Como instalar e configurar um Medidor de Energia PZEM-004T

Podes ver aqui @Fl4v10

Descartei o Sonoff e decidi ligar a um D1 Mini já que tenho aqui bastantes. No entanto ele só me mostra a voltagem. Os outros valores estão incorrectos. Liguei no quadro da cozinha portanto potência de 1W não pode estar correcto.

image

Liguei segundo o esquema que está no tutorial mas trocando o NodeMCU pelo D1 Mini.

O que poderá estar aqui errado?
Estou a usar o PZEM004T V3 com a versão mais recente do Tasmota.

Mostra como tens configurado o modulo.

Está bem. Como estas a alimentar o pzem?

Basicamente segui o tutorial.
A fase puxei do disjuntor geral e passa por dentro da bobine. O neutro puxei doutro disjuntor (tem de vir do mesmo disjuntor da fase?)

Pela imagem que postas te parece me tudo correcto e que fizeste tudo bem. Como tens alimentado o wemos?

Pzem - D1 mini
Rx - tx
tx - rx
5v - 5v
Gnd - gnd

Liga aos 3.3v. E ve lá que valores reporta. Consegues soldar a resistencia de 1k nessa versão?

Consigo mas não tenho aqui nenhuma de 1k. Se ligar aos 3.3v tenho mesmo de meter a resistência certo?

Exprimenta sem a resistência, a resistência apenas vai ajudar a estalibilizar, mas agora para teste serve.

Boas. Só agora consegui testar.
Já liguei o pzem aos 3.3v do d1 mini mas continua na mesma.
image

Será alguma incompatibilidade com a V3 do Pzem?

Boas. Não sei se é esse o erro, mas atenção que tem de se puxar fase e neutro para alimentar o pzem, mas a “bobine” ou TI/CT tem de fica mesmo no fio principal onde passa a energia consumida( fio que liga ao disjuntor) e não nesse pequeno fio que serve para alimentar o pzem.

Boas Ricardo.

Em principio será esse o erro point tenho o CT a passar na fase que vai ligar ao PZEM. Estranhamente já tenho um ligado no quadro geral mas já há bastante tempo nem me lembrei desse pormenor.
Logo já ligo à fase que liga ao disjuntor e coloco resultados.

Obrigado :wink:

1 Curtiu

Bem já liguei à fase do disjuntor principal e continuam os mesmos resultados.
Alguma ideia por aqui? Poderá ser problema do CT? Pzem?

É de facto estranho, eu não tenho o V3 penso quem tem o V3 é o @sslopes e o @finipini ele também andou as turras com isso recentemente não me lembro como resolveu. Assim que puder ele esclarece.

Boas. Gostava de ajudar mas estou esta semana fora de casa. Quando regressar, se nada conseguirem, direi como fiz com o meu.

Faz lá um esquema de como ligaste, ou tira umas fotos , o TI está bem instalado,?

1 Curtiu

De momento não consigo tirar fotos mas explico facilmente como liguei até porque já tenho um no quadro geral a funcionar há bastante tempo mas é um Pzem v2.

Este está no quadro da cozinha.

O pzem está ligado à fase e ao neutro do disjuntor das tomadas da cozinha. O ct está a passar na fase do disjuntor geral da cozinha.

image

Obrigado. Ficarei a aguardar :slight_smile:


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade