Como instalar e configurar Estores com BodeMota (Desactualizado)

@sanmagalh
esses 2 endereços fazem parte da mesma rede? Qual é a netmask que estás a usar?

São 2 vlan diferentes mas a firewall permite o tráfego nas portas de Mqtt. Com o Tasmota original não tinha qq problema.

Voltei a flashar com o Tasmota original e a comunicação MQTT com o Mosquito funciona na perfeição.

@sanmagalh o tasmota já tem suporte para estores , já não necessitas do bodemota.

Pelo que li no github necessita de uma compilação com umas linhas de código adicional. Nunca compilei código. Não sabes onde posso arranjar o Tasmota.bin já com essas linhas de código para estores?

Tasmota versão 7, com core pre-2.6, com suporte para estores (shutters / blinds) e para expansor de gpio pcf8574.

tasmota7-0-0-3-corepre26-shutters-pcf.zip (346.0 KB)

P.S.: Este bin é cortesia do @Maddoctor :hugs:

Obrigado Jorge Assunção e @Maddoctor.
Vou já flashar.
Já agora para que serve o expansor de gpio pcf8574?

Isso é muito curioso… Deve ser alguma diferença no código, mas agora tb já não interessa muito dado que o tasmota suporta estores. Não te esqueças é que não podes fazer update com os .bin do Git :upside_down_face:

Serve para ligar um PCF8574 e expandir o numero de GPIOs disponíveis em equipamentos compatíveis (os Shellys não são compatíveis).

So para ficar como referência.
O erro que do MQTT tem a ver com encriptação.
O Firmware está à espera de uma ligação encriptada (TLS), mas o MQTT broker não está configurado para isso (as linhas na config estão lá, mas os ficheiros não).
Só resolvi isso compilando o firmware, retirando a opção de TLS.

@mjrduarte e compilaste o Tasmota por algum motivo em especial? É que o Tasmota já existe pré-compilado e disponível para download em .bin

https://thehackbox.org/tasmota/

os .bin já precompilados do tasmota não incluem a feature dos estores. Tem de ser compilado manualmente

Já tenho os meus shelly 2.5 flashados com compilação de tasmota com a “feature” de estore e no acesso por HTTP aparecece-me o “slider” está tudo calibrado e o controlo local OK. Segui o tutorial para criar uma entidade “cover” mas continua com estado “unavailable”.
Aqui vai a minha configuração yaml para alguma alma caridosa me dar uma mão:

cover:
  - platform: mqtt
    name: "Estore Suite"
    availability_topic: "tele/Black_out_suite/LWT"
    payload_available: "Online"
    payload_not_available: "Offline"
    position_topic: "stat/Black_out_suite/Shutter1"
    position_open: 100
    position_closed: 0
    set_position_topic: "cmnd/Black_out_suite/ShutterPosition1"
    command_topic: "cmnd/Black_out_suite/Backlog"
    payload_open: "ShutterOpen1"
    payload_close: "ShutterClose1"
    payload_stop: "ShutterStop1"
    retain: false
    optimistic: false
    qos: 1 digite ou cole aqui o código

@sanmagalh aparentemente está tudo bem mas há uma pequena questão. O nome do tópico (Black_out_suite) contém letras maiúsculas o que poderá criar problemas com o broker. Experimenta alterar para tudo em minúsculas (no Tasmota e no HA) e reinicia.

Por acaso não tens o tasmota em Português? Aposto que sim…
Se sim, é esse o problema… Das 2, 1… Ou mudas para a versão inglesa (que aconselho) ou descobres qual o termo em português para Online e Offline…

1 Curtiu

Já experimentei colocar tudo em minusculas mas o problema persistiu. Entre desintalações e reinstalações do mosquito perdi o acesso a outras integrações, pelo que me vi forçado a reverter a um snapshot. Vou verificar se tenho o Tasmota em Português. É possivel. estive a fazer umas experiências com a compilação.
obrigado @j_assuncao e @Maddoctor

Já experimentaram este firm no BHonofre?

Funciona no em qualquer device baseado em ESP, incluindo o bhonofre… Em princípio até na versão específica para estores deverá funcionar

Boa noite

Alguém me pode ajudar onde fazer este passo?

Depois de tudo feito
ir ao Home Assintant , criar uma “Entity” e colocar no meu caso isto

Não estou a conseguir fazer, e nem sei onde o fazer!

Aguarda mais uns dias, pois está para sair um novo tutorial com a nova versão do tasmota para estores.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade