Como configurar estores com TASMOTA

Na consola que comandos escreveste?

Eu tenho o dispositivo (interruptor) com o nome “Persiana WC”.
Como é duplo tem duas entidades switch identificadas como “Abrir PWC” e “Fechar PWC”

O Mushroom Cover Card não funcionava pois não detectava nenhuma entidade cover

Criei uma entidade Cover a partir desse dispositivo, mas o slider não funciona correctamente pois não sabe a posição correcta da persiana.

Quando questiona na consola que comandos escrevi, se for a consola da Tasmota apenas inseri os comandos LedPower 0 e LedOption13 1

Consegui encontrar código para criar uma entidade Cover com base no tempo para definir a posição:

cover:
  - platform: cover_time_based
    devices:
     room_rolling_shutter:
      name: Room Rolling Shutter
      travelling_time_down: 5
      travelling_time_up: 5
      open_switch_entity_id: switch.abrir_pwc
      close_switch_entity_id: switch.fechar_pwc
      aliases:
       - room_rolling_shutter

Já funciona correctamente.
Neste momento o problema é que se carregar fisicamente no interruptor ele não actualiza a posição na barra!

O que retorna na consola quando escreves SetOption80 ?

A opção setoption80 aparece como OFF!

Então faz setoption80 1 e vê lá se no tasmota já te aparece um slider e se andares depois com ele se ele para o estore no sítio

Será que alguma “alma” caridosa me podia dar uma ajudinha?

Estou a configurar estes módulos com Tasmota: LoraTap In-Wall Curtain Module (SC511WSC)

Tentei fazer como se fosse para o LoraTap SC500W e deu asneira, claro!

Eu tenho QUASE tudo a funcionar bem, mas eu queria poder usar o “Slider” para colocar a persiana numa determinada posição que me apeteça.

Tenho isto nas rules para que o HA faça o update do estado:

Rule1 
ON Event#Open DO Power1 ON ENDON 
ON Power1#State=1 DO Publish stat/estore_quarto/POWER {"STATE":"OPENING"} ENDON 
ON Power1#State=0 DO Publish stat/estore_quarto/POWER {"STATE":"OPEN"} ENDON

Rule2 ON Event#Close DO Power3 ON ENDON ON Power3#State=1 DO Publish stat/estore_quarto/POWER {"STATE":"CLOSING"} ENDON ON Power3#State=0 DO Publish stat/estore_quarto/POWER {"STATE":"CLOSED"} ENDON
Rule3 ON Event#Stop DO Backlog Power1 OFF; Power3 OFF; Power2 ON ENDON ON Power2#State=1 DO Publish stat/estore_quarto/POWER {"STATE":"STOPPED"} ENDON

Também tenho o pulsetime assim:

pulsetime1 112 
pulsetime2 1  
pulsetime3 112

E ainda:

Backlog Delay 50; Interlock 1,2,3; Interlock on; PowerOnState 0; PowerRetain 0;  setoption1 1; setoption26 1; Restart 1

No yaml tenho:

# Estore Quarto
- cover:
    name: "Estore Quarto"
    command_topic: "cmnd/estore_quarto/Backlog"
    state_topic: "stat/estore_quarto/POWER"
    availability_topic: "tele/estore_quarto/LWT"
    qos: 1
    retain: true
    payload_open: "Event Open"
    payload_close: "Event Close"
    payload_stop: "Event Stop"
    payload_available: "Online"
    payload_not_available: "Offline"
    optimistic: false
    value_template: >
      {% if value_json.STATE == 'OPENING' %}
        opening
      {% elif value_json.STATE == 'OPEN' %}
        open
      {% elif value_json.STATE == 'CLOSING' %}
        closing
      {% elif value_json.STATE == 'CLOSED' %}
        closed
      {% elif value_json.STATE == 'STOPPED' %}
        stopped
      {% else %}
        unknown
      {% endif %}

Isto tudo com a ajuda do chatGPT. Mas depois de quase uma semana, não consigo colocar o “Slider” a funcionar e a enviar a info para o HA. (Se não funciona no Tasmota também não envia para o HA, claro!)

Alguém me pode dar uma ajudinha, por favor?

Alguém me dá uma ajudinha?

Eu em casa tenho vários SC500W.

Transcrevo a minha cábula completa para as configs:

Template:

{“NAME”:“SC500W”,“GPIO”:[0,0,0,158,9,10,0,0,21,17,22,0,0],“FLAG”:0,“BASE”:18}

Comandos na consola do tasmota:

Backlog setoption80 1; restart 1
ShutterRelay1 1
Backlog Pulsetime1 0; Pulsetime2 0
Backlog Interlock 1,2; Interlock on

Calibração:

baixas os estores todos até abaixo , depois sobes o estore todo até a cima e contas os segundos. Se contares 25 seg terás que por na consola.

ShutterOpenDuration 26

Depois fazes o processo inverso… se for 24 para descer então colocas na consola:

ShutterCloseDuration 24

Para configurares o estore a meio “meio aberto meio fechado” terás que fazer baixar a totalidade do estore… e manualmente abrires até vires que está a meio, depois vais a consola e ves o que está escrito onde diz position:

Exemplo:
23:10:42 MQT: tele/estore_sala/SENSOR = {“Time”:“2020-06-17T23:10:42”,“ANALOG”:{“Illuminance”:12},“Shutter1”:{“Position”:66,“Direction”:0,“Target”:50}}

Neste caso está definido a 66% está mal porque o meio deveria ser 50 terás que colocar o comando abaixo para ficar ok.

ShutterSetHalfway1 66

Para que a posição dos estores esteja correcta no Home Assistant sempre que o dispositivo se reinicie precisas do seguinte comando:

PowerRetain 1

Configurar o NTP para o servidor do Home Assistant, timezone, … :

backlog NTPServer1 192.168.1.200; TimeZone 99; TimeDST 0,0,3,1,1,60; TimeSTD 0,0,10,1,2,0; IPAddress4 8.8.8.8;

No teu caso, para o Slider funcionar, poderá faltar a calibração do tempo de subida e descida…

Os meus são os SC511WSC (Têm 3 botões e comando - Subir, Stop, Descer)
Mas eu fiz uns ajustes nos GPIOs e já consegui. Tive de mudar a ordem para Subir, Descer e Stop)

De qualquer forma obrigado pela dica!!

Se alguém precisar posso colocar aqui como fiz…

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt

FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade