Boas, gostava de pedir a vossa ajuda/conselho?
Estou no início da construção da minha futura casa, embora tenha experiência e conhecimento em informática e automações, ainda tenho pouco conhecimento na área de casas inteligentes e domótica.
A minha pergunta é, se vocês fossem construir uma casa do zero com o conhecimento e a experiência que tem hoje, que projeto criariam para ter uma casa inteligente e automatizada?
Estou a construir uma casa de dois andares com 3 quartos, 2 wc, 1 sala em open space e cozinha. Temos um anexo grande para máquinas de roupa e um jardim extenso pretendo ter sistema de videovigilância, alarme, sensores de portas/janelas, sensor de incêndio, temos bomba de calor, queremos ter painéis solares, carro elétrico, portão elétrico, controlo de águas e fugas, por fim teremos conectividade POE pela casa toda.
No que diz respeito às instalações elétricas, a empresa de construção irá tratar dessa parte, porém será necessário dar as instruções especificas, uma vez que não tem ninguém perito em domótica/casas inteligentes. De resto, tudo o que seja informático/software serei eu a tratar, nós já temos todos os eletrodomésticos elétricos e inteligentes dentro dos possíveis.
Todas as sugestões e recomendações são bem-vindas, eu queria ter um projeto de casa inteligente complexo e automatizado.
Obrigado pela ajuda.