Como instalar e configurar um Medidor de Energia PZEM-004T

Já vi qual a formula de conversão, falta o resto. Vou ver se me oriento. Obrigado!

Oi,

Para quem quiser ligar mais do que um PZEM pode utilizar como base este projecto.

Coloquei tres PZEM’s no mesmo NodeMCU.

PS. Remover o R15 menos num PZEM.

2 Curtiram

a ideia é boa, o problema é a velocidade com que ela sobe.

Por exemplo se ligas o jarro eletrico de 2000W, dificilmente vais ter tempo para receber um aviso e actuar sobre ele, porque a subida é muito rápida. Mesmo imaginando o cenário: está a atingir o limite, desliga o ar condicionado, imagino que a automação + ação não sejam rápidas o suficiente comparativamente à potência que é instântanea.

De qualquer maneira se testares, depois dá feedback, porque não deixa de ser interessante. :slight_smile:

Apesar de cá em casa ser tudo eléctrico e de ter contratado apenas 3,45 KVa , já sei que se ligar certos aparelhos ao mesmo tempo (forno, placa indução e maquina louça, por exemplo) que isto vai abaixo. O limite já sei mais ou menos, apenas queriam ter forma de saber o instantâneo e dar uma margem antes do limite. AInda vou ver… tenho outro problema, é que cada vez que começo a pesquisar ajuda para alguma coisa perco-me e quando dou por mim já estou a tentar outra coisa :sweat_smile: conclusão, comecei a procurar maneira de mostrar o kva instantaneo e acabei por fazer um temporizador para um switch onde vou ligar uma slowcoocker. defino as horas que quero que fique ligada e quando chega ao fim do tempo, desliga. Mas sim, vou dando feedback! Hoje á noite já volto á carga :wink:

1 Curtiu

Boa noite pessoal. Consegui pôr a info de potencia contratada (calculada) a aparecer no HA e criei automação para ser notificado caso chegue aos 3.1 Kva. Não é nada de especial mas deixo aqui caso alguém queira experimentar:

  - platform: template
    sensors:
      potencia_contratada:
        friendly_name: "Potência contratada calc"
        value_template: '{{ (((states.sensor.corrente.state | float) * (states.sensor.voltagem.state | int)) / 1000) | round (3) }}'
        unit_of_measurement: "kVA"

No template substituir o “sensor.corrente” pelo vosso sensor que mostra a info de corrente (A) e substituir o “sensor.voltagem” pelo vosso sensor que mede a voltagem (V).

depois criei uma automação simples para a notificação (notify_group = telegram e webos):

- id: '1550788652812'
  alias: Notificação limite de potência
  trigger:
  - above: '3.1'
    entity_id: sensor.potencia_contratada
    platform: numeric_state
  condition: []
  action:
  - service: notify.notify_group
    data:
      title: '*Master!*'
      message: Potência no limite. Desligar aparelhos antes que o quadro elétrico dispare!

para quem tem alexa ou google home, uma notificação por tts, neste caso, é o ideal.

1 Curtiu

É no pino marcado com a seta a vermelho, que devo soldar a traseira do sonoff?

@gnggaspar é melhor confirmares com um multimetro verifica se tem 5v, ainda não tenho dos sonoff novos para confirmar.

1 Curtiu

Alguem que tenha a nova revisao da placa, pode ajudar?
Estou sem multimetro :disappointed_relieved:

Vê isso: https://github.com/arendst/Sonoff-Tasmota/wiki/PZEM004T-Energy-Monitor

Não precisas de 5v… os 3v3 chegam.

De acordo com o site:
As the PZEM004T is functioning better on 5V, it can be obtained from the Voltage regulator as shown in this image.

Sim o pzem funciona a 5v, mas usando aquela resistencia no pzem fica a funcionar impecável e usas os 3.3v do sonoff. Eu tenho assim há 6 meses os valores batem certos.

Ahh, obrigado pela dica, mas nao tenho uma resistencia :frowning:

Era bem mais facil soldar ao pino dos 5v

Podes fazer o que eu te disse, qualquer loja do chines tem um multimetro, em principio o PINO esta certo era so mesmo para ter a certeza.

1 Curtiu

É isso mesmo, vou passar numa loja do chines, e comprar,.
Thanks

Isto está amaldiçoado, estava a fazer uma medições no sonoff para verificar se a soldadura dos 5v estava correcta, nao é que me escorregam as “pinças” do multimetro, mesmo para onde estava ligação a fase e o neutro…
Conclusao, clarao enorme, o diferencial disparou, e o mais que provavel, sonoff queimado…

Com o sonoff pow, nao consigo obter o mesmo resultado, sem ter que andar a fazer soldaduras?

Isso podia ter corrido MUITO mal… :scream:

Nunca se deve trabalhar com o circuito AC ligado e o equipamento não protegido. Caso seja mesmo necessário, devemos ser nós a utilizar equipamento de proteção (luvas, máscara, sapatos,…).

Facilitar pode ser fatal… é assim que grande parte dos acidentes acontecem.

Verdade, o facilitismo tem destas coisas…
No entanto, fiquei sem sonoff, como tinha dito acima, o pow não resolve este meu problema? Sem ter que “inventar” muito ( basicamente, só flashar com o tasmota)?

Acabei de comprar um sonoff pow r2.
Vamos lá ver se consigo colocar isto a andar .

Como faço para não enviar para o home assistant quando os dados ficam -1.00 ? quero enviar somente os dados só quando houver algum valor medido.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade