Como configurar o controlo de consumos eléctricos (aplicação de tarifários)

Na minha opinião o problema deve-se ao facto de não criar o sensor sensor.efergy_645291 no influxdb. Mas também não sei como forçar essa criação.
Pois já tenho isso configurado:

### Base de Dados para gerar gráficos dos sensore no Influxdb e Grafana
influxdb:
  host: 192.168.1.69
  port: 8086
  database: home_assistant
  username: MyAutoHome
  password: xxxxx
  include:
    entities:
       - sensor.efergy_645291

Mas só tens esse sensor a registar no InfluxDB?

É assim, a influxdb registou vários sensores, no entanto, não registou este. Este é o sensor que me lê o consumo instantâneo, isto é, o que a habitação está a consumir no momento (W). Os sensores binários foram todos registados, mas esses são sensores de porta/ janelas da xiaomi. Nem sei como foram parar à influxdb. O que eu queria que fosse lá parar não foi, enfim. Vou ter que ver se o consigo configurar manualmente de alguma maneira.

E já reiniciaste totalmente o HA. Caso estejas a utilizar o Hassio fazer reboot do core não é o suficiente

Estou a correr o hassbian, e já desliguei e voltei a ligar o raspberry. Continua na mesma.

As configurações por defeito do InfluxDB registam todos os valores. Experimenta colocar assim e reiniciar:

### Base de Dados para gerar gráficos dos sensore no Influxdb e Grafana
influxdb:
  host: 192.168.1.69
  port: 8086
  database: home_assistant
  username: MyAutoHome
  password: xxxxx

Por vezes leva algum tempo a aparecerem os valores no InfluxDB. Instalei novamente na sexta-feira o InfluxDB e o Grafana fazer alguns testes e diversos sensores levaram cerca de uma hora a aparecer…

@Draco

Podes colocar a tua configuração onde tens o custo em euros

image

Ok, aqui vai:

### Sensor consumo energetico EFERGY
- platform: efergy
  app_token: XXXXXXXXXXXXXXXX
  utc_offset: 0
  monitored_variables:
    - type: instant_readings
    - type: budget
    - type: cost
      period: day
      currency: €
    - type: amount
      period: day
    - type: current_values
1 Curtiu

@dgomes estava aqui a preparar-me para criar queries e sensores para fazer criar os gráficos de consumo para o bi-horário semanal mas estou a ver isto muito complicado…

Como é que vejo se é dia de semana ou fim de semana? Para a época do ano já tenho sensor mas também não sei como utilizar.

Fácil:

Nem me lembrei e tenho isso já configurado… Lol…

E como integro isso no query?

Ui… Isso é bem mais complicado… Tenho mesmo que fazer um custom component

:expressionless:

Lol… Isso é que era de valor. Se precisares de um beta tester estou à disposição…

haha eu também estou aqui apra testar mas entretanto ja arranjei uma maneira de dar a volta é fazer 1 para cada mês estou a terminar agora com a ajuda do grande @dgomes depois partilho

Só uma questão sobre o gráfico/dados… A agregação foi feita de hora a hora e o gráfico representa isso mesmo, mas consumo no Vazio e fora do vazio na mesma barra(hora) devia coexistir só na transição certo? porque aparecem a coexister desde as 12h até as 00h neste exemplo?

As barras não representam o consumo daquela hora, representam o acumulado.

Assim o vazio acumula até as 8h00 e mantem-se estável até as 22h00 (pq é o período fora do vazio)

1 Curtiu

Boa noite @dgomes
Estou em processo de assimilação da sintaxe yaml (e respectivo potencial) assim como neste caso integração com o influx e tinha aqui uma duvida no teu script.

1. O sensor (query) é actualizado de quanto em tempo? da para mudar?
  2. só para saber se estou a interpretar bem como se traduz este script numa query influx, por exemplo o day energy total? será: SELECT integral("value",1h) / 1000 FROM "W" WHERE ("entity_id" = 'consumption') AND time >= '2018-11-07T00:00:00Z' tz('Europe/Lisbon')
  3. No meu caso estou a ver algumas variações (para cima e para baixo) na “energia vazio” durante o periodo de fora do vazio (que deveria estar constante). a variação máxima é pouca (0.05kWh). Depreendo que tenha haver com o modo como a função integral funciona e arredondamentos na subtracção. Tem a mesma experiência?

Obrigado

1. dá para mudar: https://www.home-assistant.io/docs/configuration/platform_options/#scan-interval
  2. atenção ao time… essa data tem q ser a data do dia em questão
  3. sim ha alguma variações, mas estão dentro do intervalo de erro dos sensores, pelo que não me preocupei muito. Tenho planos para fazer um componente para o HA fazer estas contas todas sem ter que usar estes scripts e o influx, mas o tempo é pouco :frowning:
1 Curtiu

podes colocar o código de como fica para a tarifa normal (sem ser bi-horária) obrigado!

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt

FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade