Comecar com o HA / Domotica

Boa tarde pessoal.

– Peco desculpa de imediato pela falta de acentos, teclado em Ingles/UK –

Como o titulo indica, estou a pensar em comecar com domotica onde estou e a investigar como quero. Vou comecar com pequenos passos.

O que quero ou nao quero

• possibilidade de expandir no futuro em termos de dispositivos sem ter de investir em novos coordenadores

• facilidade em migrar no futuro (i.e. mudar de casa)

• funciona de forma local e sem acesso ‘a internet (esta vai existir apenas para actualizacoes a partir do Mini PC com Home Assistant OS e esporádico acesso remoto (i.e. se colocar camera). Eventualmente vou querer ter um ecra/tablet como dashboard (talvez usar o Raspberry 5 com 1GB com um display?)

• não quero ter de criar contas (sub-contas() no Home Assistant para emparelhar ou ter os dispositivos detectados (i.e. pelo que vi, certos dispositivos funcionam com o Home Assistant mas temos de instalar por exemplo o addon Tapo, Tuya, etc.)

• tambem quero que seja simples e autonomo de manter, por forma a nao complicar a vida a pessoas que nao sao tech savy (i.e. familia).

O que estou a pensar

1. Home Assistant OS vai ser colocado num Mini PC com N100 16GB 512GB NVME (daqui a uns meses vou querer migrar para um outro Mini PC com as mesmas specs pelo que pretendo usar backup (exportar e importar).
    Quando estiver com a internet pela casa - eu nao tenho pacote fixo, utilizado de momento um Router 4G com cartao SIM, e pretendo vir a meter um Router 5G (visto o meu plano nao involver o uso de dispositivos pela internet tirando a camera, sera’ facil de fazer, apenas conecto o Mini PC ao novo router, et voila.)

2. Coordenador - e isto a usar a LLM - estou entre,

• Sonoff ZBDongle-E - Adaptador USB ZigBee 3.0 Dongle Plus (22.90 EUR)
  • Sonoff Dongle Plus MG24 - Adaptador USB ZigBee / Thread c/ cabo 1m (38.90 EUR)
    Em principio o Dongle-E chega para o que pretendo - ja explico em baixo - mas o MG24 permite fazer mais amanha no futuro.
  1. Dispositivos,
  • Quero comecar por Smart Plug com monitorizacao de consumo energetico (prioridade para a caldeira, onde vou querer ver consumos a deixar correr 24/7 ou colocar com time-schedule - ter aquele comparativo) — e’ isto que me fez comecar a ver sobre Domotica). Aqui e’ onde perdi ja horas pois muitas fichas que funcionam com Zigbee, parece indicar que para ver de facto o consumo, preciso de meter a Tuya, eWeb, etc., algo que nao quero…
    E 'e aqui que preciso de ajuda, estou a ver em dois sites, um amarelo e outro do Bezos espanhol, nao sei se posso colocar links aqui…
  • Camera indoor - tenho cameras da Tapo e nao so’, mas quase que garantidamente terei de usar a app deles para comecar a configuracao. Correcto? Ideal seria uma camera que nao precisasse de internet mas que mandasse os eventos para o computador (e eu acedo a este remotamente)

Sensores de temperatura, movimento para iluminacao e voice control/assistant tambem estao nos planos, mas antes do ultimo acontecer, devo criar um AI local/offline, com outro Mini PC.

Ultima pergunta, que nao estara’ nos planos imediatos, e’, em vez de colocar ou andar a comprar smart plugs, existem disjuntores (se e’ este o termo) que se troque no quadro eletrico e que facam o mesmo? E’ boa ideia ou ha’ um risco de danificar as sockets pela casa?

Obrigado em avanco.

Olá,

Muitas perguntas e temas a abordar…

• MiniPC, é uma excelente opção. Leia sobre a instalação do HA sobre Proxmox. Com 2 pode criar um " Two-Node High Availability Cluster" usando um disco partilhado para Quorum. Facilita backups, migrações, outras instalações, …

• Cordenador Sonoff ZBDongle-E deve chegar bem, é o que eu tenho, mas pela diferença de preço iria para a MG24, que é mais recente, melhor tecnologia e mais potente.

• Tudo Offline: Também foi a minha aposta desde início, pelo que só uso dispositivos Zigbee ou que tenham ESP e altero o firmware para EspHome (preferencial meu) ou Tasmota.
    Alterar o firmware nem sempre é o mais direto, por vezes obriga a desmontar os dispositivos, soldar uns pinos para aceder à UART, … Se tem aptidão para tal, basta antes de comprar verificar se estão em https://devices.esphome.io/ ou https://templates.blakadder.com/

• Com alguns conhecimentos, criar os próprios dispositivos baseados em ESPs e EspHome.

• Para monitorizar consumo, é preciso ter em consideração o consumo máximo ou constante dos dispositivos. Usar SmartPlugs de 16A para controlar cargas elevadas, pode fazer derreter o relé e provocar algum incêndio.
    Tenho uma tomada Gosund SP1 no cilindro de AQS, 2000w, a funcionar há 5 anos, mas vou vendo como está o seu estado. um dia pode correr mal…

• Dispositivos tipo disjuntor,penso que não seja legal substitui-los. Eu instalei um Smart circuit breaker (Tongou TO-Q-SY2-163JZT) para monitorizar o consumo do carregador do carro elétrico, mas não retirei o disjuntor existente. Acho que são uma solução mais segura que as smartplugs, tendo inclusive controlo por temperatura, desligando o relay caso aqueça demais. Certificado para 63A a controlar 16A no máximo, dá uma grande margem de segurança.
    Como desvantagem, pode ser a falta de espaço no quadro elétrico para tudo.

• Para monitorizar até 16 dispositivos/zonas de forma central, pode ir para um Emporia Vue, com EspHome.

• Em relação às cameras, ainda não avancei nesse caminho, mas estou mais virado para a marca Hikvision, que tem integração no HA de forma local e uma boa relação custo/benefício, permite configurar as câmaras sem aplicações ou internet, recebendo no HA eventos quando deteta o movimento.

Ola Rui e obrigado pela resposta.

Tenho conhecimento do Proxmox mas quero ao mesmo tempo nao ficar demasido complexo com o setup, dai estar mais predisposto a colocar o HS OS no disco inteiro ao inves de por exemplo meter Ubuntu e o HA como container.

Sobre o coordenador estamos de acordo e em principio vai ser mesmo o MG24, mas fiquei um pouco com o pe’ atras devido aos dispostivos para monitorizar o consumo.
A caldeira - que e’ o tal que mais quero ter controlo - nao e’ de grande capacidade, e’ da Teka, tem 80L, 1500W. Eu tenho aqueles contadores digitais la colocado nestes ultimos dias e marcou 6.4A e 1600W de maximo (foi acima dos 1500W o que acho estranho - acabei de ver).
Em principio nao creio vir a ter problemas se eu for buscar entao um smart plug de boa qualidade, presumo eu, Sonoff por exemplo? Ali no Bezos espanhol estou a ver Third Reality(?), parece ser pelo mesmo preco e a descricao ser algo do que quero e nao me pede third parties. ‘E onde tenho de ir ver opinioes, recomendacoes, etc. Vejo tambem que falam muito da Shelly mas vi a referencia a’ app e fiquei desinteressado…
A tomada - praticamente todas - tambem so’ iriam funcionar na altura em que a casa esta’ ocupada, o que nao e’ todos os meses.

Nao estou a pensar em soldar, mas escrever codigo menos mal. Acho que me vou divertir com isso a dada altura.

Vou manter isto em mente “Para monitorizar até 16 dispositivos/zonas de forma central, pode ir para um Emporia Vue, com EspHome.” No Reino Unido tenho contador digital colocado pela companhia, e e’ algo que ando sempre a olhar (e a chorar) para controlar consumos ou ter uma nocao dos mesmos.

Voltando 'as smart plugs com monitorizacao de consumo, o que estou a tentar decidir,

1) Sonoff S60ZBTPF - Tomada Inteligente Zigbee 16A c/ Medidor de Consumo (15.46 EUR no site com as cores da DHL). Apesar de dizer tudo isto,
Compatibilidade de hubs (exemplos):

• SONOFF ZBBridge-P/U,
  • NSPanel Pro,
  • iHost;
  • SmartThings Hub V3;
  • Amazon Echo Plus 2nd;
  • ZHA/Zigbee2MQTT (com dongle adequado)

Tambem tem isto o que me confunde visto que li em reddits que muitas das tomadas para esta funcao, acabam por obrigar a instalar a app deles: “Monitorização de Energia (V/A/W e kWh) em tempo real e histórico na app eWeLink;”

2) THIRDREALITY Tomada inteligente Zigbee com consumo de energia, 1 unidade (Tipo F), 16A, Repetidor Zigbee, Hub ZigBee necessário, Funciona com Home Assistant, Homey, Compatível com SmartThings, Alexa (15.24 EUR no site do Bezos espanhol)

Depois eles aqui teem varios modelos, inclusive um que parece ter sido lancado este ano: THIRDREALITY Smart Plug E3 with Energy Monitoring 4 Pack, Zigbee Repeater, Remote Control, Timer & Schedule Function, ZigBee Hub Required, Compatible with Home Assistant, SmartThings, Alexa – com updates OTA.

E tambem existe a NOUS, preco ligeiramente mais baixo.

Não esquecer guardar a chave dos backups.

1 Curtiu

Pode ir para a Sonoff S60ZBTPF que não precisa de APP para funcionar. Sendo Zigbee, irá ligar diretamente ao HA pelo Zigbee2MQTT ou ZHA e todas as funções ficam disponíveis, inclusive OTA Updates (https://www.zigbee2mqtt.io/devices/S60ZBTPF.html).

Em Portugal, pode pode ter acesso no HA aos dados do contador digital da companhia. Veja os projetos:

Emporia Vue, permite analisar os 16 canais e vermos que equipamento ou zona da casa está a gastar mais ou com um consumo excessivo, … Com o Easy HAN ou o MiniHAN, tem acesso a todo o consumo, exportada

Eu ainda tenho poucos dispositivos para rastrear o consumo de energia, tivesse mais e seria possível ir analisando onde gasto mais e onde poderia otimizar os consumos.

Nao fazia ideia, vou tentar informar-me disso e como o fazer. Boa dica, obrigado! Se der para ver baseado nos disjuntores, tenho um para a caldeira o que era perfeito.

Um Emporia VUE dá por disjuntor. Funciona por uma pinça amperimétrica que se coloca à volta do cabo elétrico da fase. Escolhe os disjuntores onde terá maior consumo ou que sejam importantes de monitorizar, no quadro principal e consegue logo no HA rastrear grande parte do consumo.

Usando um EasyHan para monitorizar o consumo total da casa através do contador de energia, não desperdiça sensores do Emporia (1 ou 3 caso tenha trifásico).

Copyright © 2017-. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt

FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade