Casa nova (usada) - Duvidas sobre quadro electrico e paineis fotovoltaicos

Boa tarde

Comprei recentemente casa, e estou aos poucos a refazer as automações que tinha no apartamento, e a planear muitas outras novas.

A casa e usada, construcao de 2005, e com algumas modificacoes feitas ao longo dos anos. A importante para este topico e a instalacao de paineis fotovoltaicos.

Eu tenho ja um Shelly EM que utilizava no apartamento para medir o consumo geral. Neste caso gostava de o usar tambem para medir a injeccao dos paineis.
O problema e a minha falta de conhecimento nesta area, juntamente com a falta de documentacao (e algum nivel de trolhice nos trabalhos que foram feitos nesta casa, como ja verifiquei noutros assuntos). Resumidamente nao sei como identificar onde e que os paineis injectam a energia.

O inversor penso que esteja no sotao, que por falta de um escadote suficientemente alto, ainda nao consigo aceder. A unica coisa que tenho e uma foto

Concretamente:

  • Nao sei se a injeccao acontece necessariamente no quadro principal (na garagem), ou no quadro electrico do 2o piso (mais perto dos paineis);
  • No site da e-redes consigo ver os valores da injeccao. Ou seja, presumo que esses dados estejam a chegar ao contador, mas nao sei como isso acontece.
  • Nao sei se isto tera necessariamente um disjuntor dedicado, ou como e que essa ligacao e feita. Logo tambem nao sei identificar visualmente o que quero. Ja esteve ca um electricista para outro assunto, que olhando para o quadro geral nao me conseguiu ajudar;
  • No quadro do segundo piso os disjuntores nao estao identificados;
  • Ha um dispositivo no quadro do 2o piso que parece estar a medir algo. mas nao sei o que. Possivelmente ate e exactamente isto que eu quero?
  • Na garagem estao todos identificados (com excepcao de um que fui eu a contratar a instalacao, para carregamento de EV). Se bem que olhando para os cabos internos, aquilo parece sido alterado algures no tempo

Seguem algumas fotos dos dois cabos electricos, que podem ajudar a dar contexto: https://photos.app.goo.gl/hY5atDVNRu1VaFRo8

Se alguem souber dar umas luzes, agradeco! Tambem disponivel para dar mais informacao claro

Olá uma forma mais efectiva e correcta de teres valores de importação / exportação será comprares uma easy han poderas encontrar aqui no fórum várias informação relativas a este assunto.
Quanto a produção dos painéis já instalados, aí sim terás que ver mais concretamente onde vais ligares um medidor de consumo a seguir ao inversor/micro inversor as fotos não ajudam muito terás que seguir a cablagem ao certo.

Resumindo :
Medidor de consumo ligado na saída do inversor/micro inversor ou verificar se já tens um inversor que integre no home assistant.

Placa easy han ligada ao teu contador da e-redes verifica se o teu modelo é compatível .
Com isto terás a informação do consumo geral da tua casa , como também dos valores de injeção à rede os de produção ser dados pelo que disse acima.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade