Como instalar e configurar um Medidor de Energia SDM120

Eu uso um código escrito por mim à 18 meses e tenho 0 problemas…

mas com o sdm 120? é o código do inicio do topico?

Nao, está no meu GitHub.

1 Curtiu

Boas Malta, Sou novo aqui no forum.
Antes de mais elogiar o vosso espirito de partilha e entre ajuda.
Já vi aqui informacao muito util e penso implementar. :+1:

Segui este tutorial para implementar o SDM120 no entanto nao estou a conseguir obter dados do mesmo.
Passo a explicar.
Tenho
NodeMCU + RS485 TTL ADAPTER para ler o dados do SDM 120.
Flash efectuado com sonoff sensors last build.
ligacoes efectuadas.
Configuracoes no sonoff. (Screen shots em attach).
no entanto so obtenho resultados a zeros. (Abaixo output).
Já tentei validar e confirmar se o TX e o RX estavam trocados. troquei e nada.
Alguem pode ajudar a perceber o que está mal ou a faltar?
Obrigado pela ajuda.

digite ou
13:15:32 MQT: Connected
13:15:32 MQT: tele/sdm120/LWT = Online (retained)
13:15:32 MQT: cmnd/sdm120/POWER = 
13:15:32 MQT: tele/sdm120/INFO1 = {"Module":"Generic","Version":"6.4.1(sensors)","FallbackTopic":"cmnd/sdm120_fb/","GroupTopic":"sonoffs"}
13:15:32 MQT: tele/sdm120/INFO2 = {"WebServerMode":"Admin","Hostname":"SDM120","IPAddress":"192.168.1.98"}
13:15:32 MQT: tele/sdm120/INFO3 = {"RestartReason":"Software/System restart"}
13:15:40 MQT: tele/sdm120/STATE = {"Time":"2019-02-15T13:15:40","Uptime":"0T00:00:22","SleepMode":"Dynamic","Sleep":50,"LoadAvg":19,"Wifi":{"AP":1,"SSId":"Vodafone-CD969E","BSSId":"34:B3:54:CD:96:A4","Channel":2,"RSSI":50}}
13:15:40 MQT: tele/sdm120/SENSOR = {"Time":"2019-02-15T13:15:40","ANALOG":{"A0":7},"ENERGY":{"Total":0.000,"ActivePower":0,"ApparentPower":0,"ReactivePower":0,"Frequency":0,"Factor":0.00,"Voltage":0,"Current":0.000,"PhaseAngle":0.00,"ImportActivePower":0,"ExportActivePower":0,"ImportReactivePower":0,"ExportReactivePower":0,"TotalReactivePower":0}} 

screen shots.

Podes colocar uma foto das ligações entre o SDM e o conversor? E qual é o modelo do conversor?

Ola Jorge obrigado antes de mais obrigado pela ajuda. Seguem as fotos. o modelo, como posso validar? N sei se pelas imagens chegas lá.

Obrigado

Mais outra q como sou user novo n me deixa carregar mais do q uma foto

E outra

Pelo que dá para ver pelas fotos, tens a ligação entre o conversor e o NodeMCU mal feitas.

CONVERSOR >> NODEMCU

GND >>>> GND
RXD >>>> RX
TXD >>>> TX
VCC >>>> 3V

O problema também poderá estar no facto de usares 3V3 e o conversor ser de 5V. Para experimentares com 5V liga o VCC ao Vin (confirma com um multimetro se tem 5V) ou usa um Wemos D1 Mini que além de ser muito mais pequeno (metade do tamanho) tem pinos de com VCC de 5V.

Obrigado pelo feedback Jorge, em relação às ligações entre o nodemcu e o conversor, estão assim propositadamente, isto é, só assim consegui flashar. com as ligações como tens no esquema, não foi possível, no entanto tb já tinha trocado n fosse ser disso, e sem sucesso. Quanto ao power pode ser disso. Tenho q testar e dou feedback. O estranho é ter visto muita gente dar feedback q dessa forma e com esta montagem tudo funcionou. Tenho de mandar vir o wemos, qq das maneira se mais pessoas conseguiram pôr a funcionar gostava q o conseguir. É estranho.
Assim q testar com 5V partilho o resultado. obrigado

@fideias
Para flashar o NodeMCU deves fazê-lo sem teres conversor ligado. O problema também poderá ser o utilizares o RX e TX e não desligares o SerialLog na consola do Tasmota antes de fazeres as ligações mas o @Maddoctor percebe mais disso que eu.

Bom dia Jorge,
Reflashei o nodemcu sem estar ligacao do TTL, com sucesso.
Voltei a efectuar as ligacoes. E desta vez ficaram como o esquema. Testado sem obter resultados.
Testei com Vin, 5V. Validei com multimetro e tinha 5V de saida. Resultado: Sem obter dados.
Efectuei testes de connectividade nao fosse algum fio nao passar a info. Sem Obter dados.

Resumindo julgo ja ter testado tudo e validado tudo. Continuo sem obter dados.
Nao é necessario fazer nada no SDM120, pois nao?

O que verifico é que no conversor só vejo o Led da TX a piscar, no Led RX nunca vejo luz. Sinal que nao existe RX e fica coerente com o facto de nao receber dados.

Será que o conversor nao está bom, ou SDM ?
Estou num beco sem saida. Estou a pensar adquirir novo SDM e novo conversor para alem do Wemo que sugeriste.

Sugeres que faca mais alguma coisa. Isto é estranho…

Obrigado

Penso que uma das soluções é alterares os pinos de RX e TX para outros que seja suportados pelo Tasmota e ligares o RX e TX que vêm do conversor a esses pinos. @Maddoctor podes confirmar (ou desmentir) esta informação?

Tb Testei isso usei salvo erro o GPIO15 e GIP013 do nodemcu. Fiz o mesmo do lado do Tasmota.
same result. Ate testei trocar o RX e o TX só para despiste. e nada de output. :frowning:

@fideias podes colocar uma foto de como tens configurado o Module? e ja agora o que tens ligado ao sdm120?

Olá Rodofo.
Quando falas configurado do lado do Module, queres dizer nodemcu ? o que corre o tasmota?
Segue imagem.
Ligado no SDM120 nesta fase de testes apenas uma lampa de 40W. Achas que o consumo é pouco para obter data?

Ok, a configuração está correcta!
Na console, colocaste SeriaLog 0, uma lampada de 40w será suficiente para obter dados.
Confirmas-te bem que as ligações do esquema estão exactamente iguais às tuas ligações? Sabes que por vezes quanto mais olhamos menos vemos…
Verifica se novamente se tens as ligações ok.

Pode ser o conversor, que tenha algum problema sim.

Sim, o serial log por default já bem a zero. Segue attach.
Vou fazer novo check nas ligações. E aumentar o consumo com um aquecedor não vá ser disso

revalidadas as ligacoes e nada. all the same. vou mandar vir um conversor novo, e esperar q esteja tudo bem com o SDM120. se tiverem mais sugestoes digam!

Podem
Partilhar qual o comando a dar na consola para colocar o serial log 0 ?

Copyright © 2017-. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt

FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade