O truque era escolher um tutorial posterior a Fevereiro 2020 (altura em que saiu a versão 105 em que foi alterado o processo). Youtube “How to integrate Google Assistant with Home Assistant without a subscription”. Depois de configurar tudo em inglês testei dar o comando de voz em português e funcionou 5*. 1h30 desde o inicio da configuração até ao primeiro comando de voz.
com este video foi sem espinhas. tenho só uma dúvida que não testei ainda. se eu tiver um dispositivo com tasmota no HA ele tb sincroniza com o GA ?
Sim. Apenas têm que ser definidos no configuration.yaml quais os tipos de dispositivos a ser disponibilizados no GA. Eu testei comandar “lights” e “switches” tasmota no GA. Já com sensores não funciona tão bem. Sensores de temperatura são vistos como termostatos e quando se pergunta “qual a temperatura da sala?” alem da temperatura diz também o estado do controlador de temperatura. Ah, o nome pelo qual se vão chamar os dispositivos é definido no Google Home. Pareceu-me bem flexível. Embora tenha os estores definidos como… “estores” se der a ordem “fechar janelas” ele percebe que eu quero fechar os estores…
Testei tudo com um telemóvel antigo e agora acho que está tudo preparado para comprar uma coluna das baratinhas.