Como interpretar corretamente as leituras do meu contador com o HA?

Só uso kWh

Import e Export do contador

Só isso interessa…

Seguindo a filosofia do conta quilómetros do carro!

Pois é… Eu também quero pouco saber de outros contadores/medidores para este efeito, pois este é o único que conta legalmente.

Dito isto, ou produzes mais que 4kWh ou a subtração vai ser sempre zero porque não chegas a produzir 1 kWh em 15 minutos.

Vamos esperar pelo feedback da comunidade pois parece-me que fazer estes cálculos será um esforço em vão.

Para UPAC inferior a 4KWh não é necessário um contador adicional.

Eu ainda não tenho dados suficientes para poder estudar como é que a E-Redes faz esses cálculos.

Vou ter que aguardar pelo início do próximo mês de forma a verificar qual foi o valor que a E-Redes enviou ao Comercializador.

Já vou tendo algum histórico na área de cliente da E-Redes, mas vou ter que aguardar.

Penso que não vale a pena andar a perder tempo em suposições sem primeiro confirmar através dos dados oficiais da E-Redes que temos acesso no portal deles.

Apenas faço uma questão: se fosse o somatório das diferenças entre injeção e consumo de 15 em 15 minutos e a soma desses diferenciais, o porquê de o fazer de 15 em 15 minutos?

Ora, para isso bastava usar o método do “andar para trás” nós contadores de disco.

Eu suspeito que seja algo do gênero (sem qualquer confirmação):
Se consumo - injeção < 0 , valor =0
Se consumo - injeção > 0, valor = consumo - injeção

Não fazia sentido fazer parciais (15 em 15 minutos) se fosse somar tudo e contabilizar a injeção sem contrato de venda. Senão estávamos a injetar ao preço de custo. Isso eram impostos negativos.

Penso mais importante do que discutimos se devemos usar os dados do contador ou do equipamento x ou y é saber qual a fórmula que a E-Redes usa para contabilizar.

Falta a parte da venda, ao que eu chamo upac export acima


Se consumo - injeção < 0 , valor =0 >>>>> + excedente para venda

Se consumo - injeção > 0, valor = consumo - injeção >>>> excedente 0


Mas sim só vendo na fatura

Ter valor negativo era muito bom. Pouco provavel. Alias bastava fazer o cálculo ao fim do dia

Descartar o excedente iria acabar com a venda

Mal tenha dados e respectiva análise eu partilho os resultados das simulações.
No meu caso tenho UPAC < 4KWh e (1.36KWh) e não tenho contrato de venda.

@Moacir_Ferreira tens dados úteis no portal da E-Redes que permitam fazeres simulações?

Este é o meu problema: E-redes! Já decorrido o prazo legal para disponibilizarem os dados no portal eles ainda não disponibilizam. Ao contrário de vocês, eu tenho um contrato de compra e de venda de energia. Este mês eu recebi a conta de consumo de energia com os valores do contador de 2 meses atrás, onde o fornecedor de energia meteu tudo em estimativa porque a E-redes não está a entregar os dados. Estou no mesmo dilema sem saber como é que a E-redes faz o cálculo. Pior, o fornecimento é pago à cada 3 meses e eu só devo receber a primeira fatura de venda daqui uns dias. Mas a contar que a E-redes não está a fornecer os dados, não devo receber nada!

Assim que eu tiver dados ponho aqui.

Independentemente disto, já estou a fazer o registo do meu consumo/produção à cada 15 minutos, guardando o resultado em MariaDB. Assim fico com dados que posso depois ajustar para seja lá para qual for a realidade.

Aos organizadores do fórum: Estou a verificar um “delay” imenso entre os dados publicados via MQTT e o que chega ao InfluxDB. Gostava de perguntar a comunidade se têm a mesma experiência e quais as possíveis soluções. Entretanto, já temos um tópico “Lovelace”, “Node Red”, etc. E se tivéssemos um para o InfluxDB para não misturarmos tópicos dentro de outros tópicos?

1 Curtiu

Deves colocar a pergunta criando um novo tópico pois não tem a ver com o tema deste.

Lovelace e Node-Red não são tópicos, são categorias. Quanto à criação da categoria InfluxDB não acho a mais correcta pois é demasiado especifica. Vou propor à Equipa de Gestão a criação de uma categoria para Bases de Dados, é mais geral e abrangente. Até lá, podes sempre abrir novos tópicos e usar a etiqueta influxdb pois permite a filtragem na pesquisa.

image

Perfeito Jorge! Assim podemos meter tudo que diz respeito à base de dados lá. O HA tem muita funcionalidades e acabamos por fazer uma granda misturada que só complica quem procura respostas específicas.

Obrigado!

1 Curtiu

Em continuação da discussão de como interpretar corretamente os nossos contadores, eu gostava de deixar aqui em anexo um CSV com os dados reais da minha casa no período das últimas 24 horas, mas o site não permite carregar CSVs. Assim sendo, deixo um excerto em imagem do que verifico. Considerem que a minha potência instalada de painéis é de 5.200Wh e que o dia de hoje variou entre sol e nublado. Vocês vão verificar que minhas medidas têm 2 casas decimais (desnecessárias) que incluí para obter mais leituras no InfluxDB. Hoje, com o conhecimento que tenho, vou retirar as decimais porque não me valem de nada para contabilizar o consumo e produção.

Reforçando o meu comentário anterior, fica visível que a diferença em kWh em 15 minutos será sempre zero.

Caso alguém queira receber o ficheiro CSV para fazer suas próprias ponderações, dê-me um e-mail de contacto e eu envio o ficheiro CSV completo.

Olá.

Considerando que tens potência instalada superior a 4kwh, não tens dois contadores?

Pelo que andei a ler isso é obrigatório para UPAC acima de 4kwh. Se tiveres não sei como é que se obtém e simula os cálculos que a E-Redes terá que fazer.

Será que o problema que tens com a E-Redes será com isso?

Quando registas uma UPAC via MCP (Mera Comunicação Prévia), a lei te obriga a que tenhas um contador exclusivo de produção, contador este que de nada te vale pois é só para informar ao sistema nacional de energia o quanto o país em si está a produzir internamente em energias alternativas. O outro contador, pelo qual te computam consumo/produção, é o da E-redes e que tem de ser bidirecional.

Como óbvio, o inversor do sistema de produção solar também tem os seus contadores. Entretanto, os mesmos só me servem como indicação do que se passa mas não servem para o computo real de consumo/produção.

Atenção que o Decreto-Lei 162/2019 determina:

Isto quer dizer que não são os 4kW que mencionaste mas sim qualquer coisa que produza mais que 350W.

Só para vossa informação, o gráfico do site da e-redes e o XLS tem unidade errada… não é kW é mesmo kWh

Cruzei informação do site com os meus registos e não ha duvida alguma.

Os registos de consumo são portanto a quantidade de energia gasta a cada 15 minutos, nada de inventar com contas a multiplicar pelo tempo que nem sequer fazem sentido!

O netmeetering é então a diferença entre o consumido e o produzido, pagamos o valor positivo. Quem vender, receber o modulo do valor negativo.

1 Curtiu

Pois… Logo, se a unidade de medida for o kWh não produzires 4kWh (1kWh à cada 15 minutos) então a diferença entre consumo e produção vai ser sempre zero. Concordas?

1kwh tem decimais, ou não tem no site?

Não. Da informação que eu tinha anteriormente, os dados deles só contabilizam kWh, sem decimais. Daí a minha lógica de pensamento onde se não produzires no mínimo 1 kWh em 15 minutos o resultado vai ser sempre zero.

Já agora, denotar que a lei não estabelece o kWh como elemento de medida. A lei apenas menciona que o valor a ser computado tem de ser a diferença entre consumo/produção à cada 15 minutos. O site da E-redes é que só publica a contagem em kWh, sem decimais…

O contador só envia o total importado e exportado (salvo erro).

Tudo o resto é feito no servidor.

O seguinte não é o que o contador envia, já é o resultado do processamento…

Funções	Dados de Consumo									
	Dados de Produção									
Mês/Ano	setembro 2021									
Intervalo:	15 min									
										
Data	Hora	Dados de Consumo kW	Dados de Produção kW							
2021/09/01	00:15	0.604	0							
2021/09/01	00:30	0.532	0							
2021/09/01	00:45	0.468	0							
2021/09/01	01:00	0.452	0							
2021/09/01	01:15	0.584	0							
2021/09/01	01:30	0.288	0							
2021/09/01	01:45	0.348	0							
2021/09/01	02:00	0.44	0							
2021/09/01	02:15	0.388	0							
2021/09/01	02:30	0.38	0							
2021/09/01	02:45	0.356	0							
2021/09/01	03:00	0.488	0							
2021/09/01	03:15	0.344	0							
2021/09/01	03:30	0.412	0							
2021/09/01	03:45	0.488	0							

O dividir por 4 é um atalho. Fazer isso corretamente em matemática não faço ideia

4 = 4 periodos de 15min = 1 hora

Supostamente passamos de kW a kWh :rofl:


b)

A firmware dos contadores nem a ultima versao do “modbus by edp” suporta…

As leituras é deste genero:

 										
Tabela de Leituras	 	 	 	Energia Ativa (kWh)						
Data da Leitura	Origem	Estado	 	Vazio	Ponta	Cheias				
15/09/2021	Operador da Rede de Distribuição	Válida	Energia	231	140	386				
 	 	 	Perdas	-	-	-				
14/09/2021	Cliente	Válida	Energia	230	140	386				
 	 	 	Perdas	-	-	-				
14/09/2021	Operador da Rede de Distribuição	Válida	Energia	226	138	379				
 	 	 	Perdas	-	-	-				
13/09/2021	Operador da Rede de Distribuição	Válida	Energia	221	135	371				
 	 	 	Perdas	-	-	-				
12/09/2021	Operador da Rede de Distribuição	Válida	Energia	216	132	364				
 	 	 	Perdas	-	-	-				
11/09/2021	Operador da Rede de Distribuição	Válida	Energia	212	130	355				
 	 	 	Perdas	-	-	-				
10/09/2021	Operador da Rede de Distribuição	Válida	Energia	207	127	350				
 	 	 	Perdas	-	-	-				
09/09/2021	Operador da Rede de Distribuição	Válida	Energia	202	125	343				
 	 	 	Perdas	-	-	-				
08/09/2021	Operador da Rede de Distribuição	Válida	Energia	197	122	335				
 	 	 	Perdas	-	-	-				

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade