Boas
Alguem usa o chromecast audio para utilizar como audio multiroom, ou que outro device puderia utlizar para fazer o mesmo.
Obrigado
Podes usar um device que em que consigas instalar o Kodi, não é a mesma coisa mas funciona bem desde que depois tenhas umas colunas para ligar a esse device.
Ja agora se nao for querer saber muito, tens associado ao teu HA algum sistema de som que consigas ouvir em determinadas partes da casa a mesma musica ou musicas diferentes comandando pelo HA.
Se sim o que utilizas?
Obrigado
Actualmente só uso em uma divisão, mas sim poderia replicar o sistema para ouvir a mesma musica ou diferentes…com controle de volume tambem individual.
Eu estou a fazer uns testes para um setup multi-room para a moradia que estou a construir.
No meu caso vou seguir uma approach de um setup bastante conhecido: https://github.com/skalavala/Multi-Room-Audio-Centralized-Audio-for-Home
Com a diferença que vou colocar tudo em docker.
Este setup usa, mopidy com plugins para o spotify e afins e usa o snapcast para que os differentes rooms produzam o som de forma syncronisada.
Incialmente também pensei no chromecast audio, mas como estou a usar docker ao usar RPi depois posso usar esses rpi para correr mais coisas, nomeadamente outras aplicações mas mesmo que uses os rpi so para isso o preço é similar aos chromecast audio e mais versatil e flexivel.
Eu estou a usar Ansible para efectuar todas as instalações e vai correr tudo em docker, quando estiver feito podes sempre espreitar, esse github já tem uma boa explicação.
Obrigado pjanuario vou dar uma vista de olhos, o problema maior é eu perceber muito pouco disto e por isso talvez seja mais facil para mim o chromecast audio.
Mas como isto não é nenhuma sangria desatada, vou pesquisar para tentar aprender qualquer coisa.
Mais uma vez o meu obrigado
@j_assuncao sim a minha ideia é detalhar todos os sistemas que vou ter em casa, por isso eventualmente vou ter informação sobre isto pela qual deve ser simples fazer um tutorial.
Alguma informção já está no meu github.
@Numies Entendo perfeitamente, no caso do RPi também já há muita informação é não é nenhum bicho de 7 cabeças mas sem duvida que com Chromcast Audio deve vir a dar menos trabalho
@pjanuario
A abordagem é interessante…
Contudo, ao preço que custa um google home mini (35-50)… ou, com a chegada de colunas e sistemas de som de outras marcas (bose, pioneer,… ) com o Google assistant… acho que vale a pena o investimento adicional e ficar com assistentes em todas as divisões.
Nota: A mesma lógica serve para a Alexa.
@Luis_Andrade Eu também equacionei/equaciono isso agora que o chrome cast já tem sync de multi devices mas, não testei apenas li sobre isso. Mas, nesse caso referes utilizar o google home mini ou eco dot como sistema de som e assitance é isso? No caso da sala claramente não será suficiente mas provavelmente para o restante sim.
@pjanuario
Correcto. Eu utilizo vários sistemas paralelos (conforme o conteúdo a reproduzir… quer seja iptv, imagem, vídeo ou som) para multiroom. O Google assistant (ex: ghm), para comandos de voz e tts, podendo estar directo ou emparelhado com colunas, com um device preferencial para reprodução de áudio ou vídeo.
Para a sala, por exemplo, tenho a possibilidade de utilizar vários sistemas… o Google assistant, disponível no ghm, na shield, telemóvel,… em reprodução de som para o amplificador… ou, multimédia para a shield (função chromecast ou kodi), por hdmi para amplificador e tv.
Boa tarde,
Neste momento tenho 2 google home’s na sala, 1 no escritorio, e despachei 3 porque na realidade não precisava deles.
Com a possibilidade do HA reconhecer os grupos que criamos na aplicação da google a gestão estas situações é muito simples (desde que se deem ao trabalho e tempo de implementar no HA) 1 grupo só para a sala, outro só para o escritorio, outro para todos os HA, se souberem fazer bens as coisa até podem ser 1 canal no google do lado esquerdo da sala e outro para o lado direito.
Não é nada dificil e quanto ao barato…só depende da vossa exigência.
Quanto à alexa…não tem tts nativo por isso, para mim, não serve.