Boa tarde
Comprei recentemente casa, e estou aos poucos a refazer as automações que tinha no apartamento, e a planear muitas outras novas.
A casa e usada, construcao de 2005, e com algumas modificacoes feitas ao longo dos anos. A importante para este topico e a instalacao de paineis fotovoltaicos.
Eu tenho ja um Shelly EM que utilizava no apartamento para medir o consumo geral. Neste caso gostava de o usar tambem para medir a injeccao dos paineis.
O problema e a minha falta de conhecimento nesta area, juntamente com a falta de documentacao (e algum nivel de trolhice nos trabalhos que foram feitos nesta casa, como ja verifiquei noutros assuntos). Resumidamente nao sei como identificar onde e que os paineis injectam a energia.
O inversor penso que esteja no sotao, que por falta de um escadote suficientemente alto, ainda nao consigo aceder. A unica coisa que tenho e uma foto
Concretamente:
- Nao sei se a injeccao acontece necessariamente no quadro principal (na garagem), ou no quadro electrico do 2o piso (mais perto dos paineis);
- No site da e-redes consigo ver os valores da injeccao. Ou seja, presumo que esses dados estejam a chegar ao contador, mas nao sei como isso acontece.
- Nao sei se isto tera necessariamente um disjuntor dedicado, ou como e que essa ligacao e feita. Logo tambem nao sei identificar visualmente o que quero. Ja esteve ca um electricista para outro assunto, que olhando para o quadro geral nao me conseguiu ajudar;
- No quadro do segundo piso os disjuntores nao estao identificados;
- Ha um dispositivo no quadro do 2o piso que parece estar a medir algo. mas nao sei o que. Possivelmente ate e exactamente isto que eu quero?
- Na garagem estao todos identificados (com excepcao de um que fui eu a contratar a instalacao, para carregamento de EV). Se bem que olhando para os cabos internos, aquilo parece sido alterado algures no tempo
Seguem algumas fotos dos dois cabos electricos, que podem ajudar a dar contexto: https://photos.app.goo.gl/hY5atDVNRu1VaFRo8
Se alguem souber dar umas luzes, agradeco! Tambem disponivel para dar mais informacao claro