Como configurar o controlo de consumos eléctricos (aplicação de tarifários)

Nope, assim da erro.
O código tem de estar formatado como eu tenho.
os meus outros gráficos correm bem, se colocar o código assim da logo erro quando mando verificar a configuração.
O gráfico aparece mas não dá valores.

### Consumos Diários
graph_instant_readings:
  name: Consumo Instantaneo
  entities:
    - sensor.efergy_645291
    - sensor.efergy_805720
    - sensor.efergy_792857
  hours_to_show: 48
  refresh: 30

###   ###   ###   ###   ###   ###   ###   ###


### Temperaturas CPU Servidor
graph_cpu_temperature:
  name: Temperatura CPU Servidor
  entities:
    - sensor.CPU_Temp
  hours_to_show: 48
  refresh: 30

###  CPU Servidor Utilizado em %
graph_cpu_use:
  name:  CPU Servidor Usado
  entities:
    - sensor.processor_use
  hours_to_show: 48
  refresh: 30

###   ###    ###   ###   ###   ###   ###   ###   

### Consumos Diários
graph_energia:
  name: Energia Consumida
  entities:
    - sensor.day_energy_vazio
  hours_to_show: 48
  refresh: 30


Então o problema pode estar em não teres definida uma unidade de medida no sensor.

EDIT: esquece, já vi que tens…

Na minha opinião o problema deve-se ao facto de não criar o sensor sensor.efergy_645291 no influxdb. Mas também não sei como forçar essa criação.
Pois já tenho isso configurado:

### Base de Dados para gerar gráficos dos sensore no Influxdb e Grafana
influxdb:
  host: 192.168.1.69
  port: 8086
  database: home_assistant
  username: MyAutoHome
  password: xxxxx
  include:
    entities:
       - sensor.efergy_645291

Mas só tens esse sensor a registar no InfluxDB?

É assim, a influxdb registou vários sensores, no entanto, não registou este. Este é o sensor que me lê o consumo instantâneo, isto é, o que a habitação está a consumir no momento (W). Os sensores binários foram todos registados, mas esses são sensores de porta/ janelas da xiaomi. Nem sei como foram parar à influxdb. O que eu queria que fosse lá parar não foi, enfim. Vou ter que ver se o consigo configurar manualmente de alguma maneira.

E já reiniciaste totalmente o HA. Caso estejas a utilizar o Hassio fazer reboot do core não é o suficiente

Estou a correr o hassbian, e já desliguei e voltei a ligar o raspberry. Continua na mesma.

As configurações por defeito do InfluxDB registam todos os valores. Experimenta colocar assim e reiniciar:

### Base de Dados para gerar gráficos dos sensore no Influxdb e Grafana
influxdb:
  host: 192.168.1.69
  port: 8086
  database: home_assistant
  username: MyAutoHome
  password: xxxxx

Por vezes leva algum tempo a aparecerem os valores no InfluxDB. Instalei novamente na sexta-feira o InfluxDB e o Grafana fazer alguns testes e diversos sensores levaram cerca de uma hora a aparecer…

@Draco

Podes colocar a tua configuração onde tens o custo em euros

image

Ok, aqui vai:

### Sensor consumo energetico EFERGY
- platform: efergy
  app_token: XXXXXXXXXXXXXXXX
  utc_offset: 0
  monitored_variables:
    - type: instant_readings
    - type: budget
    - type: cost
      period: day
      currency: €
    - type: amount
      period: day
    - type: current_values
1 Curtiu

@dgomes estava aqui a preparar-me para criar queries e sensores para fazer criar os gráficos de consumo para o bi-horário semanal mas estou a ver isto muito complicado…

Como é que vejo se é dia de semana ou fim de semana? Para a época do ano já tenho sensor mas também não sei como utilizar.

Fácil:

Nem me lembrei e tenho isso já configurado… Lol…

E como integro isso no query?

Ui… Isso é bem mais complicado… Tenho mesmo que fazer um custom component

:expressionless:

Lol… Isso é que era de valor. Se precisares de um beta tester estou à disposição…

haha eu também estou aqui apra testar mas entretanto ja arranjei uma maneira de dar a volta é fazer 1 para cada mês estou a terminar agora com a ajuda do grande @dgomes depois partilho

Só uma questão sobre o gráfico/dados… A agregação foi feita de hora a hora e o gráfico representa isso mesmo, mas consumo no Vazio e fora do vazio na mesma barra(hora) devia coexistir só na transição certo? porque aparecem a coexister desde as 12h até as 00h neste exemplo?

As barras não representam o consumo daquela hora, representam o acumulado.

Assim o vazio acumula até as 8h00 e mantem-se estável até as 22h00 (pq é o período fora do vazio)

1 Curtiu

Boa noite @dgomes
Estou em processo de assimilação da sintaxe yaml (e respectivo potencial) assim como neste caso integração com o influx e tinha aqui uma duvida no teu script.

  1. O sensor (query) é actualizado de quanto em tempo? da para mudar?
  2. só para saber se estou a interpretar bem como se traduz este script numa query influx, por exemplo o day energy total? será: SELECT integral("value",1h) / 1000 FROM "W" WHERE ("entity_id" = 'consumption') AND time >= '2018-11-07T00:00:00Z' tz('Europe/Lisbon')
  3. No meu caso estou a ver algumas variações (para cima e para baixo) na “energia vazio” durante o periodo de fora do vazio (que deveria estar constante). a variação máxima é pouca (0.05kWh). Depreendo que tenha haver com o modo como a função integral funciona e arredondamentos na subtracção. Tem a mesma experiência?

Obrigado


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade