Como interpretar corretamente as leituras do meu contador com o HA?

@lopitos, o documento oficial diz que as medidas são em Wh. Logo, aqui não há dúvidas. O que o ESP/Tasmota faz é que divide o valor recebido por 1000 para te enviar os dados já em kW.

Agora, os contadores disponibilizam o que neste documento chamam “last profile” que está descrito a partir da página 17. Este registo dá-nos o quanto consumimos nos últimos 15 minutos aos 0, 15, 30 e 45 minutos e, logo, não é cumulativo, pois está sempre a variar à cada 15 minutos à menos que não tenhas consumo.

Entretanto, também tens os contadores cumulativos, que chamo "totalizadores. Veja, por exemplo, o registo 0x0016. Este tipo de registo é sempre incrementado pelo valor de consumo e é aquele que, por exemplo, lemos no ecrã do contador e informamos à E-redes para evitar as estimativas.

Se colheres o “last profile” e pegares o valor dele e somares à última leitura do totalizador (i.e.: 0x0016), vais ver que foi somado a este totalizador exatamente o valor obtido na leitura do last profile. Assim sendo, o valor do “last profile” é que compõe o diagrama de cargas entregue pelo contador.

O problema: Quando pegamos o ficheiro Excel no site da E-redes (é só meter “consumptions” ao invés de “readings” na URL), ele nos entrega um mapa de cargas mas com o valor real de consumo/produção multiplicado por 4. Eu verifico isto por que colho o last profile, sendo fácil verificar pois divido por 4 o valor publicado pela E-redes e bate tudo à 100% ou seja, não há uma única divergência de valores.

Minha pergunta: Qual o racional disto? Por que quê os valores de reporte são multiplicados por 4?

Eu tenho acesso aos consumos e leituras apesar de nos dados aparecer como “Integrado em Rede inteligente Não”
No entanto, no Tipo de Contador aparece Telegestão
dados_eredes

O mesmo se passa comigo, pelo que o site deve nos dar informação errónea, pois eu não tenho acesso às leituras (mas já tive…). Pego as leituras “pela porta do cavalo” porque ponho na URL “consumptions” e aí consigo ver o diagrama de cargas. Atualmente colho o diagrama de cargas diretamente no contador e só comparo o que leio com o que eles publicam. Os números conferem com exatidão.

No meu ver a informação está correta. O que é dado é potencia em cada intervalo de tempo. O calculo da energia é feito pelo integral da potencia no tempo.

Se tivermos um gráfico com a representação da potencia no tempo a energia será igual à área do gráfico. Neste caso podemos considerar que temos retângulos. A energia consumida a cada intervalo de tempo, 15 min, que é o mesmo que dizer .25 hora, é igual à (potência desse intervalo) * .25. O calculo da energia numa hora será igual ao somatório da energia de cada bloco de 15 min.

Há quem diga que chega ao valor correto dividindo tudo por 4. Isso é verdade quando temos períodos de 15 min múltiplos de 4, como vimos em cima.

Se tivermos analisar potencia em blocos de 10 min, já teríamos de multiplicar a potencia por .16(6) que é o numero de horas equivalente a 10 min.

A informação do diagrama de cargas deles está correta quando compara com as que eu recolho.

Referia-me a informação errónea da página web. Ela me diz que eu não tenho leitura mas, quando ponho a URL correta, pego os dados.

O valor da medida é multiplicado por 4 porque o contador mede Watts hora. Se obténs o dado em 1/4 de hora, para saber o valor de 1 hora tens então de multiplicar por 4.

Diagrama de cargas, referem-se aos dados que “sacamos” em xls da E-Redes?
Tipo isto?

Data Hora Consumo kW Produção kW
2020/12/23 00:15 5,696 0
2020/12/23 00:30 5,844 0
2020/12/23 00:45 5,78 0
2020/12/23 01:00 5,752 0
2020/12/23 01:15 5,668 0

Sendo isto a que se referem, parece-me que representa a leitura do kW instataneos tirada a cada 15min


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade