Como configurar o controlo de consumos eléctricos (aplicação de tarifários)

Ha! são os valores do contador :slight_smile:

Sim o template é muito fácil

De repente parecia que o homem cultivava papoilas para fazer droga, com um consumo daqueles devia ser só lampadas de infra-vermelhos em cima das plantas…

O teu consumo não é muito exagerado, eu gasto em media 10kKwh por dia.

Jorge, uma descrição tão pormenorizada mostra entendimento do assunto :grin::grin::grin:

Estava a mostrar os valores do contador tal como apresentados na fatura eheh

AHhHAhAHh… Não sou dessas coisas, quem gosta que as consuma sem chatear ninguém.

:+1:

1 Curtiu

Boa Noite, eu não consigo obter valores para gerar o gráfico.
Para já tenho assim mas gostava de adicionar esse gráfico.

Este é o meu erro:
2018-05-30 21:36:46 ERROR (MainThread) [homeassistant.components.sensor] influxdb: Error on device update! Traceback (most recent call last): File “/srv/homeassistant/lib/python3.5/site-packages/homeassistant/helpers/entity_platform.py”, line 244, in _async_add_entity await entity.async_device_update(warning=False) File “/srv/homeassistant/lib/python3.5/site-packages/homeassistant/helpers/entity.py”, line 327, in async_device_update yield from self.hass.async_add_job(self.update) File “/usr/lib/python3.5/asyncio/futures.py”, line 380, in iter yield self # This tells Task to wait for completion. File “/usr/lib/python3.5/asyncio/tasks.py”, line 304, in _wakeup future.result() File “/usr/lib/python3.5/asyncio/futures.py”, line 293, in result raise self._exception File “/usr/lib/python3.5/concurrent/futures/thread.py”, line 55, in run result = self.fn(*self.args, **self.kwargs) File “/srv/homeassistant/lib/python3.5/site-packages/homeassistant/components/sensor/influxdb.py”, line 147, in update self.data.update() File “/srv/homeassistant/lib/python3.5/site-packages/homeassistant/util/init.py”, line 319, in wrapper result = method(*args, **kwargs) File “/srv/homeassistant/lib/python3.5/site-packages/homeassistant/components/sensor/influxdb.py”, line 186, in update points = list(self.influx.query(self.query).get_points()) File “/srv/homeassistant/lib/python3.5/site-packages/influxdb/client.py”, line 394, in query expected_response_code=expected_response_code File “/srv/homeassistant/lib/python3.5/site-packages/influxdb/client.py”, line 271, in request raise InfluxDBClientError(response.content, response.status_code) influxdb.exceptions.InfluxDBClientError: 400: {“error”:“error parsing query: invalid number of arguments for integral, expected 1, got 2”}

Quais são os valores que queres inserir no gráfico?

E publica a tua configuração para ver de onde vem o erro.

Os valores que eu quero inserir é o consumo. É o código do Diogo Gomes, só inseri o meu sensor.

Dados do sensor de consumo para, inserir no influxdb de modo a criar um gráfico do consumo em bi-horário.

- platform: influxdb
  host: 192.168.1.69
  port: 8086
  username: MyAutoHome
  password: xxxxxx
  queries:
    - name: day energy fora vazio
      unit_of_measurement: kWh
      where: '"entity_id" = ''efergy_645291'' AND time >= ''{{ now().strftime("%Y-%m-%d 08:00:00")}}'' AND time < ''{{ now().strftime("%Y-%m-%d 22:00:00") }}'' tz(''Europe/Lisbon'')'
      measurement: '"W"'
      group_function: 'integral'
      field: '"value",1h'
      value_template: '{{ (value | float / 1000) | round(1) }}'
    - name: day energy total
      unit_of_measurement: kWh
      where: '"entity_id" = ''efergy_645291'' AND time >= ''{{ now().strftime("%Y-%m-%d 00:00:00") }}'' tz(''Europe/Lisbon'')'
      measurement: '"W"'
      group_function: 'integral'
      field: '"value",1h'
      value_template: '{{ (value | float / 1000) | round(1) }}'

- platform: template
  sensors:
    day_energy_vazio:
      friendly_name: "Energia Vazio"
      value_template: >-
        {% if (float(states.sensor.day_energy_total.state) - float(states.sensor.day_energy_fora_vazio.state)) | round (3) >=0 %}
        {{ (float(states.sensor.day_energy_total.state) - float(states.sensor.day_energy_fora_vazio.state)) | round (3)}}
        {% else %}
        0
        {% endif %}
      unit_of_measurement: "kWh"

E que entidades isso te cria no HA?

No ficheiro entity_registry, não aparece lá nada, relacionado com o influxdb.

Desculpa a demora na resposta… Não era aí que eu estava a perguntar. Se fores ao menu do lado esquerdo do HA e seleccionares o ícone States <> (no fundo do menu, segundo ícone a contar da esquerda) e escreveres day_energy o que é que te aparece?

Boa noite, no problem.
Diz que o sensor é desconhecido como podes ver pela imagem.


Será que tenho o influxdb bem configurado? Eu acho que sim.
Obrigado.

E qual foi o sensor que inseriste? o day energy fora vazio e o day energy total não aparecem…

Boa noite, o sensor que manda os dados para o influxdb é o sensor.efergy_645291. Não esses não aparecem.

Para pôr os dados no gráfico basta adicionares esse sensor. Como tens o código do gráfico?

Olá boa tarde, tenho da seguinte maneira:

### Consumos Diários
graph_energia:
  name: Energia Consumida
  entities:
- sensor.day_energy_vazio
  hours_to_show: 48
  refresh: 30
1 Curtiu

@Draco, para publicares código selecciona o texto e clica no ícone <>

Boas já fiz isso, não sei porque não ficou editado.
Já está editado é isso faltava o espaço. Obrigado.

Tens de dar um espaço entre o texto e o código

O código a seguir a entities para baixo tem.os.espacos errados, o - deve ficar por baixo do t de entities.

### Consumos Diários
graph_energia:
  name: Energia Consumida
  entities:
    - sensor.day_energy_vazio
      hours_to_show: 48
      refresh: 30

Espero que esteja certo… Estou no telemóvel com umas dezenas de miudos a gritar à minha volta…


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade