Como instalar e configurar um Medidor de Energia PZEM-004T

@miruimo o que é uma ferrite??

é onde está a bobine enrolada

Mostra lá um foto disso. O que deves ter é uma CT…

experimentei com dois tipos
aquela redondinha que vem de origem e experimentei com a pzct-02, mas nem com uma nem com a outra

@miruim o pzem está ligado ao que? Tens que usar o TX e RX se calhar…e não ao d1 D2.

E isso está a passar pela fase ou pelo neutro?

pela fase
Como no tutorial fala em d1 e d2, liguei ao d1 e d2 e não reparei no tx e rx

vou já tratar disso

1 Curtiu

Bom … o assunto ficou resolvido e está a funcionar correctamente.
O problema era exactamente de no facto do tutorial falar em ligar ao D1 e ao D2 o que me levou ao erro de não ter visto que deveria ter ligado ao TX e ao RX

agora ficou assim

e o resultado é este

@miruim obrigado pela correcão, já alterei o pos, que na verdade foi erro meu.

Boa noite,

usei este post como inspiração e liguei um NodeMCU e um PZEM-04T, não utilizei o Tasmota, mas coloquei o firware do BHPZEM e funciona, mas o problema é que tenho uma leitura correcta e tenho outra leitura com -1 de forma alternada, sabem o que podera ser?
obrigado

@Joaquim_Pinto que leituras falas? Podes ser mais explicito?

Aqui vai o prtscr.

e tens a certeza que o fw do bruno funciona no nodeMCU?
abrir é uma coisa, mas isso foi feito para o BHPZEM shield. Pode não conseguir ler a informação corretamente de outros sistemas (estou a atirar para o ar, não faço ideia se era suposto funcionar ou não)

@Joaquim_Pinto o que o @tmarquespt disse tem fundamento os gpios sao diferentes.
Porque não usar o tasmota??

Boa tarde,
Apenas para dar feedback da minha experiência, uma vez que alguém pode passar pelo mesmo. Decidi por mãos à obra e implementar este medidor com o seguinte HW: PZEM 004T + NodeMCU + HCU.

Antes de implementar li o tuturial e todo este post. Decidi utilizar tasmota e implementei a solução de ligar o PZEM ao TX/RX da NodeMCU descrita nos posts anteriores. Não consegui ter sucesso, flashei o nodeMCU com Arduino IDE tentei várias configurações (alterando inclusive o TX com o RX) sempre sem sucesso. Fiz update ao tasmota via OTA utilizando a versão “sensor” e não tive sucesso.
Numa ultima tentativa decidi implementar a ligação ao D1/D2 do NodeMCU e voilá! resultou à primeira.

Aproveito para agradecer todas as partilhas da Comunidade que têm sido o meu guia nesta aprendizagem do HA.

1 Curtiu

Ao ligares ao TX e RX tiveste o cuidado de desactivar o seriallog?

Sim, desliguei o serial log. Confesso que não desliguei à primeira tentativa, mas nas seguintes, uma vez repeti o procedimento vária vezes :slight_smile:

Pessoal, com a informação de energia disponibilizada por um pzem, será possível saber qual a “potencia instantânea”? A ideia era enviar, por exemplo, uma notificação de alerta a informar que está prestes a atingir a potencia contratada, para evitar disparar o quadro. Será possível ou estou a dizer um grande disparate? :sweat_smile:

@Calmeida sim isso é possível.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade