Como configurar o component Mediaroom para boxes Vodafone e Meo (excepto boxes 4K)

É muito estranho o porto estar fechado… so tinha visto isso acontecer com boxes 4k…

Não consigo ajudar sem ter um na mão :frowning:

boas podes disponibilizar o codigo? o link nao funciona Código Aqui

Pegando no código original do @RodolfoVieira fiz algumas pequenas modificações porque também no meu caso a box passa pelo estado standby durante algumas operações. Não sei se é a melhor maneira de o fazer ou não mas para já parece estar a funcionar bem (em uso normal - ver PS2)
Para alem da comodidade acaba também por poupar energia porque por aqui desligam quase sempre só a TV e esquecem-se da box…

Outra hipotese que tinha pensado era configurar a box da vodafone para se desligar mesmo em vez de ir para standby quando carregamos no botão de power (algures nas configurações da box da vodafone tem essa opção) mas acabei por nem explorar essa opção porque demora sempre algum tempo a iniciar.

sensor last stats

sensor:
  - platform: history_stats
    name: TVBox_standby_rate_last_min
    entity_id: media_player.mediaroom_1921681152
    state: 'standby'
    type: ratio
    end: '{{ now() }}'
    duration: 00:01:00
    scan_interval: 5

Automação:

#Automacao para desligar a tv quando a box e desligada.      
    - alias: Automacao box off tv off
      initial_state: true
      trigger:
        platform: state
        entity_id: media_player.mediaroom_1921681152
        to: 'standby'
        for:
          seconds: 5
      action:
        - service: switch.broadlink_send_packet_192_168_1_164
          data:
            packet: 
              - 'JgBIAAABKJQVEBMSEzcTEhMSExETEhQREzcTNxMSEzYUNhQ2EzcTNhQRFBETEhM3ExISExMRFBEUNhM3EzcTERQ2FDYTNxM2FAANBQ=='
        - service: homeassistant.turn_off
          data:
            entity_id: input_boolean.vodafone_box 

#Automacao para ligar a tv quando a box e ligada.      
- alias: Automacao box on tv on
  initial_state: true
  trigger:
    platform: state
    entity_id: media_player.mediaroom_1921681152
    to: 'playing'
  condition: 
    - condition: template
      value_template: '{{ states.sensor.TVBox_standby_rate_last_min.state | float > 30 }}'  
  action:
    - service: switch.broadlink_send_packet_192_168_1_164
      data:
        packet:
        - 'JgBIAAABKJQVEBMSEzcTEhMSExETEhQREzcTNxMSEzYUNhQ2EzcTNhQRFBETEhM3ExISExMRFBEUNhM3EzcTERQ2FDYTNxM2FAANBQ=='        
    - service: homeassistant.turn_on
      data:
        entity_id: input_boolean.vodafone_box 

PS - como tenho também outras coisas ligadas como um PC MediaCenter e Android MiBox ainda tenho de ver as outras codições porque se não quero usar a MiBox ou o PC e a TV desliga-se porque box está em standby
PS2 - Alguns cenarios tipo ligar e logo de seguida fazer zapping maluco (sem tirar dedo do botao) n corre bem mas também acho que é questão de acertar o standby rate… mas como ninguem faz isso por cá pq tambem não tem utilidade nenhuma esta tudo bem.
(atenção que ao aumentar o standby rate pode comprometer os cenario em que desligas e passado 5 segundos ligas de novo)

Boas,
O link lá em cima

não está a funcionar. Será possivel disponibilizar o ficheiro?
Obrigado.

@pjeronimo tenta de novo por favor.

1 Curtiu

Obrigado a todos pelas contribuições para este tópico!

Sou novato, não percebo muito de código, mas estou a conseguir desenrrascar-me com esta informação!

Já agora, eu também tive o problema da “roda dentada” que não aparecia no painel de controlo e resolvi-o apagando a entity da mediaroom no ficheiro /config/.storage/core.entity_registry. Reiniciei o HASS e ficou como novo. O meu problema foi gerado após ter mudado o nome da box nas configurações da própria box.

Dúvida 1: no post original vê-se um print screen de um painel na página do Home Assistant que permite mudar de canal pelo nome do canal/enviar comandos mais complexos.

Como é que eu ponho o mesmo painel no meu Home Assistant? A única que que me surge é pequeno painel na visão geral que me permite avançar/recuar canais, mexer nos volumes e desligar a box.

Dúvida 2: onde é que fica armazenado o ficheiro com o código do mediaroom para edição? Se eu quiser mudar a ordem dos canais, nomes, etc, onde é que o faço?

Obrigado novamente!

EDIT:

Ok, acho que me desenrasquei sozinho!

Para quem tem as mesmas dúvidas que eu:

O ficheiro boxs.yaml do início deste post é um package (o que corresponde à imagem que permite mudar de canal). Para que o Home Assistant arranque com este package, têm que colocá-lo na pasta /packages criada no mesmo diretório do configuration.yaml (no Hassio fica na pasta /config). Se não tiverem a pasta /packages criada, criem-na.

Devem também editar o configuration.yaml e adicionar o seguinte:

homeassistant:
packages: !include_dir_named packages

Atenção que devem também editar as entity_id do ficheiro boxs.yaml para corresponder às entity_id das vossas boxes. No notepad, basta substituir todos os “media_player.box_sala” pelo entity_id da vossa box da sala. O mesmo para a box do quarto, se aplicável.

Reboot ao Home Assistant e já deve aparecer o painel na página inicial!

Boas tardes companheiros,
Em primeiro lugar queria agradecer o grande trabalho do @dgomes com a criacao deste componente.

Depois de ler todos os post’s acima, continuo sem conseguir alterar o nome da minha box da vodafone.
no ficheiro entity_registry não tenho qualquer referencia ao mediaroom e também não tenho a “roda”.
Apesar dos controls funcionarem para ligar/desligar outra coisa que também não consegui foi fazer aparecer o canal que está a dar.

Alguma dica de como resolver estes dois “problemas” ?
com os melhores cumprimentos

Não ha canais (ainda)

Tens o Home Assistant na mesma rede IP que a box ?

Boas.

Tenho um problema. Com a seguinte configuração:

# TV da sala
media_player:
  - platform: panasonic_viera
    host: 192.168.10.30
    name: 'Tv da sala'

# Box da Vodafone
  - platform: mediaroom
    host: 192.168.1.66
    name: 'Box Vodafone'

A entidade “media_player.panasonic_viera_tv” desaparece e fica indisponível. Se retirar a configuração do mediaroom essa entidade surge novamente e funciona.

Hassio 0.90.1.

Obrigado.

@ReDaLeRt
Quando publicares código deves sublinhar o texto que queres transformar em código e clicar no icone </>. Deverá existir um espaço antes e outro depois do bloco de código para que funcione correctamente. O código em Yaml é muito sensível aos espaçamentos e sem o código devidamente formatado não te poderemos ajudar.

Além disso, existem regras no fórum que devem ser cumpridas e que podes ler nos nossos Termos do Serviço/Regras e na FAQ.

Vê um exemplo:

@j_assuncao, obrigado pela dica.

Resolvi o problema retirando a etiqueta “name” e personalizando as entidades no ficheiro customize.yaml.

Obrigado.

Abraço.

1 Curtiu

viva
queria implementar este componente …
ja li os posts todos mas continuo sem saber por onde começar…
alguem pode ajudar?
estou com MEO

@Marcelo_Claudio, se leste os post todos e não entendeste, vai ser dificil te explicar de outra forma.
Já fizeste a primeira parte da explicação? ou seja o que adicionaste no teu configuration.yaml?

ola viva Rodolfo
o que fiz:
media_player:

  • platform: mediaroom

criei a pasta:
\custom_components\media_player

criei a pasta packages
coloquei la o boxes.yaml

para ja tenho este erro:
Configuração inválidaCHECAR CONFIGURAÇÃO

Error loading /config/configuration.yaml: mapping values are not allowed here in “/config/packages/boxs.yaml”, line 382, column 145

@Marcelo_Claudio quando publicares código deves sublinhar o texto que queres transformar em código e clicar no icone </>. Deverá existir um espaço antes e outro depois do bloco de código para que funcione correctamente. O código em Yaml é muito sensível aos espaçamentos e sem o código devidamente formatado não te poderemos ajudar.
Além disso, existem regras no fórum que devem ser cumpridas e que podes ler nos nossos Termos do Serviço/Regras e na FAQ .`

Vê um exemplo:

  1. Já não necessitas de criar essa pasta para esse componente, pois ele já é oficial.
  2. Criaste a pasta packages e colocaste la o boxes.yaml tudo certo, mas no teu configuration.yaml
    também colocaste isto:

packages: !include_dir_named packages
?

sim coloquei assim:
(coloquei umas linhas antes e depois para veres)

#nohomeassistant:
  name: Home
  latitude: 39.4033
  longitude: -9.1384
  elevation: 0
  unit_system: metric
  time_zone: Europe/Lisbon
  customize: !include customize.yaml
  packages: !include_dir_named packages

# Configure a default setup of Home Assistant (frontend, api, etc)

Ok, está bem. Retira a parte que fizeste da criação da pasta do custom_components reinicia o HA e verifica nos entities se já te aparece o media_player.

tenho medo de reiniciar porque a verificar a configuracao da o erro:
Validação de configuração

Valide seu código se você recentemente fez algumas mudanças na sua configuração e quer certificar-se de que tudo está correto.

Configuração inválidaCHECAR CONFIGURAÇÃO

Error loading /config/configuration.yaml: mapping values are not allowed here in “/config/packages/boxs.yaml”, line 382, column 145

@Marcelo_Claudio , fazes bem em nunca reiniicar o sistema, antes de verificar.
Esse passo foi correcto, e deverás sempre fazer.

Quanto ao erro, a última linha que colocaste diz-te o que está mal.
Na linha 382, na coluna 145 do ficheiro boxs.yaml algo está mal.
Terás que corrigir, caso queiras uma ajuda mais directa para não estarmos a encher o tópico.
Passa no discord, apresenta o problema e espera que alguém te possa responder.

Viva
ja consegui por a funcionar. havera alguma forma de colocar o nome do canal e o volume logo no card?

o card so me aparece assim:
image


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade