Como instalar e configurar um Medidor de Energia PZEM-004T

Bom dia pessoal. Tenho uma solução parecida com o pzem já há uns anos e tem funcionado bem mas como tenho trifásico e os 3 cabos no anel a percentagem de erro é maior.
Que solucao usam para trifásico?

Tens o emontx (openenergy monitor) e acho que a shelly estava para lançar algo do género.

1 Curtiu

Obrigado. Hoje também me disseram para meter só numa das fases e depois multiplicar por 3 porque a distribuição supostamente é equilibrada… mas entre isso ou deixar os tres cabos no anel… acho que deixo como está :slight_smile:
Vou esperar para ver o que o shelly vai lançar.

Como é?!?! Os três cabos passam no mesmo anel?

Isso para medir em condições tens de ter 3 anéis, um para cada fase. Se não for assim mais vale não teres nada porque nenhuma das medições que estás a fazer está correcta…

Eu sei que tem uma margem de erro superior. Comparando com a leitura real do quadro ronda os 20-30% (a mais na leitura da pinça). Isto com base em amostras que fiz quando arranjei isto há uns 6 anos.
Como os valores são por excesso e tenho usado só para ter uma ideia tem servido mas por não ser perfeito estava a tentar perceber que solução tipo PZEM usam para trifásico.

Isso não é uma margem de erro, é um erro demasiado grande! Basicamente estás a gastar electricidade pois nenhum dos valores deve estar correcto.

Para trifasica podes fazer isto:

https://www.nissanleafpt.com/viewtopic.php?t=5228&start=170#p93785

Alguém já fez isto com os novos sonoffs? podem confirmar se é o pino da foto do @gnggaspar ? não tenho multímetro para medir, por isso é que estou a perguntar.

Obrigado desde já

Olá,

É mesmo necessário remover o r15, ou basta colocar uma resistencia de 1k em 2 dos PZEM?

Peço antecipadamente desculpa se a pergunta for muito estúpida mas estou a me iniciar neste mundo!!!

Bom dia Ruben,

Sim, eu tentei sem remover e não funcionou, não tentei com a resistencia.

Olá Joaquim,

Simplesmente removeu o SMD? Não foi necessário soldar mais nada?

unicamente remover o R15, já que estou a alimentar os PZEM com 5V, aqui esta a imagem da minha configuração:

boas, preciso de limprar os consumos, tenho um pzem-004t v2.0 ligado a um sonoff basic e já carreguei no botão várias vezes e modos diferentes e não estou a conseguir, podem ajudar pf? obrigado

@Ricardo_Ribeiro se tiver flashado com tasmota na consola os seguintes comandos:

Energyreset1 0000
Energyreset2 0000
Energyreset3 0000

@RodolfoVieira obrigado, ja funcionou.

1 Curtiu

boas, agora estou à luta para limprar as contagens no home assistant, podem ajudar? obrigado

Coloca aqui o código que estás a usar devidamente formatado

@RodolfoVieira ainda não coloquei código nenhum para apagar as contagens, podes ajudar nisso PF? Obrigado

Não precisas apagar as contagens.
Podes usar o utility meter este componente é oficial do dgomes.
Procura aqui no fórum o tópico referente a isso,alguma dúvida depois reportas nesse mesmo tópico.

@RodolfoVieira Acontece que eu queria mesmo apagar as contagens, é que isto aqui andou a contar mal as horas de vazio e cheias e agora como já corrigi isso quero limpar os contadores, o que não estou a conseguir, agradeço conselhos.

OK, mas quando te perguntei qual o código que tavas a usar para ele te mostrar essas contagens, que código é esse? Mostra


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade