Como interpretar corretamente as leituras do meu contador com o HA?

@lopitos, o documento oficial diz que as medidas são em Wh. Logo, aqui não há dúvidas. O que o ESP/Tasmota faz é que divide o valor recebido por 1000 para te enviar os dados já em kW.

Agora, os contadores disponibilizam o que neste documento chamam “last profile” que está descrito a partir da página 17. Este registo dá-nos o quanto consumimos nos últimos 15 minutos aos 0, 15, 30 e 45 minutos e, logo, não é cumulativo, pois está sempre a variar à cada 15 minutos à menos que não tenhas consumo.

Entretanto, também tens os contadores cumulativos, que chamo "totalizadores. Veja, por exemplo, o registo 0x0016. Este tipo de registo é sempre incrementado pelo valor de consumo e é aquele que, por exemplo, lemos no ecrã do contador e informamos à E-redes para evitar as estimativas.

Se colheres o “last profile” e pegares o valor dele e somares à última leitura do totalizador (i.e.: 0x0016), vais ver que foi somado a este totalizador exatamente o valor obtido na leitura do last profile. Assim sendo, o valor do “last profile” é que compõe o diagrama de cargas entregue pelo contador.

O problema: Quando pegamos o ficheiro Excel no site da E-redes (é só meter “consumptions” ao invés de “readings” na URL), ele nos entrega um mapa de cargas mas com o valor real de consumo/produção multiplicado por 4. Eu verifico isto por que colho o last profile, sendo fácil verificar pois divido por 4 o valor publicado pela E-redes e bate tudo à 100% ou seja, não há uma única divergência de valores.

Minha pergunta: Qual o racional disto? Por que quê os valores de reporte são multiplicados por 4?

Eu tenho acesso aos consumos e leituras apesar de nos dados aparecer como “Integrado em Rede inteligente Não”
No entanto, no Tipo de Contador aparece Telegestão
dados_eredes

O mesmo se passa comigo, pelo que o site deve nos dar informação errónea, pois eu não tenho acesso às leituras (mas já tive…). Pego as leituras “pela porta do cavalo” porque ponho na URL “consumptions” e aí consigo ver o diagrama de cargas. Atualmente colho o diagrama de cargas diretamente no contador e só comparo o que leio com o que eles publicam. Os números conferem com exatidão.

No meu ver a informação está correta. O que é dado é potencia em cada intervalo de tempo. O calculo da energia é feito pelo integral da potencia no tempo.

Se tivermos um gráfico com a representação da potencia no tempo a energia será igual à área do gráfico. Neste caso podemos considerar que temos retângulos. A energia consumida a cada intervalo de tempo, 15 min, que é o mesmo que dizer .25 hora, é igual à (potência desse intervalo) * .25. O calculo da energia numa hora será igual ao somatório da energia de cada bloco de 15 min.

Há quem diga que chega ao valor correto dividindo tudo por 4. Isso é verdade quando temos períodos de 15 min múltiplos de 4, como vimos em cima.

Se tivermos analisar potencia em blocos de 10 min, já teríamos de multiplicar a potencia por .16(6) que é o numero de horas equivalente a 10 min.

A informação do diagrama de cargas deles está correta quando compara com as que eu recolho.

Referia-me a informação errónea da página web. Ela me diz que eu não tenho leitura mas, quando ponho a URL correta, pego os dados.

O valor da medida é multiplicado por 4 porque o contador mede Watts hora. Se obténs o dado em 1/4 de hora, para saber o valor de 1 hora tens então de multiplicar por 4.

Diagrama de cargas, referem-se aos dados que “sacamos” em xls da E-Redes?
Tipo isto?

Data Hora Consumo kW Produção kW
2020/12/23 00:15 5,696 0
2020/12/23 00:30 5,844 0
2020/12/23 00:45 5,78 0
2020/12/23 01:00 5,752 0
2020/12/23 01:15 5,668 0

Sendo isto a que se referem, parece-me que representa a leitura do kW instataneos tirada a cada 15min

Eu confesso que quanto mais analiso os dados da E-Redes menos os compreendo. Por exemplo, porque razão o meu saldo em Vazio (segunda coluna de dados) é superior ao consumo nesse periodo (primeira coluna de dados)? O saldo não deveria ser sempre igual ou inferior dependendo da produção?

Sem saber que dados tem cada coluna é difícil analisar o que quer que seja.

É a informação do site da e-redes que é igual para todos os utilizadores (julgo eu), mas aqui fica:

O Saldo só aparece umas semanas depois das leituras e o meu primeiro post é com valores de saldo já calculados. Pelo que percebi os valores das colunas “Saldo” são aqueles que posteriormente são comunicados ao fornecedor de energia para serem faturados.

Sou novo no mundo do HA e tenho vindo a aprender. Tenho um Shelly EM e as contagens normais de energia pedida à rede bate +/- certo com as contagens de kWh nas leituras do contador e-Redes.

No entanto, as leituras reais e comunicadas para faturação dão sempre inferiores às leituras esperadas pelo HA ou do contador.

Presumo então que possa estar relacionado com esta questão do net mettering a cada 15 minutos.

Posto isto, alguém me pode ajudar a configurar uma variável de contagem de energia mensal, enviando o código que possa fazer copy/paste no Configuration.yaml e adaptar, e que tem em conta o saldo a cada 15m?

Ciclo da fatura?

o ciclo seria ao dia 20 de cada mês

Bom dia.
E conseguem obter a leitura que a E-Redes envia ao comercializador (já com as contas do settlement/15min) para depois confrontar com o HA ?
Tenho autoconsumo à ± 2 meses e tive de telefonar ao comercializador para me informar da leitura que estava a cobrar. Posteriormente falei com a E-Redes q confirmou a mesma.
Já tentei fazer 1001 contas com o xls da E-redes que esta parcelado aos 15min mas as contas nunca batem certo : pelas minhas contas eu deveria ter pago mais uns 40 kW do que a E-Redes contabilizou.
Na pagina de Leituras da E-Redes, as colunas ‘Saldo’ aparecem vazias, e a E-Redes disse-me ao tlf que não vão ser preenchidas … o que vai contra o q já aqui vi em alguns posts.
Edit : fui agora ver na pagina do comercializador e apareceu a leitura com settlement/15min. Menos mal …

Eu estou mais ou menos na mesma situação do Jorge Costa.

Ontem recebi mais uma fatura da EDP Comercial. Vendo os consumos normais (sem saldo de 15m) no HA calculados com o meu Shelly, para o periodo Março-Abril teria consumido 67 kWh.

Indo à página da e-Redes, nas leituras de consumo do contador, tive um consumo de 69 kWh, e portanto, parecido com o que me dá o HA com o Shelly EM. Tudo bem até aqui.

Agora na fatura apenas tenho um consumo de 47 kWh!!!

Implementei também o net meetering a cada 15m, mas o cálculo da energia deste modo tem apenas menos meia dúzia de kWh em relação aos 69, e portanto, muito longe dos 47 kWh da fatura.

Como é que a e-Redes está de facto a fornecer leituras ou a fazer os cálculos para dar um valor tão baixo, de 69 normais para 47 kWh???

Alguma ajuda? Já alguém verificou isto? Algum modo de fazer os cálculos com base no Excel da e-Redes? Posso disponibilizar este Excel para quem quiser analisar e ajudar…

Não tenho solar por isso não faço ideia.

Mas se houver falhas no xls vai ser diferente.

No meu caso:

20220502_171433

20220502_171407

Correção:

Dia 14 00:15 a 13 (dia 14 00:00)

20220502_172142

Pois, no meu caso, somando o consumo, teria então os esperados 69 kWh. Mas como tenho os paineis, tem de se ter em conta a produção. Se eu fizer os cálculos para o net meetering de consumo-produção a cada 15m no Exce da e-Redes, então teria 65 kWh, menos 4 kWh que a medição normal, mas ainda muito longe dos 47 kWh que vêm na fatura.

Alguém com paineis que tenha validado os dados disponibilizados pela e-Redes e depois o valor faturado de modo a perceber os cálculos?

Acho que finalmente, alguém percebeu como são feitas as contagens:

Autoconsumo Fotovoltaico | Julgo que finalmente entendi os mistérios dos cálculos do net metering e, consequentemente, dos valores considerados pela E-Redes para efeitos de c?.. | Facebook


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade