Como instalar e configurar um Medidor de Energia PZEM-004T

Já experimentaste rodar o CT 180 graus? Possivelmente isso consegue medir consumo e produção, se te dá a voltagem mas não te dá os consumos poderá estar invertido e a ver a produção em vez do consumo. Alguns CTs têm uma seta que deve ficar a apontar para o lado dos equipamentos que consomem e não a apontar para o disjuntor.

Boa dica.
Mais logo já experimento e dou feedback.
Obrigado!

@Fl4v10 A tua configuração está como a minha como podes ver aqui num post que coloquei no dia 31 de Março. Aí refiro: “Como tenho o PZEM-004T (V3.0) na configuração e no RX deve ser PZEM16 Rx (98) e não o PZEM004 Rx (63)” A única diferença que noto em relação á tua montagem e que não é problema é que no meu caso o CT abraça o neutro e não a fase. Mais pormenores de como tenho a minha montagem só a partir de domingo que é quando regresso a casa.

Obrigado.
Vou tentar colocar o CT no neutro se não der vou tentar com outro PZEM e outro CT mas é muito estranho realmente.

O TI, embora trabalhe no neutro, deve ser sempre colocado na fase, para alem de ser boa “regra de arte” a intensidade de neutro nem sempre reflete a de fase ( por ex.: no casos sistemas trifasicos ou em caso de defeito á terra).

O TI ou CT não tem sentido? Pergunto isto pk nos TI´s “normais” há sempre sentido , P1 P2 no primario e S1 S2 no secundário.

image
image

Tambem pode ser algum defeito no TI ou no proprio device, se tens outro instalado, podes verificar facilmente sem desmontar nada , trocando simplesmente as ligações do TI.

ATENÇÂO: Os TI´s se estiverem em carga e com o secundário desligado , podem “estourar”.
Sobretudo com TI´s com intensidades mais elevadas >200A que aquelas que temos em casa 30~45A, facilmente ficam avariados se estiveres com secundário em aberto.

1 Curtiu

Outra coisa que me esqueci, na instalação de TI´s “a sério” um dos pontos do secundário deve ser ligado à terra.
Como não tenho nehum PZEM , desconheço essa necessidade neste equipamento, no manual não refere nada?

Não necessita de ligação à terra.

@PDM Quando liguei o meu ao neutro “senti” que de facto deveria ligar à fase. Só o fiz por uma questão de “ser mais fácil” e assim não ter necessidade de me expor aos 220. Quando puder vou rectificar essa ligação.

@sslopes Não é grave TI no neutro, se a instalação for monofasica dá mais ou menos certo.
A possibilidade de teres um defeito (não franco) à terra é pequena, mesmo que não tenhas diferenciais no QE à cabeça do QE , tens sempre o limitador da EDP, que salvo erro dispara aos 500mA diferenciais (quando a corrente de neuto for inferiro à de fase 500mA dispara) .

Um exercicio simples, por aburdo vamos admitir que não há diferenciais no QE e temos um defeito à terra de 500mA x 230V, dá uma potencia maxima de fuga 115W ( dá para varias lampadas led ligadas :slight_smile: ) ora 115W x 24h dá 2,76kWh por dia, x 365 dá 1000kWh esta potencia é a que o medidor não vai medir.
Parece que já estou a ver a malta a ter dois medidores :rofl:

2 Curtiram

Boa noite Pessoal, podem dar-me uma ajuda?

Segui as instruções, e está a escapar-me alguma coisa ou tenho um PZZEM avariado :slight_smile:

Então, tenho um node mcu 3.0 com Tasmota 9.1.0 ligado a um PZEM-004T v3.0 e não estou a obter nenhuma leitura do pzem.
Liguei o Pzem ao RX e TX do node mcu, já tentei inverter os fios fisicamente e no tasmota mas sem resultados.
Já tentei flashar com o tasmota 8.5, mas o resultado foi o mesmo.

Algumas ideias para troubleshoot do problema?

PS: estou a usar um daqueles mini transformadores Hi-Link de 5v e 0.6a, é suficiente certo? de qualquer forma já testei com o node mcu ligado por USB além do transformandor e o comportamento foi o mesmo.

Obrigado

Se puderes mostrar umas fotos da instalação… e de como tens configurado o modulo do tasmota, seria bom para tentar ver o que está errado.

2020-11-15 22_39_48-Foto - Google Fotos

Tenta:

já tentei, continua com o mesmo comportamento.

ja agora as ligaçõe da placa por trás (acabei por não usar as fichas).

Muito dificil de diagnosticar assim, deverias ter feito um teste de bancada primeiro.
Visto que já exprimentaste a configuração dos módulos de formas diferentes, possivelmente com uma taxa de probabilidade muito alta, o problema deverá estar nas ligações.

Mesmo que os RX e TX estejam invertidos fisicamente, podem ser trocados no tasmota sem problemas certo?

Obrigado!

Amanhã saco o pzem e o node mcu para fora e testo na secretária antes de por no quadro.

depois dou novidades.
Obrigado

Faz, isso e se tiveres um sonoff basic disponivel também o podes usar, é como uso.
Verifica todos os fios, a continuidade dos mesmos se possível com um multimetro.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade