Como interpretar corretamente as leituras do meu contador com o HA?

Há vários problemas nesta abordagem da E-redes. O primeiro é que são 3 tarifas obrigatórias a totalizar e o ficheiro não apresenta os dados como tal. Eu compro e vendo energia, com preços distintos em “ponta”, “cheio” e “vazio”. Não se consegue definir consumo/produção dentro de cada tarifa.

Observei o que dizes acima e fiz meus estudos. Observe abaixo o excerto da folha Excel. Eu colho, via HA, o valor dos meus contadores de ponta, cheio e vazia à cada minuto. Tenho o InfluxDb, pelo que fiz o seguinte query:

SELECT "value" AS "Fornecido" FROM "homeassistant"."autogen"."kWh" WHERE "entity_id"='fornecido_cheia' AND time >= '2021-08-06T18:00:00Z' AND time <= '2021-08-06T18:45:00Z'

O valor que minhas leituras retornam é de 1,620.5; dividindo por 4 cada valor e somando ao final o valor deles é 1,535. Ainda é uma grande diferença…

Não consigo aceder a este gráfico. Alguém pode ajudar?

Olá

Para aceder aos dados do contador existentes na E-Redes tens que fazer login em https://online.e-redes.pt/login.

Caso não tenhas registro, terás que te registrar.

No entanto os dados dos “consumos” apenas aparecem se o teu ponto de entrega tiver um contador ligado à rede inteligente e a enviar dados.

E agora o detalhe:

No meu caso diz que não estou integrado em rede inteligente.

Por isso é que não tens os dados.

Da minha parte, tenho de fazer alguma coisa? Supostamente, o meu contador já é bidirecional e foi-me confirmado pela EDP que a E-Redes já estava a comunicar as leituras com o acerto de 15 em 15 minutos.

Tens produção solar declarada?

Mas independente de teres ou não produção solar podes descobrir o modelo do teu contador. Após isso eles costumam ter uma luz que com determinada cor indica se está a enviar ou não os dados. Procura o manual do contador.

A mim aconteceu ainda demorar algum tempo após o contador começar a enviar os dados e eles considerem que os mesmos estavam validados. Se foi instalado à pouco tempo pode estar a acontecer isso.

Na barra de endereço se substituir a parte que diz readings por consumptions o que acontece?

O somatório de um dia dá 64kW.

Como converter para algo util?

Edit: Deve ser a dividir por 4 = kWh :rofl:
Bate certo


Não tenho solar nem nada do genero.

Apenas um contador gprs.

Tipo: telegestao

Não integrado na rede inteligente

Ainda bem que deste esta dica… No meu aparece como não integrado e aí não vejo o tab de Consumos. O interessante é que quando vou ver a tal página “comsumptions” aparece lá o gráfico de produção/consumo. Entretanto, eu tinha leituras diárias que eram publicadas e agora me aparece uma mensagem “Não existe histórico de leituras para este contrato nas datas selecionadas”.

Deixei de ter leituras publicadas pela E-redes. Pode ser porque eles estão a alterar o sistema de contagem cá de casa ou porque eu estou a fazer besteira… Qual a cadência máxima que aconselhas devemos ter programada para evitar colisão no modbus do contador?

Isso é erro do servidor

Tenta mais tarde

Liguei para a E-Redes, dizem-me que está tudo bem, que estão a fazer o balanço energético a cada 15 minutos e a comunicar as leituras com a EDP.

Realidade:

  • no site não tenho acesso às leituras
  • no site o contador aparece como não integrado na rede inteligente
  • a última fatura da EDP, com a data de ontem e consumos até 20/08, aparece com valores estimados

28 minutos depois, deixei uma reclamação e agora tenho de aguardar, sem data de quando estará resolvido.

O mesmo aqui Miguel. Há de ter em atenção que a lei faculta a E-redes 4 meses para integrar o contador na rede inteligente. Eu tinha alguma leitura, atualmente não tenho nada. Liguei para eles para saber o que se passa e a informação é de que estão a fazer um upgrade na minha conta. Pedi estimativa de quando passa a funcionar e a atendente disse que o sistema dela não disponibilizava esta informação.

Eu também tive varios dias sem esses dados

Penso ser geral. E em dias diferentes.

O meu caso é ainda melhor.

O meu contador é dos GPRS. Está integrado desde dezembro de 2020. Sempre a enviar as leituras diárias e ainda os consumos de 15/15 minutos.

Esta semana foi instalado sistema de painéis solares.
A empresa fez a declaração do sistema no portal da DGEG. A E-Redes no mesmo dia enviou e-mail a informar que iam analisar se o contador está preparado.

Durante dois dias deixei de ter dados no site da E-redes das leituras e consumos.

Hoje passei a ter as leituras disponíveis. Além das leituras já tenho dados de consumo (15 em 15 minutos) e ainda os dados de injeção na rede (15 em 15 minutos).

O estranho é que o contador aparece como não integrado em rede inteligente.
Enfim

Pois é João… Embora não me apareça no browser a opção de consultar consumos, eu ponho na URL o “consumptions” e me aparece o gráfico abaixo. Agora que produzes, vais ter a mesma preocupação que eu tenho que é saber se estão a enviar como consumo, à cada 15 minutos, o valor computado pela diferença entre consumo e produção previsto em lei. Repara que, como eu já disse, a venda do teu excedente pode ser comprada por até por 7 vezes menos o que o operador te cobra pelo que fornece. Se em meio aos 15 minutos produziste mais que consumiste, então estarás a vender tua energia gerada a ti mesmo, eliminando assim o consumo caro do fornecedor externo.

A pergunta de fundo é: Eles fornecem as contas que fazem e os valores de consumo que entregam como consumo ao teu comercializador de energia?

Ainda como nota importante, como vamos automatizar esta informação no HA? Como antecipar o que vamos pagar e o que vamos receber diante dum quadro destes de cálculo? Daí o título deste post…

Ainda nem percebi como isso vai funcionar

Além do saldo dos 15min, há o excedente

Essa tabela dos 15min não é exclusiva do solar

Eu também tenho isso dos 15min. Mas não é usado.


Não minha opinião é a EDP que vai processar essa informação. E provavelmente oculto.

A cena dos 15min inicialmente so servia para antecipar e verificar o estado da rede global

Alias nem há interesse que exportem

Os painéis fotovoltaicos estão a tornar-se numa grande fantochada. Para a maioria das pessoas não compensa minimamente

Comprar painéis solares na EDP é o suicídio… Eles te baixam a conta mas não contabilizam o que produzes. Quando há sol, tu e tua família estão fora de casa; à noite não tem baterias para recuperar a energia que os painéis solares produziram durante o dia. Resumo: Pagas pelos painéis; ganhas um desconto irrelevante na conta; quem ganha é a EDP que importa menos energia para te vender.

Agora, vê com atenção a subida do custo da energia no mercado ibérico que publico abaixo e que podes verificar no site oficial que é o https://www.omie.es/pt


O custo da energia elétrica na península ibérica saiu da casa dos 35€ para os 150€. Como o mercado é livre, vamos ter de pagar o custo real da energia.

Veja, no mesmo site, o quanto Portugal importa de energia. Se vires com atenção vais meter painéis até no telhado da casola do teu cão, pois vai ficar impossível pagar energia elétrica. E sim, há motivadores da subida: Verão muito quente e ar condicionado; veículos (carro, trotinetes; bicicletas; etc.) à mais carregando em energia elétrica que não temos disponível.

Fora as discussões ideológicas acima, a pergunta ao fórum continua: Diante do quadro de quem compra e produz energia, como vamos interpretar (e calcular) corretamente as leituras dos nossos contadores no HA por forma a antecipar o quanto vamos pagar e receber do nosso fornecedor/comprador de energia?


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade