Celular antigo android como câmera integrado ao Home Assistant! (Ip Webcam)

Sabe aquele celular antigo que está jogado na gaveta da escrivaninha que você nem usa mais? Então, ele pode te economizar uma boa grana em comprar uma câmera nova! Mas como?

Primeiro você liga o telefone, vai na Playstore e procurar um aplicativo chamado IP Webcam

Baixe o aplicativo e vá até a última opção da tela inicial: Start server

Vai abrir a câmera e já vai começar a transmitir! O ip que vai aparecer em baixo na tela é o ip da sua rede local que a câmera vai estar transmitindo!

Agora com o ip e o celular antigo como câmera já configurado você vai poder usa-lo como câmera no Home Assistant!

Agora vamos para as configurações no Home Assistant, dentro do configuration.yaml você vai precisar colocar o seguinte:

camera:
   - platform: mjpeg
     mjpeg_url: http://192.168.1.xx:8080/video
     name: Camera

Coloque o ip da sua câmera certinho como na tela do celular e no final o /video
Coloque um nome pra câmera, na minha coloquei de Câmera do Portão!

Após, reinicie o Home Assistant que vai aparecer a entity da câmera do seu celular antigo que você criou!

Para adicionar na sua interface do usuário, é só ir na opção manual e colocar:

type: picture-entity
entity: camera.camera_do_portao
camera_view: live

Para configurar a câmera, qualidade e outras configurações é só entrar no seu navegador em:

http://192.168.1.xx:8080

Agora sim você tem sua câmera feita com um celular antigo no Home Assistant para usar do jeito que quiser! Se quiser faça como eu que coloquei em um suporte na janela!

Esse foi o meu primeiro tutorial, espero que tenham gostado e que aproveitem os celulares antigos com android! No meu proximo tutorial vou explicar como transmitir a imagem da câmera pro chromecast pelo node-red! Quando já estiver pronto coloco o link aqui também!
Edit: Como transmitir uma câmera para o Chromecast com o Node-red!

Um abraço!

5 Curtiram

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade