Como criar uma base de dados leve no HA (DESATUALIZADO)

@Canossa O exemplo dado é mesmo acerca dos consumos diários.

A única ferramenta que não faz parte do HA é o script em python, todo o resto é nativo.

O trigger do script és tu que decides através da automação. Eu aconselho a fazer o trigger cada vez que o sensor altera de valor, assim mantém a tua base de dados sempre atualizada.

Boas,

tenho um duvida tenho HA instalado num raspberry em ambiente virtual pyton.
Onde e que devo colocar o script visto nao ter a pasta mencionada( [u]python_scripts/u]).

Obrigado

Boas, o script metes onde quiseres. pode ser mesmo na pasta /config se preferires
No shell_command mencionas o caminho do ficheiro

em ambiente virtual pyton nao existe pasta /config

Ela tem de existir porque o HA precisa dela para trabalhar, pode é não estar de fácil acesso.
Eu não uso ambiente virtual não sei como ajudar.

Ja instalei Mariadb e fiz as configuracoes no ha mas tenho estes erros
Component error: logins - Integration ‘logins’ not found.
Component error: rights - Integration ‘rights’ not found.
Component error: databases - Integration ‘databases’ not found.

alguem sabe o que pode ser ?

Estás a meter as configurações do mariadb no home assistant. Não é suposto, como diz acima esse código é para o mariadb addon para criar a base de dados. Se não estás a usar o addon, ignora essr código e cria tu a base de dados e o utilizador manualmente.

Olá pessoal, sou novo no forum ( e no mundo HA) portanto não me levem a mal se disser muitos disparates :slight_smile:

Desde já, obrigado @ricreis394 pelo tutorial. Tive alguns problemas para meter a a funcionar, mas já consegui. No meu caso tive que alterar o script python porque estava a ter erro no “coding”. Alterei para “utf8_general_ci” para resolver (penso que tenha haver com o facto de estar a usar um servidor de mysql e não mariaDB) e tive também que fazer algumas alterações na sintaxe do SQL, mas nada de especial.

Dito isto, gostava de perguntar qual a melhor forma de fazer um gráfico de barras como o do grafana (estou a tentar evitar usar o grafana). A estratégia usada no post sobre “Gráfico Diário consumo de Electricidade” é mais indicada ?

Olá @Tiago_Teixeira

Realmente este script foi feito e testado para o MariaDB Addon, pelo que noutros sistemas pode aparecer erros. De qualquer das maneiras, podes postar as tuas alterações, pode ajudar outros membros mais tarde ou até eu possa adaptar para as 2 situações.

Quanto ao gráfico, apesar de eu ter contribuído para o desenvolvimento do tópico que mencionas, não acho que seja uma boa forma de fazer o gráfico de barras evitando o Grafana, no entanto, acho ser a única solução credível de momento.

Olá já efectuei todas as configurações, mas tenho um erro.
2020-05-01 17:11:36 ERROR (MainThread) [homeassistant.components.shell_command] Error running command: python3 daily_insert_mysql.py --host=core-mariadb --user=custom_data_user --password=teste --db=custom_data --table=energy_kwh --value {{ states.sensor.daily_energy_total.state }}, return code: 2
NoneType: None

Já tentei colocar um valor fixo e dá o mesmo erro!

2020-05-01 17:11:36 ERROR (MainThread) [homeassistant.components.shell_command] Error running command: python3 daily_insert_mysql.py --host=core-mariadb --user=custom_data_user --password=teste --db=custom_data --table=energy_kwh --value 3.3, return code: 2
NoneType: None

Boas, tens de meter a localização do ficheiro fixa e não relativa.
Algo como python3 /config/pasta/daily_insert_mysql.py...

Como referes que o deveria ser colocado dentro de python_scripts, assumi que o caminho não fazia falta!
Agora já não dá erro, mas ainda não tenho nada na pasta data! Até já forcei as automações.

Na pasta data? Mas este script é para escrever na base de dados…

Desculpa, estava a confundir com outra coisa!

Boa publicação.

Eu tenho registo das contagens dos contadores (manualmente com input text) mas só tenho acesso ao último valor.

Esta poderá ser uma excelente ideia para manter registo. Contudo tenho as seguintes dúvidas:

1. É possível adicionar uma hora, ou corro o risco de manter muitos registos?
  2. Sendo que a entrada é manual (não segue um padrão) só vão entrar registos quando corro o script certo?

@Joao_Carreira O objetivo desta implementação era poupar nos dados e então só permitir guardar dados por dia, se queres usar mais detalhado a solução passa por teres uma base de dados em influxdb

Sim, só serão adicionados dados ao correres o script. No meu caso, o que costumo fazer é, cada vez que o estado que quero guardar alterar o valor, ele vai chamar o script e escrever. A próxima vez que chamar o script vai escrever por cima se o dia for o mesmo.

Pois eu neste momento já tenho o InfluxDB. Contudo, como as leituras são retiradas esporadicamente ainda não percebi como as processar no Grafana.

Com esta DB apresentando os dados no Grafana vai aparecer apenas um valor por dia?

Exatamente, apenas 1 valor por dia.

Este é um exemplo:

data total forno frigorifico
15-04-2020 20.4 2.4 1
16-04-2020 18.2 0 0.89
17-04-2020 21 0.1 0.57
18-04-2020 19.8 0 0.9

Se queres dados mais detalhados com isto não consegues. Mas é muito bom para quando só precisas de apenas 1 valor por dia, tipo os consumos.

Usas isso em combinação com history_stats? Eu tenho alguns sensores desse genero mas depois não faço nada com aquilo. Esta pode ser uma aplicação.

A ideia da automação para instalar as deps é porque elas se perdem sempre que inicia? ou é para garantir que todos têm?

Sim, uso. Para guardar o número de horas que certo equipamento esteve ligado no dia. Depois faço uma média de horas ligada na última semana.

Quanto às dependências, ao atualizares o HA a dependência desaparece, então a melhor forma que arranjei foi essa, e é a forma mais fácil para toda a gente.

Copyright © 2017-. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt

FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade