Como integrar uma rede iDom no Hass.io

Viva pessoal!

Como novato que sou nestas coisas já consegui configurar o Hass.io para dispositivos MQTT (pelo menos um Arduino com Ethernet).

Agora tenho outra dificuldade que é ligar, ao existente, uma rede de dispositivos que tem um iDom Gateway Plus da Domática (ver foto) na ponta. Penso que isto se comporta como um MODBUS TCP/IP.

Há alguêm que possa dar dicas de como isso se faz?

Obrigado.

Não conheço esses equipamentos mas caso seja MODBUS a via a seguir é esta:

Eu já andei por aí mas o que consegui foi empacar o MQTT.

Tenho que tentar novamente com mais cuidado para ver onde é exactamente que a coisa corre mal.

Que erros tinhas no log?

Tinha uma série deles o que me fez suspeitar que tinha estragado tudo era o facto de dizer que o endereço 0.0.0.0:… já estava em uso quando tinha acabado de fazer reboot ao raspberry.

Gravei de novo a imagem e voltei ao MQTT.

Também parei pois tive que reprogramar o Arduino para fazer o Modbus (só tenho um com Ethernet). Espero daqui a uns dias já ter uns Sonoff para poder perceber logo quando é que a coisa descamba.

Esse erro do 0.0.0.0 deve ter a ver com a definição de host: do MODBUS.

Vai dando noticias e se tiveres problemas abre um novo tópico com a tag modbus para não misturar os temas.

Olá a todos, sendo este o meu primeiro post, devo enaltecer a força deste fórum e destacar a vontade e entreajuda entre todos. Parabéns. Sigo logo a desenterrar um post de 2018. Serve isto para perguntar ao João, autor do post, se finalmente conseguiu solucionar a questão? Estou exatamente na mesma situação, com o mesmo equipamento mas ainda sem ideias de como avançar.

Obrigado e uma boa noite.

Olá a todos este é o meu primeiro post, venho deixar aqui a minha duvida se por acaso alguém consegui usar esses coletores da DOMATICA eu tenho dois GATEWAY E COLECTOR e tenho o software se alguém precisar posso disponibilizar

1 Curtiu

Boas Pedro, qual é o software que usas?

É software próprio da Idom eles tinham disponível no site e por sorte ainda consegui guardar no meu servidor a tempo eles cresceram e puff desapareceu o software looll da-me teu mail para te enviar o link para o software

Boas! @pedro_pimenta, ainda vou a tempo de pedir o software?

Alguém teve algum sucesso nesta integração? Tanto quanto sei também será necessário um SDK que recebe a informação vinda do gateway, mas a informação é escassa.

Obrigado!

1 Curtiu

Tenho cerca de 3 software da idom sei que dá para usar em knx entretanto está mesmo parado pois tenho muito trabalho e as horas vagas tenho adormecido kkkk mas posso deixar o link para o software

:smiley: Percebo-te @pedro_pimenta Se pudesses então deixar o link era ótimo! Obrigado!

1 Curtiu

Boas Pedro, algum sucesso na integração? Obrigado

1 Curtiu

Boas @pedro_pimenta e @rphenriques!
Algum de vocês me pode enviar o software? Também tenho uma instalação deles e quero integrá-la com o home assistant.

1 Curtiu

Olá @fbaiodias. Ainda não tenho, mas continuo interessado. :slight_smile: @pedro_pimenta, alguma possibilidade de deixar o link? Obrigado!

Boas, tenho esta informação. Ve se ajuda.

Já agora se me poderes ajudar numa integração com o Home assistant. Agradeço

Brutal, obrigado @Antonio_Gomes!
Mas infelizmente acabei de me aperceber que não tenho aqui nenhuma gateway para me conseguir ligar à rede. A minha instalação aparentemente só tem a fonte de alimentação e 3 Collector EBs :slightly_frowning_face:
Alguém conseguiu ligar-se directamente ao bus deles sem a gateway?

Bom Ano a todos.
Já não fui a tempo de transferir os ficheiros. Tenho a gateway e estou pronto para testes se alguém me quiser guiar. Ainda sem ideias de como integrar o sistema no HA.
Abraços

Boa tarde,

eu tenho a informação. Se ainda a pretenderes diz alguma coisa.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade