pelo telhado…

Todos têm a tendência para começar pelos equipamentos sem nunca pensar na infraestrutura que vai suportar toda a domótica. Para quê ter 40 ou 50 equipamentos wifi se o router do operador a partir dos 20-25 equipamentos está no limite da capacidade? Para quê configurar tudo no router do operador se depois o operador sem pedir autorização (até porque não precisa) atualiza o firmware ou faz reset ao router e as configurações se perdem todas? E estes são apenas dois exemplos, muitos mais haveria para referir…

Outra questão é a utilização do protocolo de RF. É muito útil por ter grande cobertura mas é um protocolo unidirecional, o que quer dizer que se mandas apagar uma luz ele não te vai confirmar se a luz foi de facto apagada ou não…

Pesquisa também por equipamentos zigbee as tuas necessidades para tirar também alguma carga do wifi. Se fores comprares equipamentos zigbee opta por uma gateway universal como a Conbee, Slaesh, SZB e similares. Os equipamentos zigbee são relativamente baratos e facilmente comprados em Portugal, pois tanto o IKEA como o Lidl vendem bastante equipamento, embora no Lidl seja sazonal. Existem também os equipamentos da Xiaomi que são facilmente adquiridos.

De resto, dá uma boa vista de olhos aqui no Fórum pois há muita informação útil para te ajudar a escolher. Podes também ir ao nosso servidor de Discord, tens lá muitos utilizadores disponíveis para de responder a pequenas duvidas que te surjam.

2 Curtiram

Olá.

No seguimento da sugestão anterior, a qual subscrevo na íntegra, sugiro fazer por fazes.

Análise da instalação atual ( perde mesmo muito tempo).
Após isso estuda possíveis soluções. Basta que num interruptor não exista espaço, fio neutro ou até fase que as opções são diferentes (sim tenho um que é de escada e não tenho fase - tenho mas varia😡).

A rede é essencial. Essencial mesmo. Estuda bem a casa, e soluções. São componentes normalmente caros, que dependendo do orçamento podem ser adiados até o dia em que o baralho de cartas caí. Depois a solução passa por comprar à pressa e ainda com maior custo.

Além disso a rede é/pode ser ainda uma questão de segurança ou falta dela.

Obrigado @lopitos e @j_assuncao pelos comentários.

De facto não dei o devido contexto.

A minha area profissional é de Infraestrutura de Redes e Sistemas, traduzindo, já no meu apartamento a minha rede de casa é constituida por um Microserver HP a correr ESXi como Hypervisor com algumas VM’s nomeadamente o HA. Depois tenho 1 switch cisco e 2 APs Aruba, tudo “enterprise grade”.

Dito isto em termos de rede estou perfeitamente à vontade quer com os equipamentos atuais quer com o conhecimento para fazer crescer a rede de forma saudavel.

Voltando ao tema dos interruptores, tomadas e afins:

Eu gostava de evitar equipamentos WIFI. Na minha opinião o wifi não deveria ser a tecnologia utilizada por equipamentos como os que procuro isto porque, conforme se vê pela evolução dos últimos anos, um qualquer aspirador, interruptor, extensão, etc. facilmente se torna obsoleto (na sua forma de comunicar), são inúmeros os equipamentos novos que ainda saem com norma “N”. Imagino também que os consumos de um interruptor WIFI sejam superiores a um Zigbee (não tenho base prática de comparação… mas no papel creio que sim).

Quando falei dos Livolo prende-se com o facto de reunirem o fator estético ao fator funcional (Zigbee não sei se funciona bem, mas admito que sim). No entanto desconheço outro fabricante que tenha a panóplia de aparelhagem que eles têm.

Bem sei que poderia comprar shelly’s mas sendo interruptores mecânicos iria desvirtuar a posição das teclas.

Quanto aos interruptores de mola, não conheço… mas obrigaria sempre ao investimento shelly + interruptor…

Ahhhh… O contexto… Devil is in the details :japanese_ogre:

Continuo a recomendar Shelly, podes aproveitar promoções que eles fazem no site ou promoções de outros sites como a Mauser por exemplo. E quanto ao custo da mudança, basta mudar o miolo do interruptor o que deve ficar por cerca de 1€ a 2€/cada dependendo da marca. O que poupares numa promoção paga-te a troca do miolo…

P.S.: Os interruptores de mola são também conhecidos por interruptor de campainha ou interruptor de mola. Basta carregar e voltam de novo à mesma posição. E esta característica permite-te depois, dependendo do equipamento, teres várias funções na mesma tecla com single click, double click, triple click e long press. O limite é a imaginação.

Os eletricistas também lhes chamam interruptores de escada, pois são habitualmente usados nesse contexto.

Já que estamos numa de pregar:

Quem está a construir:

  • Colocar tubos para um quadro de grandes proporções e vem tudo ao quadro! Nada de passar L para a iluminação/estores. Isto permite controlar tudo centralmente. 1 dispositivo de rede apenas, e maior flexibilidade de configurações
  • Pontos de rede em todas as divisões e estudem de inicio o sitio optimo para o(s) Access Points
  • Botões de pressão (os tais)
  • Armário ou arrumo para servidores e UPS (não esquecer de alimentar o quadro com a energia da UPS)
  • Alarme ? passa tubos
  • CCTV no exterior sempre a apontar para a casa e de preferencia com camera a cobrir camera
  • Já vos disse para passar tubo para todo lado ?

Já agora uma chamada de atenção também para esta publicação.

E aproveito também para citar de novo o @RodolfoVieira, “ Um dos principais erros que o ser humano comete é colocar o entusiasmo à frente da racionalidade ”. Há que pensar bem antes de agir em especial com estas coisas que nos levam muito dinheiro e tempo.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade