Boa tarde pessoal.
– Peco desculpa de imediato pela falta de acentos, teclado em Ingles/UK –
Como o titulo indica, estou a pensar em comecar com domotica onde estou e a investigar como quero. Vou comecar com pequenos passos.
O que quero ou nao quero
-
possibilidade de expandir no futuro em termos de dispositivos sem ter de investir em novos coordenadores
-
facilidade em migrar no futuro (i.e. mudar de casa)
-
funciona de forma local e sem acesso ‘a internet (esta vai existir apenas para actualizacoes a partir do Mini PC com Home Assistant OS e esporádico acesso remoto (i.e. se colocar camera). Eventualmente vou querer ter um ecra/tablet como dashboard (talvez usar o Raspberry 5 com 1GB com um display?)
-
não quero ter de criar contas (sub-contas() no Home Assistant para emparelhar ou ter os dispositivos detectados (i.e. pelo que vi, certos dispositivos funcionam com o Home Assistant mas temos de instalar por exemplo o addon Tapo, Tuya, etc.)
-
tambem quero que seja simples e autonomo de manter, por forma a nao complicar a vida a pessoas que nao sao tech savy (i.e. familia).
O que estou a pensar
-
Home Assistant OS vai ser colocado num Mini PC com N100 16GB 512GB NVME (daqui a uns meses vou querer migrar para um outro Mini PC com as mesmas specs pelo que pretendo usar backup (exportar e importar).
Quando estiver com a internet pela casa - eu nao tenho pacote fixo, utilizado de momento um Router 4G com cartao SIM, e pretendo vir a meter um Router 5G (visto o meu plano nao involver o uso de dispositivos pela internet tirando a camera, sera’ facil de fazer, apenas conecto o Mini PC ao novo router, et voila.) -
Coordenador - e isto a usar a LLM - estou entre,
- Sonoff ZBDongle-E - Adaptador USB ZigBee 3.0 Dongle Plus (22.90 EUR)
- Sonoff Dongle Plus MG24 - Adaptador USB ZigBee / Thread c/ cabo 1m (38.90 EUR)
Em principio o Dongle-E chega para o que pretendo - ja explico em baixo - mas o MG24 permite fazer mais amanha no futuro.
- Dispositivos,
- Quero comecar por Smart Plug com monitorizacao de consumo energetico (prioridade para a caldeira, onde vou querer ver consumos a deixar correr 24/7 ou colocar com time-schedule - ter aquele comparativo) — e’ isto que me fez comecar a ver sobre Domotica). Aqui e’ onde perdi ja horas pois muitas fichas que funcionam com Zigbee, parece indicar que para ver de facto o consumo, preciso de meter a Tuya, eWeb, etc., algo que nao quero…
E 'e aqui que preciso de ajuda, estou a ver em dois sites, um amarelo e outro do Bezos espanhol, nao sei se posso colocar links aqui… - Camera indoor - tenho cameras da Tapo e nao so’, mas quase que garantidamente terei de usar a app deles para comecar a configuracao. Correcto? Ideal seria uma camera que nao precisasse de internet mas que mandasse os eventos para o computador (e eu acedo a este remotamente)
Sensores de temperatura, movimento para iluminacao e voice control/assistant tambem estao nos planos, mas antes do ultimo acontecer, devo criar um AI local/offline, com outro Mini PC.
Ultima pergunta, que nao estara’ nos planos imediatos, e’, em vez de colocar ou andar a comprar smart plugs, existem disjuntores (se e’ este o termo) que se troque no quadro eletrico e que facam o mesmo? E’ boa ideia ou ha’ um risco de danificar as sockets pela casa?
Obrigado em avanco.