Casa nova (usada) - Duvidas sobre quadro electrico e paineis fotovoltaicos

Boa tarde

Comprei recentemente casa, e estou aos poucos a refazer as automações que tinha no apartamento, e a planear muitas outras novas.

A casa e usada, construcao de 2005, e com algumas modificacoes feitas ao longo dos anos. A importante para este topico e a instalacao de paineis fotovoltaicos.

Eu tenho ja um Shelly EM que utilizava no apartamento para medir o consumo geral. Neste caso gostava de o usar tambem para medir a injeccao dos paineis.
O problema e a minha falta de conhecimento nesta area, juntamente com a falta de documentacao (e algum nivel de trolhice nos trabalhos que foram feitos nesta casa, como ja verifiquei noutros assuntos). Resumidamente nao sei como identificar onde e que os paineis injectam a energia.

O inversor penso que esteja no sotao, que por falta de um escadote suficientemente alto, ainda nao consigo aceder. A unica coisa que tenho e uma foto

Concretamente:

  • Nao sei se a injeccao acontece necessariamente no quadro principal (na garagem), ou no quadro electrico do 2o piso (mais perto dos paineis);
  • No site da e-redes consigo ver os valores da injeccao. Ou seja, presumo que esses dados estejam a chegar ao contador, mas nao sei como isso acontece.
  • Nao sei se isto tera necessariamente um disjuntor dedicado, ou como e que essa ligacao e feita. Logo tambem nao sei identificar visualmente o que quero. Ja esteve ca um electricista para outro assunto, que olhando para o quadro geral nao me conseguiu ajudar;
  • No quadro do segundo piso os disjuntores nao estao identificados;
  • Ha um dispositivo no quadro do 2o piso que parece estar a medir algo. mas nao sei o que. Possivelmente ate e exactamente isto que eu quero?
  • Na garagem estao todos identificados (com excepcao de um que fui eu a contratar a instalacao, para carregamento de EV). Se bem que olhando para os cabos internos, aquilo parece sido alterado algures no tempo

Seguem algumas fotos dos dois cabos electricos, que podem ajudar a dar contexto: https://photos.app.goo.gl/hY5atDVNRu1VaFRo8

Se alguem souber dar umas luzes, agradeco! Tambem disponivel para dar mais informacao claro

Olá uma forma mais efectiva e correcta de teres valores de importação / exportação será comprares uma easy han poderas encontrar aqui no fórum várias informação relativas a este assunto.
Quanto a produção dos painéis já instalados, aí sim terás que ver mais concretamente onde vais ligares um medidor de consumo a seguir ao inversor/micro inversor as fotos não ajudam muito terás que seguir a cablagem ao certo.

Resumindo :
Medidor de consumo ligado na saída do inversor/micro inversor ou verificar se já tens um inversor que integre no home assistant.

Placa easy han ligada ao teu contador da e-redes verifica se o teu modelo é compatível .
Com isto terás a informação do consumo geral da tua casa , como também dos valores de injeção à rede os de produção ser dados pelo que disse acima.

Olá Miguel,

O inversor pode estar no sótão como dizes mas também pode ser um micro inversor e estar exatamente por baixo dos outros painéis.

Nao te posso dar certezas, mas se tivesse que apostar eu diria que está ligado ao disjuntor que está ao lado da foto que mostras onde tem tambem um aparelho com um display que é um contador de energia, que em principio estará a contar a produção dos paineis solares.

Bom dia,

quantos anos tem a tua instalação de painéis fotovoltaicos? Pergunto isto porque se foram instalados por um instalador certificado da DGEG, deverá haver um registo da tua UPAC que é obrigatório por lei. E nesse registo tens toda a informação da marca/data instalação, capacidade instalada.

Assumindo que o instalador era certificado, as regras para evitar perdas de energia entre a produção e o consumo é que a injecção seja feita no ponto elétrico mais próximo dos PVs. Deve ter um disjuntor dedicado.
Em relação ao veres as informações no site da e-redes isso indica que tens um contador bi-direccional. Ou sejam, lê e comunica o consumo e a produção.

O meu sistema é da Solax e tenho uma app disponibilizada pela própria marca para ter a produção instantanea da UPAC. Sei que a EDP dá também uma app deles para o mesmo fim.

Concordo com o Jorge, o display que tens parece ser a produção total do sistema fotovoltaico.

Cumprimentos,
Andre

Obrigado pela resposta!

A casa foi originamente construida em 2005. Os paineis foram instalados depois (e a julgar pelo que ja consegui ver com um drone, parecem ser de 2 tipos diferentes, o que indica que foram 2 intervencoes separadas)

Sobre uma app para ver a producao: quando me entregaram a casa, apontaram-me para um dispositivo que tinham (estava desligado, eles proprios nao o usavam ha algum tempo) com uma antena e uma porta RJ45 que pelos vistos fazia isso.
Quando tentei usa-lo percebi que integrava com um sistema que ha uns anos comecou a ter problemas financeiros, e comecou a cobrar 50e/ano para acesso. portanto descartei esse plano (source: https://community.openenergymonitor.org/t/owl-intuition-is-becoming-a-paid-service/5641)

Vou investigar isso da UPAC, nao estava a par

Em relacao ao contador, eu sabia que tinha bi-direccional sim. A minha duvida, e aqui era muito por falta de conhecimento meu, era se o contador recebe informacao da producao total, ou apenas do excedente que nao e usado directamente

Pensei que tinha respondido a isto, mas pelos vistos nao devo ter chegado a enviar, as minhas desculpas

Nao conhecia o easy han. vou considerar, se bem que nao estava a contar ter mais despesa visto ja ter um Shelly EM com 2 canais, mas se isto de facto tem que ser medido num quadro electrico diferente, nao parece haver grande hipotese.

Em ultimo caso, ligar o Shelly nesse disjuntor com o display, que parece ser o suspeito principal, e ver se os valores lidos batem certo com o esperado

Contagem de consumo e contagem de produção são distintas, tanto que tens um CPE de Consumir e um CPE de Produtor

Eu sei, se calhar nao me expliquei bem

Se eu produzir 1kWh, mas metade disso for usado directamente para autoconsumo, e o resto for devolvido a rede, o contador vai contabilizar 1kWh ou 0.5kWh?

Só conta 0.5kWh, senão a venda de excedentes seria um negócio da china :grin:

Miguel, realmente a instalação é antiga e é até possivel, se não bastante provavel que não tenha sido atualizada para o novo sistema da DGEG.

E com isto quer dizer que se não estiver, à partida não obrigação da EREDEs fazer o calculo quinzeminutal, ou seja seria suposto ser feito o saldo entre o que consomes e o que injetas a cada 15 min e isso pode não estar a acontecer. Podes consultar no site a e-redes: https://balcaodigital.e-redes.pt/readings/history

Deve aparecer a contagem do “Valor” e do “Saldo” também, verifique as contagens dos meses anteriores uma vez que só é atualizado uma vez por mes.

eu nao esperava que contasse o 1kWh inteiro como excedente, apenas estava a querer perceber se a informacao de que foi gerado 1kWh total chegava ao contador (independentemente de ser consumido ou injectado). Presumi que nao, mas nao percebo o suficiente para ter certeza

nesse exemplo, aquilo que eu quero medir e precisamente o 1kWh, nao os 0.5kWh que sao injectados. ou seja, deve ser feito ao nivel do tal disjuntor, e nao do contador

ja contactei a DGEG para tentar perceber (nao encontrei grande informacao que me ajudasse)

mas sim, no site da e-redes ja reparei desde muito cedo que aparece o saldo como referes

Bom dia Miguel, isso mesmo, a leitura que pretendes deve ser feita no disjuntor e não no contador.

Cumprimentos,
André

1 Curtiu

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade